Evento também irá contar com palestrantes internacionais
A Semana da Engenharia Biomédica do Inatel (SEBI) acontece de 8 a 10 de agosto e irá contar com quatorze palestrantes, entre eles, o atleta de mountain bike que superou a tetraplegia, José Ilson Pereira Junior (foto), que fará a palestra de abertura do evento, e a atleta paraolímpica brasileira Sabrina Custodia da Silva (foto). O evento ainda vai contar com palestras de duas profissionais estrangeiras.
A SEBI será híbrida, com webinars e palestras presenciais e transmissão on-line, além de minicursos e mais uma edição da BioChallenge, o já tradicional desafio para estudantes do curso de Engenharia Biomédica.
Abertura
A palestra de abertura da Semana será com o atleta de Mountain Bike, José Ilson Pereira Júnior. José Ilson foi atleta de alto rendimento por 12 anos, conquistando 40 vitórias, 11 títulos a nível nacional, e, aos 22 anos de idade, estava entre os 10 atletas mais rápidos do país. Em 2016, depois de tantos anos pedalando, sofreu um grave acidente que o deixou tetraplégico. Os médicos diziam que seria um milagre se ele sobrevivesse, mas ele não só sobreviveu, como venceu a tetraplegia e voltou a pedalar. O atleta vai contar sua trajetória emocionante na SEBI.
Webinars internacionais
No dia 8 de agosto, o Webinar será com a Dra. Emily Dosmar, professora de Engenharia Biomédica no Rose Hulman Institute of Technology, nos Estados Unidos. Ela vai falar sobre nanotecnologia aplicada à biomédica.
Já no dia 10 de agosto, a Dra. Jennifer Kang-Mieler, presidente e professora do Steven Institute of Technology, nos Estados Unidos, vai contar mais sobre a experiência em sistemas de entrega de medicamentos para implantes oculares.
Próteses
As próteses, tão importantes na reabilitação de pacientes, terão bastante espaço na programação da SEBI, com um Webinar e um minicurso presencial com a modelagem de peças em 3D no computador.
A palestra de encerramento do evento será com a atleta paraolímpica Sabrina Custódia da Silva, de 29 anos, que vai falar sobre as próteses usadas por atletas durante as Olimpíadas. Ela, que teve as duas mãos, uma das pernas e dedos do pé amputados após um acidente, encontrou no esporte uma motivação e integra a seleção brasileira paraolímpica. Sabrina é recordista e bicampeã brasileira nas provas de 100 e 200 metros, bicampeã do Open Internacional nas provas de 100 e 200 metros, campeã brasileira no salto em distância, além de outras conquistas.
Participe!
As inscrições para os minicursos podem ser feitas até 5 de agosto e para o BioChallenge o prazo vai até dia 6 de agosto. Clique para conferir a programação completa.