A cerimônia de formatura aconteceu na sede da empresa, em São Paulo, e contou com a participação do diretor da Divisão de Engenharia da TV Globo/SP, engenheiro Raymundo Barros, que também concluiu a pós-graduação, e a especialista em RH, Andrea Constantino. Representando o Inatel, marcaram presença o diretor geral, professor Wander Wilson Chaves; o gerente técnico do ICC Educação Continuada, professor Rinaldo Carvalho; o coordenador adjunto dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, professor Rausley Adriano Amaral de Souza e a secretária dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, Flávia Gonçalves Mendes.
Com aulas quinzenais e carga horária de 360 horas, o curso teve como objetivo espe¬cializar os participantes nas áreas de redes e sistemas de Telecomunicações, capacitando-os para atuação na ope¬ração, análise e projeto de sistemas digitais de comunicação por satélite, sistemas comunicação móvel e óptica, redes de computadores em ambiente local, metropolitano e de longa dis¬tância, redes de acesso e transporte de sistemas de transmissão digital.
Para Raymundo Barros, o curso de pós-graduação oferecido pelo Inatel vem garantir aos seus profissionais a atualização necessária para o acompanhamento da evolução tecnológica. "O cenário tecnológico muda numa velocidade tão rápida que o principal objetivo da TV Globo é garantir que nossas equipes, fundamentais para o nosso sucesso, estejam sempre atualizadas. Não interessa unicamente investir nos melhores equipamentos e sistemas. É fundamental você investir em pessoas e essa pós-graduação está dentro desse programa", comenta.
Barros destaca ainda que o Inatel ofereceu-lhe a oportunidade de reencontrar alguns de seus ex-professores da ETE, onde conviveu com o professor José Antônio Justino Ribeiro e o professor Wander Chaves. "É uma emoção lembrar e viver o ambiente de Santa Rita. O Wander foi meu professor. O Justino foi um ícone na minha vida, uma referência. E voltar a estudar com ele foi emocionante. Estar perto de Santa Rita é estar perto da vanguarda tecnológica desse país", conclui.
O diretor do Inatel, ainda referiu-se ao professor Justino quando falou do reencontro com os alunos que conquistaram uma trajetória de sucesso. "Nós, como professores, ficamos felizes de ver nossos ex-alunos servindo a sociedade, e se desenvolvendo. Desejamos que as nossas atividades possam continuar contribuindo com a formação profissional e ver que nossos ex-alunos estão tendo sucesso na vida profissional", ressalta.