O Instituto Nacional de Telecomunicações, em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, oferece cinco cursos de graduação: Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações, Engenharia da Computação, Engenharia Biomédica, com cinco anos de duração e período integral, e os cursos noturnos, de Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Automação Industrial, com três anos de duração.
Até 13 de janeiro podem ser inscrever os candidatos que vão utilizar a nota do Enem, já para quem irá fazer a prova, o prazo de inscrição segue até 01 de fevereiro pela internet no site http://www.inatel.br/vestibular. O exame está marcado para o dia 5 de fevereiro, no campus do Inatel.
O Vestibular de Verão oferece algumas vagas remanescentes para o primeiro semestre, dependendo da disponibilidade, mas concentra a seleção de candidatos para as turmas do segundo semestre. O grande diferencial para quem começa o curso no meio do ano é o Programa de Iniciação à Engenharia, o chamado PZero. Gratuito e com duração de três meses, o programa oferece aos alunos aprovados atividades de ciências básicas, oficinas técnicas, de empreendedorismo e comportamental, além de visitas à empresas que podem, no futuro, ser um local de trabalho. "Esta é uma maneira de aproximar os alunos do dia a dia acadêmico em um período que ele poderia ficar ocioso. Uma oportunidade de conhecer a instituição e a formação oferecida pelo Inatel", disse Mirella Silva e Silva, da comissão do processo seletivo do Instituto.