Inatel deve ser um centro de referência na tecnologia a partir de 2015
Mais de 500 pessoas, entre estudantes do Inatel e profissionais de empresas da região do sul de Minas, participaram do Seminário Tecnológico Profibus, realizado na quinta-feira, dia 14 de agosto, no Instituto. No evento, foram apresentadas as aplicações de uma das redes de automação industrial mais utilizadas no mercado para controle de processos.
O seminário foi organizado pela Associação Profibus América Latina, que tem 60 empresas credenciadas em todo o país, entre elas a Sense Eletrônica, fabricante de componentes da rede, com sede em Santa Rita do Sapucaí. O presidente da Associação e gerente da engenharia de aplicações da Sense, Marco Aurelio Padovan, disse que a escolha do Inatel para sediar o evento foi estratégica. "Esse seminário faz parte das ações para criar um centro de competência Profibus no Inatel, uma instituição ágil, com uma dinâmica que, com certeza, resultará em uma parceria de sucesso".
Uma das apresentações do seminário foi sobre a Profinet, rede que proporciona a comunicação em tempo real no chão de fábrica. "O objetivo é uma maior produtividade na indústria e redução de custos para o cliente", explicou o vice-presidente da Associação, Robert Drumond, que atua como gerente de comercialização de produtos de automação da Siemens.