A Soil Tecnologia, empresa que desenvolve soluções de gerenciamento remoto para plantações, instalou um protótipo de seu sistema de irrigação inteligente no campus do Inatel. A iniciativa faz parte do projeto Smart Campus, que propicia a realização de pesquisas, testes e validações de conceitos e tecnologias na área de Internet das Coisas (IoT) dentro da própria instituição.
Segundo Igor Pereira, sócio da empresa que é incubada pelo Inatel Startups, o protótipo foi instalado no campus com o objetivo de acelerar o processo de desenvolvimento do projeto, que conta ainda com o apoio da empresa Irrigabrás. “Nosso sistema foi projetado para minimizar os custos com irrigação em uma lavoura, reduzir o consumo de energia e água, aumentar a produtividade, melhorar a coleta de dados e diminuir a falha humana. Essas são as vantagens para o agricultor”, destaca.
A intenção da empresa com a instalação do protótipo no campus é poder integrar a solução a outras tecnologias como o 5G, comunicações via-satélite, GPS, bem como realizar testes com General Packet Radio Service (GPRs) e aumentar as chances de parcerias com outras empresas para viabilizar o desenvolvimento de novas tecnologias para o agronegócio.
A primeira demonstração do sistema aconteceu em dezembro de 2021, em um evento que abordou casos de uso do 5G para o agronegócio, realizado no campus do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), em Uberaba. Igor conta que foi possível mostrar durante o evento como o sistema de irrigação pode ser gerenciado à distância.