XIII Colóquio do Empreendedor Moderno reúne discussões sobre mercado de trabalho e sustentabilidade

A oitava edição do Colóquio do Empreendedor Moderno, promovida anualmente pela Empresa Júnior do Inatel, a CP2eJr., que aconteceu entre os dias 08 e 11 de novembro, contou com palestras ministradas por profissionais de grandes empresas e instituições que trabalham com produtos de base tecnológica. O evento aconteceu no Auditório Aureliano Chaves com o tema "Qualificação profissional e consciência empreendedora".

inatel-coloquio_empreendedor_moderno_092FOTO: Diretor da Vivo, Paulo Emídio Faria, durante palestra de abertura do Colóquio

inatel-coloqui0empreendedor-09-11_18Na abertura do ciclo de atividades, o diretor da Vivo, Paulo Emídio Faria, falou sobre como sair da faculdade bem preparado para enfrentar o mercado de trabalho e ter sucesso profissional. Dentre os principais aspectos destacados por ele, estão a obrigação da fluência em inglês e a importância de se relacionar bem com as pessoas. "A característica essencial para o mercado de trabalho é o relacionamento. Ninguém consegue fazer nada sozinho. Tudo é trabalho em equipe", disse.

inatel-coloquio-empreendedor-10-11_53FOTO: A coordenadora do Cedir da USP, Neuci Bicov, que ministrou palestra sobre a importância da reciclagem de resíduos eletrônicos

inatel-coloquio-empreendedor-10-11_26Na edição deste ano do Colóquio Empreendedor, além das palestras sobre empreendedorismo e mercado de trabalho, destacaram-se as explanações voltadas para o desenvolvimento de uma carreira profissional preocupada com os conceitos de sustentabilidade. Por isso, o ciclo de atividades trouxe a coordenadora do Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática (Cedir) da USP, Neuci Bicov, que falou sobre a obrigação das empresas tratarem corretamente os resíduos eletrônicos.

inatel-coloquioempreendedor-11-11_22Outra atividade que teve como tema a sustentabilidade no mercado de trabalho foi um debate mediado pelo engenheiro do Inatel Competence Center (ICC) Fabrício Dias Coronado, com a participação do professor Carlos Alberto Vasques, o pró-diretor de Graduação e Extensão Comunitária, professor Wander Wilson Chaves, e o diretor do Instituto, professor Marcelo de Oliveira Marques. "Pensamos na parte sustentável, porque as grandes empresas têm que pensar nesse requisito, então, partindo desse viés, procuramos informações e buscamos o debate e as palestras", afirma o gerente de projetos da CP2eJr., Allan Palma Marcos Bicov.

inatel-coloquio_empreendedor_moderno_091FOTO: Professor Carlos Alberto Vasques (à esq.) e o engenheiro Fabrício Dias Coronado durante debate sobre sustentabilidade

Na sexta-feira, dia 11 de novembro, as palestras com o executivo de contas da Dell Fernando Cesar e o engenheiro de produção da Petrobrás Jorge Mariano Duarte, encerraram a semana com explanações sobre tendências tecnológicas e consciência empreendedora, respectivamente. "Um evento como esse é extremamente importante para os alunos observarem que existem muitas oportunidades após a faculdade e os instrumentos que eles estão recebendo durante curso vão ter mais eficiência se alunos souberem como aplicá-los", afirma Fernando Cesar.

FOTO: O pró-diretor de Graduação e Extensão Comunitária, professor Wander Wilson Chaves (à esq.) e o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques também participaram do debete sobre sustentabilidade.

O aluno do 3º Período de Engenharia Elétrica, Silas Mendes Silva Zeferino, marcou presença durante a semana. De acordo com o aluno, "todas as palestras são importantes no sentido de nos mostrar o que está acontecendo no mundo hoje. A gente sabe que no futuro, todas as empresas vão ter obrigação de cuidar dessa área da sustentabilidade, de aprender a trabalhar nesse sentido". O também aluno do 3º Período de Engenharia Elétrica, Pedro Henrique Carneiro de Souza, observa que eventos deste tipo são o diferencial do Inatel, que "tem muitas atividades extras e isso enriquece o currículo e melhora a visão do aluno sobre a realidade do mercado de trabalho."