O padrão da nova geração da comunicação móvel vai ser definido em 2020, mas as tecnologias que serão empregadas no desenvolvimento e aplicações do 5G já estão em desenvolvimento. E esse é o tema de um workshop gratuito que será oferecido na Fiemg, em Belo Horizonte, no dia 27 de julho, das 8h às 17h. O workshop Redes de Comunicações Móveis de 5ª geração é uma realização do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, que lidera as pesquisas na área por meio do Centro de Referência em Radiocomunicações e ganhou, no mês passado, um prêmio na Europa como a melhor solução em 5G. São oferecidas 60 vagas para o curso e os interessados devem se inscrever neste link.
O curso, com duração de oito horas, já foi oferecido a mais de 360 de profissionais e estudantes e reúne informações sobre a evolução das gerações de comunicação móvel, os requisitos, aplicações, os grupos de pesquisa no mundo, a visão da indústria e os desafios do 5G." O objetivo desses treinamentos é difundir o conhecimento das tecnologias que vão nortear a evolução das comunicações no futuro, o que as pesquisas apontam e como as empresas devem processar esse desenvolvimento. Além de desenvolver uma massa crítica sobre as tecnologias que vão dominar o mercado, esses treinamentos aproximam as empresas de TIC do Centro de Referência em Radiocomunicações do Inatel em busca do desenvolvimento de soluções em hardware e software para o setor", afirma o gerente de Educação Continuada do Inatel, Rinaldo Duarte de Carvalho, que irá ministrar o curso em Belo Horizonte.
O Centro de Referência em Radiocomunicações do Inatel - CRR foi criado por meio de um projeto envolvendo o governo federal, a Finep e o Inatel, com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações – Funttel, e conta com mais de 30 profissionais voltados para o trabalho de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.