O Inatel realizou a terceira edição do Telecom Challenge, competição promovida pelo curso de Engenharia de Telecomunicações para estudantes do Ensino Médio, que teve como tema a Segurança Cibernética em Sistemas e Redes de Telecomunicações. Neste ano, 219 participantes de escolas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro se inscreveram, sendo 108 para a categoria individual e 141 para a categoria em grupo.
"O Telecom Challenge tem como principal missão estimular os participantes a entender e compreender o mundo das telecomunicações e como essa área é natural ao cotidiano de todos. Outra importante contribuição da competição é a introdução dos participantes no mundo da segurança cibernética e de sua importância para nossa proteção em âmbito geral, abrangendo a forma como nos relacionamos em redes sociais, ataques e técnicas sofisticadas de engenharia social e boas práticas de prevenção", conta o professor do Inatel e responsável pela competição, Evandro César Vilas Boas.
Durante a competição, os participantes passaram por um processo de preparação, onde aprenderam conceitos de Telecomunicações, Redes de Computadores e Segurança Cibernética. Ao fim da preparação, foram realizadas as etapas eliminatórias, que definiram 23 participantes para as finais. Os vencedores foram divulgados durante a 41ª Feira Tecnológica do Inatel.
Para Luiz Guilherme de Melo, estudante do Instituto Federal do Sul de Minas em Carmo de Minas (MG), e que foi vencedor da categoria individual, a participação no Telecom Challenge foi bastante desafiadora. "As videoaulas e os materiais disponibilizados para nós foram muito bons e nos ajudaram bastante durante a competição. A fase final do desafio presencial foi super divertida. Além de tudo, após a competição, tivemos várias atividades no Inatel", destaca.
O capitão da equipe vencedora na categoria de grupos, Breno Bernardes Domiciano, que estuda no Centro de Educação Profissional Tancredo Neves, em Brazópolis (MG), disse estar contente pela participação. "Foi uma experiência única. Achei super divertido e, ao mesmo tempo, desafiador. Aprendi coisas que nunca saberia para qual uso seria, e vou levar esse aprendizado. Foi uma ótima sensação ter vencido a competição, já que foi muito disputada", afirma.
O membro do grupo Rubber Duck, Otávio Zordan Alves, que estuda na Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, em Santa Rita do Sapucaí (MG), comemorou a oportunidade de participar da competição. "Foi uma experiência excelente, aplicando de forma prática o conteúdo que aprendemos. Houve uma boa convivência com os outros participantes e aprendi muito", avalia.
Vencedores
Categoria individual
1° Lugar: Luiz Guilherme de Melo Ribeiro - IF Sul de Minas - Campus Carmo de Minas (MG)
2° Lugar: Thiago Noronha de Andrade - IF Sul de Minas - Campus Pouso Alegre (MG)
3° Lugar: Bruna Ramos - Externato Nossa Senhora de Lourdes - Campanha (MG)
Categoria grupos
1° Lugar: Grupo Nerdolas
Breno Bernardes Domiciano, Gabriel Gonçalves Leite e Hiago Fillipi Pereira Santos
Centro de Educação Profissional Tancredo Neves - Brasópolis (MG)
2° Lugar: Grupo Rubber Duck
Otávio Zordan Alves, Kayque Silva Fernandes Amado e Rayssa Paduan Oliveira
ETE FMC - Santa Rita do Sapucaí (MG)
3° Lugar: Grupo Winx Club
Maria Eduarda Lima Rocha Pampolin, Carolina Pereira Cabral e Bruna Ramos Silva)
Externato Nossa Senhora de Lourdes - Campanha (MG)