Central de dúvidas

Tem alguma dúvida referente aos nossos cursos de pós-graduação lato sensu? Preparamos uma página de perguntas e respostas com as dúvidas mais frequentes. Confira abaixo:

Qual é a modalidade dos Cursos de pós-graduação do Inatel?

Temos a modalidade presencial e online.

Em quais localidades são os cursos presenciais?

Alguns cursos poderão ser ministrados presencialmente em Santa Rita do Sapucaí, São Paulo e Campinas. Acesse o link: www.inatel.br/pos para saber o(s) curso(s) de cada localidade.

Quais são os cursos online?

  • Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações
  • Engenharia Clínica e Engenharia Biomédica
  • Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis e Cloud Computing
  • Internet das Coisas (IoT)
  • MBA em Gestão Empresarial em Ambiente Tecnológico
  • Indústria 4.0.
  • Engenharia de Sistemas de Comunicações Móveis 5G.
  • 5G aplicado à Indústria 4.0

Como é o formato do curso online?

A pós-graduação Online é de forma síncrona.

As aulas são transmitidas em horários definidos (horário das aulas). As aulas são gravadas e disponibilizadas durante um período para os alunos online.

O aluno presencial pode assistir a aula gravada do curso online?

Não poderá.

Quem tem acesso às aulas gravadas?

Somente os alunos dos cursos online.

Assistir às aulas gravadas dá direito a presença?

Depende da modalidade do curso. Os alunos dos cursos Online poderão assistir as aulas gravadas e terão presença confirmada, não precisando assistir as aulas aos sábados. Os professores das disciplinas geralmente passam um trabalho ou prova, que deverá ser entregue até a data limite estipulada por eles. Desta forma o aluno poderá assistir as aulas depois e entregar dentro do prazo as atividades tanto para conseguir o conceito quanto a presença.

Se eu entrar no curso como aluno Online poderei assistir aula Presencial?

Não é possível fazer a aula presencial se o seu curso for online.

Quando iniciará a pós-graduação?

A pós-graduação do 2º semestre está prevista para iniciar em agosto de 2022.

Os cursos de pós-graduação 2023 estão previstos para março ou abril de 2023, dependendo do calendário do curso escolhido. As inscrições abrirão no final de 2022, entre outubro/novembro diretamente no site www.inatel.br/pos.

Terá Aula Inaugural nos cursos de pós-graduação?

A Aula Inaugural dos cursos de pós-graduação 2023 está prevista para acontecer em março de 2023.

Até quando posso fazer a minha matrícula?

Isto depende de cada curso. A matrícula será feita diretamente no site: www.inatel.br/pos. Consultar o setor comercial através do WhatsApp: (35) 99168-8259 ou através do e-mail: pos@inatel.br

Posso mudar a modalidade do curso que estou inscrito/matriculado?

Sim, pode alterar, porém depende da disponibilidade na turma e da avaliação do coordenador, sendo que o contrato será alterado.

Qual é a duração dos cursos de pós-graduação?

Os cursos têm duração de 24 meses.

Qual é a carga horária?

A carga horária de qualquer pós-graduação do Inatel é de 360hs para os dois modelos: presencial e online.

Posso realizar mais disciplinas do que as 360h?

Sim. É possível e fará parte do seu histórico escolar ao final do curso. Porém as disciplinas que excederem as 360h terão custo extra, que variará dependendo da sua carga horária

Qual é o valor dos cursos?

Para valores dos cursos acessar o site inatel.br/pos.

Existe algum desconto?

Consultar o setor comercial através do WhatsApp: (35) 99168-8259 ou através do e-mail: pos@inatel.br. Também pode entrar em contato via telefone:

Tem algum tipo de bolsa de estudo para a pós-graduação?

Não são oferecidas bolsas de estudos para a pós-graduação, mas temos financiamento e desconto para grupo de alunos, assim como Convênio com Empresas. Entre em contato conosco para mais informações pelo e-mail: pos@inatel.br ou pelo WhatsApp (35) 99168-8259.

Existe algum tipo de financiamento para fazer pós-graduação?

O Credito Educacional oferece juros baixos e facilidades de aprovação. Identificando a necessidade dos ingressantes e alunos, bem como o cenário atual vivido por todos, a Fundacred modificou as exigências para fiança nos contratos de Crédito Educacional: A partir de agora, há a possibilidade da indicação de dois fiadores.

Entre no site e conheça mais sobre a Fundacred => lp.fundacred.org.br/credies-inatel

Como é o critério de seleção para ingressar na pós-graduação?

A seleção do aluno é feita com base na análise de histórico escolar da graduação, diploma da graduação ou declaração que comprove que o aluno já tenha colado grau e currículo profissional atualizado, sendo soberana a decisão da coordenação de pós-graduação e pesquisa do Inatel.

O que é estudado no curso?

Verifique a ementa no site inatel.br/pos. No caso de dúvidas, favor encaminhar um e-mail para pos@inatel.br que verificaremos e se necessário encaminharemos a sua dúvida para o Coordenador.

Posso trocar alguma disciplina?

Cada curso tem 360h, sendo no mínimo 288h de disciplinas específicas (que não podem ser trocadas), e o restante pode ser cursado nas específicas ou em disciplinas eletivas (que podem ser trocadas, exceto nos cursos de pós-graduação de Engenharia de Automação de Sistemas Elétricos - sob consulta).

No início das aulas, o aluno será informado sobre as disciplinas e deverá solicitar ao coordenador a troca de alguma disciplina por disciplina eletiva de outro curso de pós-graduação lato sensu do Inatel.

O aluno pode trocar a disciplina eletiva até 1 semana antes do início das aulas da disciplina a ser cursada.

Comecei a disciplina eletiva e gostaria de trocar, é possível?

É possível, porém há um custo adicional que deve ser verificado com o coordenador e secretaria.

Qual é o critério de avaliação?

Cada professor define seu critério de avaliação, que pode ser realizado através de provas, trabalhos, exercícios, projetos, etc.

Tem TCC?

O valor será de R$ 900,00 para quem quiser fazer o TCC.

Se eu optar por fazer o TCC, como é a apresentação do mesmo?

Optando em apresentar o TCC, o aluno deve apresentá-lo individualmente para uma banca composta pelo orientador e dois professores do curso. Para quem quiser fazer o TCC, o valor é de R$ 900,00. 

O que é necessário para ser considerado aprovado e concluir o curso?

O aluno será aprovado se:  

  • Cursar o número de disciplinas equivalentes a 360h
  • Ter um CR (Coeficiente de Rendimento) igual ou superior a 2,5
  • Ter 75% de frequência no curso todo.

Qual é a titulação dos professores?

O corpo docente é formado por professores mestres, doutores e especialistas. Também buscamos profissionais com alta experiência de mercado para garantir a qualidade dos cursos. Verifique no site da pós-graduação: inatel.br/pos o mini currículo de cada um dos professores.

Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

Todos os nossos cursos de pós-graduação são reconhecidos e tem Conceito Institucional no MEC com Nota 5. Clique aqui e confira o link de verificação dos cursos.

Qual é o pré-requisito para ingressar na pós-graduação?

Ser graduado e já ter colado grau.

Como fazer a inscrição na pós-graduação?

A inscrição é feita diretamente no site: inatel.br/pos.

Sou ex-aluno do Inatel, concluí a graduação, mas ainda não colei grau, posso fazer a pós-graduação?

Deverá entrar em contato com o CRA (Centro de Registros Acadêmicos) do Inatel através do e-mail cra@inatel.br, telefone: (35) 3471-9303 ou WhatsApp: (35) 99131-6483 (de segunda à sexta-feira das 8h às 17h30).

Como faço para entregar os documentos referentes a inscrição da pós-graduação? E quais são eles?

Para compor o processo de inscrição é feito o upload dos documentos direto na plataforma da pós-graduação: www.inatel.br/pos.

Segue abaixo a relação dos documentos:

  • CPF
  • RG
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Certidão de Reservista (até 45 anos)
  • Currículo Profissional
  • Diploma da Graduação (Frente e Verso) ou Declaração de Colação de Grau
  • Histórico da Graduação

Atenção:

DIPLOMA: Deve ser enviada 1 cópia do diploma autenticado em cartório junto ao contrato assinado no final do processo de inscrição/matrícula.
Caso você não tenha o diploma em mãos é necessário uma declaração de conclusão do curso superior com comprovação da colação de grau. Se ao término do curso o certificado de graduação não for apresentado, o aluno fica impedido de receber o certificado de Pós-Graduação do Inatel.

Não terminei a graduação, posso ingressar na pós-graduação?

Estão aptos a cursar a pós-graduação lato sensu, somente os candidatos com formação universitária já concluída e com bases científica e matemática necessárias para o acompanhamento do curso. Caso tenham dúvidas, gentileza enviar um e-mail para pos@inatel.br.

Isto quer dizer que o candidato deverá ter colado grau e apresentar um documento que comprove a formação. A data da colação deve ser antes do início do curso de pós.

Tenho diploma de tecnólogo, posso fazer a pós-graduação?

Sim. Os cursos de Pós-Graduação lato sensu são oferecidos para portadores de diploma de curso superior. Este entendimento também está ratificado na Portaria MSC n. 4.363, de 29 de dezembro de 2004, que explicita que os egressos de cursos de tecnologia (tecnólogos) podem ter acesso a cursos de pós-graduação lato sensu.

Me formei em Curso Sequencial, posso fazer a pós-graduação?

Alunos que se formaram em Curso Sequencial de Complementação de Estudos não podem se matricular nem na pós-graduação, nem no Mestrado.

A pós-graduação dá direito ao CREA?

Os cursos de pós-graduação lato sensu não titularizam os alunos como engenheiros e/ou arquitetos, portanto não dão direito de porte ao CREA.

Tenho CREA, o que mudará com relação as especificações ou atribuições após concluir a pós-graduação?

Para os alunos formados nas áreas de engenharia e arquitetura, que já possuem este documento, devem entrar em contato diretamente com o CREA para verificar se há possibilidade de adicionar a informação do curso de pós-graduação neste documento.

Como ter acesso à carteirinha de estudante?

A carteirinha de estudante será disponibilizada pelo CRA (Centro de Registros Acadêmicos) e será informada a data de entrega para os alunos devidamente matriculados nos cursos de pós-graduação.

Sou estrangeiro, quais são os documentos necessários para a inscrição nos cursos de especialização do Inatel?

Entre em contato com pos@inatel.br ou pelo WhatsApp (35) 99168-8259.

O Inatel ministra pós-graduação in company?

O curso pode ser oferecido in company de acordo com as solicitações das empresas (neste caso a pós-graduação tem contrato exclusivo).

Entre em contato com pos@inatel.br para mais informações.

Sou deficiente auditivo, tem intérprete na pós-graduação do Inatel?

Podemos ter presença de um interprete em sala de aula. Entre em contato com pos@inatel.br para mais informações.

MainMenu

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9292

Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar