Após medalha de prata, equipes do Inatel seguirão para a etapa regional em setembro

Depois de uma competitiva e acirrada disputa para concluir os desafios de programação e da conquista de uma medalha de prata com um 4º lugar na 6ª Maratona Mineira de Programação, em Belo Horizonte, as equipes do Inatel seguirão para a etapa regional da maratona que será realizada em setembro em Itajubá.

Na capital, a Maratona Mineira serviu como uma preparação das equipes que irão participar da Regional, esta que classifica duas para a etapa nacional, que neste ano, será na cidade paranaense de Foz do Iguaçu em novembro, e é organizada pela SBC – Sociedade Brasileira de Computação.

Para a coach da equipe e Professora da instituição, Crishna Iron o resultado da edição da Mineira foi excelente. “Não superamos a posição do ano passado, mas aumentamos o número de problemas solucionados, isso que é o mais importante. A disputa estava acirrada, com muitas equipes muito bem preparadas. Muitas vezes durante a Maratona ficamos na liderança e a disputa foi bem apertada e emocionante”, comentou a coach. Os alunos também tiveram apoio dos co-coaches e ex-participantes da maratona, Dâmi Henrique Pelegrino e Luciano do Vale Ribeiro.

Imagem de artigo de Notícias - Foto 2A “Stormtroop3rs" foi a medalhista de prata, com o 4º lugar na competição. Formada pelos alunos Bianca Lopes Magri, Gustavo de Andrade Couto Policarpo e Maycon Geraldo Alves, a equipe fechou a competição com 9 problemas dos 12 a serem resolvidos. Gustavo Policarpo disse que o desempenho foi satisfatório. “Apesar de acharmos que daria para ter ido melhor, esperamos, com este resultado, que a equipe cresça ainda mais e possamos atingir resultados cada vez melhores nas próximas edições que estão por vir. São as competições que nos motivam a aprender e treinar coisas novas, sempre com a intenção de atingir melhores resultados para os Stormtroop3rs e para o Inatel”, comentou.

Já Maycon enfatizou que para o próximo desafio a equipe irá treinar ainda mais.”Vamos continuar treinando para conseguir o máximo de aproveitamento possível na Regional, a expectativa está grande”, concluiu.

O Inatel também participou com as equipes "Python do vovô não sobe mais" e "Yoda's Coders", que encerraram a disputa no 23° e o 27° lugares respectivamente entre 63 equipes participantes. Ambas concluíram quatro problemas. Elas são formadas pelos alunos Eduardo Henrique de Freitas Rotundaro, Lucas Riera Abbade e Victor Fernandes Mariano Marcelino (Python) e a Yoda's por Adriene Zilda Correa Magalhães, Cleidiana Reis dos Santos e Leonardo Eufrazio Nogueira. Ambas também estarão na etapa regional, assim como outras equipes da instituição a serem definidas.

Mais conquistas

O Inatel sempre é destaque e obtém ótimos resultados nas edições da Maratona Mineira e também das Maratonas Regionais e da Nacional de programação. A equipe Stormtroop3rs conquistou o segundo lugar na Maratona Mineira de 2016 (Uberaba/MG), o 17º lugar na Regional e o 21º lugar na XXI Maratona de Programação (Nacional – Belo Horizonte).

Na cidade de Varginha, durante a XXI Maratona de Programação (2016), as equipes do Inatel conquistaram o 6º, 17º, 24º, e 30º lugar, respectivamente. Em 2015, novamente a equipe Stormtroop3rs representou o Inatel na final Nacional em São Paulo, conquistando a 39ª posição. Naquele ano, mais duas equipes participantes do Inatel ficaram entre as 60 melhores do Brasil, o que fez com que o Instituto ficasse com o melhor desempenho entre as instituições privadas do país.

Também em 2015, porém na disputa regional, o Inatel classificou três equipes entre as 10 mais bem colocadas. Na classificação geral regional, a equipe Stormtroop3rs ficou em 2º lugar, e as equipes Revenge of Cth e Destroy3, em 5º e 6º lugares, respectivamente.