Seminário no Inatel planejará ações de desenvolvimento do sul de Minas

Evento conclui atividades promovidas em três instituições da região no segundo semestre
Representantes de instituições de ensino do sul de Minas, do Governo Estadual e Federal e da indústria se reunirão no dia 7 de novembro no Teatro Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, para o seminário "Educação e Inovação Tecnológica a Serviço do Desenvolvimento do País" que desde o ano passado é promovido pelo Inatel em parceria com a Ufla, Unifal, Univás, UNIFEI e IF Sul de Minas. O evento é aberto ao público e ocorre das 8h30 às 12h. Para participar, basta enviar um email para diretoria@inatel.br, até o dia 1º de novembro.

Antes do seminário do Inatel, três eventos preparatórios foram promovidos neste segundo semestre. O evento do Instituto vai concluir as atividades que começaram em agosto, com a realização de um encontro entre as universidades do sul de Minas, promovido na Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), em Pouso Alegre. No evento com o tema "Saúde Pública", os palestrantes e painelistas apresentaram oportunidades e sugestões para utilizar recursos tecnológicos em benefício da saúde.

Outro encontro entre as entidades de ensino ocorreu em setembro na Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Com foco em aplicações de inovação e tecnologia para auxiliar setores que estão em crescente expansão como educação, saúde, desenvolvimento de hardware e software, agropecuária, etc, o evento reuniu representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), das Instituições de ensino parceiras e de empresas de tecnologia da região.

O último encontro entre as instituições antes do seminário do Inatel ocorreu na Universidade Federal de Lavras (Ufla) no final de outubro e debateu a inovação tecnológica nos agronegócios do sul de Minas. O evento contou com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), entre outras.

A conclusão dos três encontros que ocorre no dia 7 de novembro no Inatel vai apresentar um relatório de tudo o que foi discutido nos encontros promovidos durante o ano, estabelecer metas e um plano de ações para ser desenvolvido em 2014. 

Segundo o professor José Geraldo de Souza, presidente da Fundação Mantenedora do Inatel e um dos idealizadores do evento, o seminário é de grande importância por que as instituições de ensino participantes são fundamentais para o desenvolvimento dos setores que são os pilares da região: saúde, agronegócio e Tecnologias da Informação e Comunicação. "O objetivo destes eventos é a integração das lideranças educacionais, empresariais, políticas e comunitárias para a construção de uma proposta de desenvolvimento regional sustentável e consistente", disse.