O subsecretário do Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Marco Antonio Rodrigues da Cunha, fará uma apresentação sobre o papel da inovação no progresso de Estado no "Seminário Regional de Educação, Inovação em Ambientes de Tecnologia", que será realizado no Inatel no dia 30 de novembro.
O evento reunirá agentes de instituições de ensino do sul de Minas Gerais, representações dos setores empresarial, industrial e governamental para a troca de experiências e apresentação de sugestões para alavancar o desenvolvimento tecnológico, principalmente nas áreas de Comunicação e Informação, Saúde e Agronegócio.
Para o subsecretário, o sul de Minas inspira as demais regiões para a direção do progresso, baseado na solidez do conhecimento (ensino de qualidade), no empreendedorismo (iniciativa privada) e na abertura para o resto do Brasil e na busca de aumento das exportações de seus produtos. "Não é à toa que hoje a maior concentração do PIB e de empresas, depois da região metropolitana de BH, está no sul de Minas".
A iniciativa de realizar este Seminário é vista pelo subsecretário como uma das melhores formas de aproximar as partes interessadas no desenvolvimento econômico local, regional e nacional para a inserção de produtos e serviços no mercado interno e no exterior. "Apenas quando todas as partes que integram o sistema produtivo e de apoio à produção, sejam aqueles que detêm o poder de regulamentar, seja a academia que gera a inovação e a tecnologia, sejam os responsáveis diretos pela produção – as empresas, se unirem entorno da proposta de aumentar a competitividade dos produtos e serviços de um país é que podemos verificar, na prática, o desenvolvimento", afirma o subsecretário.