O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel celebrou um convênio estratégico com a Unimed Sul Mineira. A parceria visa introduzir alunos do curso de Engenharia Biomédica em projetos práticos no ambiente hospitalar, unindo a área da saúde à da tecnologia. Essa colaboração, que já começou a ser implementada, poderá expandir futuramente para outras áreas, como as telecomunicações e redes.
Com foco no novo hospital da cooperativa, em construção no município de Pouso Alegre (MG), o acordo permitirá que estudantes do Inatel participem ativamente de processos como especificação e a instalação de equipamentos. Segundo o professor Fabiano Valias, coordenador do curso de Engenharia Biomédica, a parceria é uma oportunidade única de aprendizado prático. “Os alunos vão atuar em projetos essenciais, como o desenvolvimento de soluções para controle de inventário, e poderão acompanhar processos técnicos altamente especializados, como a inspeção, testes funcionais, configuração e calibração de equipamentos médicos de ponta, além do treinamento de operadores”, explica.
O convênio ainda inclui a realização de estágios e o desenvolvimento de soluções tecnológicas, como o controle de inventário hospitalar e estudos de rastreabilidade de equipamentos. Outro ponto de destaque é o potencial de cooperação em pesquisas em áreas como Inteligência Artificial aplicada a imagens médicas e processamento de dados. Valias também ressalta que a parceria prevê a possibilidade de criação de cursos de capacitação voltados para profissionais da área de saúde.
“Nós da Diretoria da Unimed Sul Mineira acreditamos que a parceria com o Inatel favorece a inovação do setor, melhora a qualidade da experiência do cliente e adensa toda uma cadeia produtiva de soluções tecnológicas para a área da saúde, além de fornecer ambientes reais para o desenvolvimento dos alunos.” afirma o Diretor de Mercado da cooperativa, Dr. Luciano Riêra.