Tecnologia pode facilitar a implantação de 4G nas cidades-sede da Copa do Mundo

inatel-seminario-mestrado-jul-2012-1Especialista do Inatel irá palestrar - durante o Futurecom - sobre a implantação da tecnologia de rádio sobre fibra

Professor Arismar mostra os resultados das pesquisas em rádio sobre fibra durante seminário no Inatel Depois da utilização da tecnologia 4G em caráter experimental na Rio +20, o governo federal pretende implantá-la em todas as cidades-sede da Copa do Mundo até 2014. No entanto, existem fatores que podem dificultar este processo: o custo operacional e de infraestrutura, e a interferência eletromagnética. Uma solução pode ser a utilização da tecnologia rádio sobre fibra, que será o tema da palestra do professor e consultor do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), Arismar Cerqueira, durante o Futurecom, na manhã de quarta-feira, 10 de outubro. "A tecnologia 4G utiliza portadoras de altas frequências para realizar a transmissão em banda larga, o que reduz a área de cobertura quando comparado com as redes atuais de telefonia celular. Desta forma, torna-se necessário a instalação de diversas estações rádio base (ERBs) para cobrir a mesma região, elevando custo e o nível de interferência eletromagnética", explicou o professor.

O 4G é o conjunto de tecnologias e padrões de transmissão de dados e voz por redes de telefonia celular. Alcança velocidades de cerca de 100 megabit (Mbps), uma taxa de transmissão cerca de dez vezes maior do que a máxima obtida atualmente pelo 3G, que é de 7 Mbps - o que as prestadoras vendem como plano de 1 Mbps. "O compartilhamento de infraestrutura e o aumento da capacidade e do alcance das comunicações sem fio são as principais vantagens da tecnologia de rádio sobre fibra", ele afirmou.

Perfil: Arismar Cerqueira Sodré Junior

Com mestrado em comunicações móveis pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2002, Arismar Cerqueira também é Ph.D. em comunicações ópticas pela Scuola Superiore SantAnna-Itália e University of Bath-Inglaterra em 2006. Realizou o Pós-Doutorado na

Unicamp no período de 2006 a 2009, quando foi efetivado, via concurso público, como professor na área de telecomunicações, atuando até agosto de 2011. Atualmente, trabalha como Professor e Consultor do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). As suas áreas de atuação são: sistemas rádio sobre fibra; comunicações ópticas; desenvolvimento de antenas, radares e dispositivos de RF; comunicações móveis.

Serviço

Palestra: Rádio sobre Fibra - Tecnologia Chave para Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas

Data: 10/10/2012

Horário: 11h30

Local: Auditório Arpoador

Endereço: Riocentro - Avenida Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca