Neste fim de semana, acontece a 2ª edição do Startup Weekend Inatel, evento que desafia estudantes e profissionais a criarem uma empresa em apenas 54 horas. A maratona começa na sexta com uma palestra que pretende motivar os startupers e o público em geral. Nela, o empreendedor serial Stefan Schimenes vai discutir se "Começar e continuar a empreender é uma questão de opção" e contar um pouco de sua trajetória no mundo dos negócios.
Stefan é fundador da empresa de publicidade online, Cazamba, especializada em criar anúncios interativos para internet e celular, que atende clientes como Sony, Warner, Unilever, McDonald's, Land Rover, Fiat, Vivo, entre outros players. Mas antes de fundá-la, ele trabalhou no site de descontos ClickOn, comandou o clube de reservas de restaurante Gourmeo no Brasil e foi diretor de operações do Airbnb, plataforma de aluguel de hospedagens, em toda a América Latina, além de iniciar outros empreendimentos.
Apesar do sucesso da Cazamba, que já ultrapassou seu primeiro milhão de faturamento, Stefan está sempre em busca de novas oportunidades. "Mantenho o foco em coisas que fazem sentido internamente para mim, nunca no dinheiro", disse ele recentemente em uma entrevista para a Revista Exame. Esse tino para identificar ideias lucrativas e toda sua experiência será compartilhada na abertura do Startup Weekend Inatel, no dia 10 de abril, às 19h30, no Teatro Inatel. A entrada é franca.
Competição
Na sequência à palestra, começa a competição! Os participantes deverão compartilhar suas ideias empreendedoras e convencer outros participantes a se juntarem à equipe que vai trabalhar na ideia e transformá-la em uma startup.
Para auxiliar os grupos no desenvolvimento de suas ideias, o evento conta com time de mentores que será composto por profissionais com grande experiência na criação e planejamento de startups de sucesso como o Co-CEO Global do Easy Taxi, Dennis Wang; a CEO da GeStartup, Lígia Zeppelini; o Co-fundador da Descola, André Tanesi e o CEO e Co-fundador da Pandô APPs, Thiago Ferreira.
Com as equipes formadas, os participantes deverão montar um plano de negócios, comprovar as demandas dos serviços ou produtos oferecidos, idealizar o nome da empresa e apresentar a startup no domingo aos jurados, que escolherão o empreendimento com maior potencial.
O Startup Weekend é um evento global realizado em mais de 95 países ao redor do mundo, que tem patrocinadores globais como o Google, a Amazon e a Coca-Cola. A 2ª edição do evento realizada no Inatel conta com o apoio do SEBRAE e terá a participação de estudantes e profissionais de todo o país.