Bolsa Mérito

Bolsa Mérito

O Inatel, através de sua fundação mantenedora – a Finatel, concede Bolsas de Estudo por Mérito (Bolsas Mérito), em valor de até 100% da mensalidade do curso de graduação, para alunos ingressantes no segundo semestre de 2022, que tenham participado do processo seletivo através da nota do Enem, provas do vestibular ou provas de transferência/portador de diploma.

Confira como você pode concorrer às Bolsas Mérito:

Participação no processo
seletivo:
Classificação Geral Bolsa Mérito - não reembolsável
Provas 16/07/22 100%
Provas 16/07/22 50%
Provas 16/07/22 50%
Processo de transferência e diplomados 100%
Processo de transferência e diplomados 50%

Respostas para suas dúvidas:

O que são bolsas mérito? Elas são válidas para todo o curso?

São bolsas de estudo que cobrem até 100% do valor das mensalidades de um curso. Elas não são reembolsáveis e compreendem todas as mensalidades do curso, ou seja, desde sua matrícula até a conclusão do curso. Entretanto, esta condição é válida desde que:

I – Não haja interrupção do curso por trancamento ou cancelamento de matrícula;

II – O bolsista não sofra qualquer sansão disciplinar ou tenha rendimento escolar insatisfatório ou infrinja qualquer outra condição prevista no regulamento de bolsas da Finatel.

Ocorrendo qualquer das hipóteses acima mencionadas, o benefício será automaticamente cancelado e o bolsista perderá o direito à bolsa e ficará obrigado a pagar as mensalidades a partir do momento em que perder a bolsa.

Quais cursos podem concorrer às bolsas mérito?

As Bolsas Mérito são válidas para todos os cursos de Graduação presencial do Inatel.

Quais são os critérios de classificação para as bolsas?

Poderão concorrer às Bolsas Mérito todos os participantes dos processos seletivos do Inatel através das provas presenciais ou online. Serão contemplados com Bolsas Mérito os candidatos que se classificarem entre os primeiros lugares na classificação geral da nota do ENEM e das provas do vestibular. Para as provas de transferência/portador de diploma são contemplados com a bolsa mérito os candidatos que alcançarem a nota de corte e se classificarem entre os primeiros lugares na classificação geral.

Como serei avaliado na prova Bolsa Mérito para transferidos ou portador de diploma?

A avaliação para classificação da Bolsa Mérito será realizada através de uma prova de redação. Essa prova, avalia no candidato a capacidade de escrever organizando e articulando ideias dentro do tema, interpretando fatos e estabelecendo relações entre eles. Esta prova é avaliada de acordo com os critérios de adequação ao tema, coerência das ideias e das argumentações e uso dos recursos da língua. Os melhores classificados poderão usufruir da bolsa mérito, desde que, alcancem a nota mínima de 60 pontos.

Se eu ainda não tiver concluído o Ensino Médio, poderei concorrer à bolsa?

Não. Embora você possa participar do vestibular, como “treineiro”, sem ter concluído o 2º grau, sua eventual aprovação não lhe resultará direito algum. Ou seja, ainda que aprovado, você não poderá efetuar a matrícula, tampouco ser contemplado com qualquer Bolsa. Isto porque, a matrícula exige que o candidato à vaga comprove de ter concluído o Ensino Médio.

Já sou aluno do Inatel, posso concorrer à Bolsa Mérito?

Não. A concessão da Bolsa Mérito não se aplicará aos alunos que estiveram matriculados no Inatel, inclusive aqueles com matrícula trancada, em qualquer período de qualquer dos cursos de graduação do Inatel no primeiro ou segundo semestre letivo.

Posso perder o benefício ao longo do curso?

Sim. Para a manutenção da bolsa durante o curso, o beneficiado deve ter Coeficiente de Rendimento Semestral (CRS) superior a 70 (setenta) pontos. A forma de calcular este coeficiente está definida no “Regulamento Geral para os Cursos de Graduação do Inatel”.

A bolsa também poderá ser integralmente cancelada em caso de ser o beneficiário submetido à qualquer sanção disciplinar, ou em face de interrupção dos estudos no Inatel, em qualquer momento ou situação, bem como nos casos de transferência para outra Instituição de Ensino Superior (IES), trancamento ou cancelamento de matrícula, abandono do curso, dentre outras formas de interrupção dos estudos.

Se eu for contemplado, qual o prazo para a matrícula?

As bolsas serão conferidas aos melhores colocados, no ato da matrícula inicial no curso. As matrículas para os candidatos classificados são informadas através do e-mail a todos aprovados.

Se eu perder o prazo de matrícula, o que acontece?

Você perderá o direito à bolsa.

Se eu for contemplado com a Bolsa para um determinado curso, posso trocar de curso no ato da matrícula?

Candidatos contemplados que tenham preenchido a 2ª opção de curso, não poderão no ato da matrícula trocar o curso. Isso porque é necessário todas as chamadas do curso para os candidatos de 1ª opção serem feitas antes dos candidatos que escolheram a 2ª opção. Como o prazo para a matrícula dos contemplados é apenas na primeira (1ª) chamada, perde-se o direito da Bolsa Mérito.

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato com o vestibular do Inatel:

(35) 3471-9345

vestibular@inatel.br

WhatsApp: (35) 99951-8800

MainMenu

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar