Trabalhos da 31ª Fetin adotam guia PMBOK de gerenciamento de projetos

inatel-palestra-fetin-primeira-etapa-08-05-2012Na primeira etapa eliminatória da 31ª Fetin os alunos assistiram a uma palestra sobre o guia PMBOK

O PMBOK, publicado pelo Instituto de Gestão de Projetos PMI (Project Management Institute), reúne práticas profissionais em gerenciamento de projetos. O guia divide o os procedimentos do trabalho em planilhas, ou seja, durante o desenvolvimento do projeto os alunos terão que entregar formulários segmentados que especificam as características que o produto deve ter e solucionam os possíveis problemas enfrentados durante o processo de confecção.

Na primeira fase eliminatória da Fetin, as equipes entregaram três planilhas. Na primeira planilha – denominada "Termo de Abertura" – os grupos especificaram características como justificativa do projeto, objetivo, visão geral, restrições e os riscos iniciais. No segundo formulário os alunos tiveram que especificar as "partes interessadas" do trabalho, ou seja, todas as pessoas que serão envolvidas, desde a própria equipe, pessoas que podem investir no produto e público alvo. Já na terceira planilha as equipes especificaram os requisitos técnicos do projeto.

De acordo com o coordenador da Fetin, professor Bruno de Oliveira Monteiro, o sistema adotado para a produção de trabalhos objetiva melhorar ao máximo a qualidade dos projetos que serão apresentados na Feira. "Nessa primeira fase o aluno começa a delimitar o projeto e começa a entender melhor qual vai ser o objetivo do trabalho dele. Com isso, a equipe controla melhor a dimensão da ideia e dos desafios que vão enfrentar", explica.

O especialista do ICC Fabrício Dias Coronado que ministrou a palestra sobre PMBOK comenta que este sistema contém as melhores práticas reconhecidas pelo mercado em geral e por profissionais em gerenciamento de projetos. "Para a Fetin, o objetivo é familiarizar os alunos com os principais conceitos e termos contidos no guia e criar uma cultura de gerenciamento de projetos", disse.

Após a primeira fase eliminatória da Fetin, as equipes receberão um professor orientador do projeto. Em junho as equipes terão que entregar um cronograma de desenvolvimento e nomear um aluno da equipe que será responsável pelo trabalho. Estão previstos também 12 minicursos sobre tecnologias que auxiliam no desenvolvimento dos projetos. A 31ª edição da Fetin ocorre em outubro.