Startup Weekend Inatel 2015 movimenta campus durante fim de semana

Palestra de Stefan Schimenes abriu o eventoEntre os dias 10 e 12 de abril, foi realizada a 2ª edição do Startup Weekend Inatel. O evento contou com cerca de 120 participantes que, divididos em 18 equipes, trabalharam com o objetivo de criar startups em apenas 54 horas. Na noite de domingo, último dia do evento, cada equipe apresentou seu projeto a um grupo composto por quatro jurados que avaliou todas as propostas e selecionou as três melhores ideias.


O 1° lugar ficou com a startup Flash Food, que desenvolveu um aplicativo para agilizar pedidos em estabelecimentos de Fast food e minimizar o tempo de espera nas filas. "Fizemos todos os estudos, passamos a madrugada pesquisando e desenvolvemos a plataforma, que já esta funcionando e que já tem um parceiro em vista. O maior desafio foi vencer o cansaço, afinal desenvolver um projeto desses em tão pouco tempo não é pra qualquer um", afirma Paulo Vagner da Silva, aluno do curso de Engenharia da Computação do Inatel. Além dele, Gustavo Resende, Edson Mallet, Daniel Dabes e Rafael Medeiros compõem a startup.


O 2º lugar ficou com a startup Pronta pra Casar, cujo produto é um aplicativo para auxiliar noivas sobre questões referentes ao matrimônio. Já o 3º lugar ficou com a startup Q Uni, que desenvolveu uma plataforma para orientar estudantes na escolha de uma universidade e integrar estudantes universitário de diversos períodos.


Objetivo: criar startup em 54 horasOs membros da equipe vencedora ganharam uma viagem a São Paulo para conhecer o ecossistema empreendedor da cidade, um curso online da Startup Descola, um curso da Incubadora do Inatel e livros sobre Empreendedorismo. As equipes que ficaram em 2º e 3º lugar ganharam um curso da Incubadora e livros sobre Empreendedorismo. Os grupos que ficaram entre a 4ª e a 10ª colocação também foram premiados.


Para Raíssa Ramos Fernandes, uma das organizadoras do Startup Weekend Inatel 2015, o evento superou as expectativas. "Quando nos foi proposto fazer o evento novamente, nosso objetivo era fazer melhor que o ano passado. Entramos com o propósito de proporcionar ainda mais contato dos participantes com o Empreendedorismo e o impacto, que já tinha sido enorme no ano anterior, foi surpreendente", afirma.


Presenças Ilustres


Irmã Isabel e Irmã Elza: participantes ilustres desta ediçãoO Startup Weekend Inatel contou com uma participação especial este ano. Duas freiras, as Irmãs Elza Maria Mirandolina e Isabel de Souza, que coordenam o Colégio Imaculado Coração de Maria, em São Lourenço, tiverem conhecimento sobre o evento através da professora de Informática da escola, que já havia se inscrito, e resolveram participar. "Gostamos muita da área de educação ligada à Tecnologia. Quando ela nos falou sobre o Startup Weekend Inatel pensei: nossa, não podemos perder essa oportunidade. Vamos fazer para sentir o que essa juventude quer hoje ", afirma Irmã Elza.


As irmãs e a professora Cristiane Ferreira, participaram do desenvolvimento da startup Moduc, que propôs uma plataforma online de ensino para possibilitar a interação entre pais, alunos e professores. "Quando vimos toda essa juventude pensamos: imagina esse povo todo animado, trabalhando a noite durante muitas horas e com muito empenho, vamos ter que entrar no ritmo. E não foi uma coisa cansativa essas 54 horas de atividades, pois a dinâmica é muito boa. Entramos no ritmo do trabalho, de querer chegar lá e isso é muito legal", completa Irmã Elza.

Organizadores, colaboradores e participantes do evento

 

[widgetkit id=58]