Prêmio concedido pelo Instituto Brasil Digital reconhece projetos nacionais de destaque com contribuições para o Movimento Brasil Competitivo
No dia 22 de abril, o Inatel foi reconhecido com o prêmio Brasil Digital por sua experiência consistente em Inovação, Empreendedorismo e Responsabilidade Social, com foco na economia digital. Após a inscrição de projetos como a atuação no 5G e 6G, Inatel Startups, cas@viva e lixo eletrônico, uma comissão o considerou um destaque nacional. Os coordenadores dos cursos de Engenharia Biomédica, Prof. Fabiano Valias, e de Engenharia de Computação e Software, Prof. Renzo Mesquita, representaram a Instituição na premiação, que aconteceu na cidade de São Paulo, S.P.
O Inatel foi convidado a pelo Instituto Brasil Digital a integrar o conselho regional de Minas Gerais por suas iniciativas de inovação e transformação digital no estado. E no ano de 2024, foi convocado a inscrever suas experiências no Prêmio devido às práticas inovadoras que foram consideradas merecedoras de menção especial. A Instituição foi uma das três academias inscritas e ficou entre as sete marcas de Destaque Nacional, juntamente com o Banco Bradesco, a Força Aérea Brasileira, a empresa Login Logística, o Grupo multinacional Flex, a Paranoá Indústria de Borracha e a Faculdade Facens.
O que é o Instituto Brasil Digital?
O Instituto Brasil Digital existe há 23 anos e realiza a premiação anual pelas melhores práticas em aprendizado, desempenho e transformação digital, com o propósito de promover o desenvolvimento e modelos de negócios, que levem o Brasil ao papel de protagonista global em uma transformação digital com impacto positivo para a sociedade sustentável e inclusiva.
Para Francisco Antonio Soeltl, representante do Brasil Digital, o trabalho do Instituto se concentra em prover a troca de experiências. “Tudo isso são formas de promover a colaboração coletiva, que é um grande problema do nosso país, tanto as nossas empresas, quanto as nossas escolas, como a sociedade querem inventar a sua própria roda, mas se cada um der um passo e aprender com as lições dos outros, todos crescem” exalta Francisco.
Prêmio Brasil Digital
A premiação já reconheceu mais de 50 projetos de organizações da quádrupla hélice (academias, empresas, governos e entidades da sociedade civil), que aplicam suas experiências no Manifesto Brasil Digital e no Prêmio Brasil Digital Ozires Silva. Com a iniciativa são compartilhados casos de sucesso que praticam os cinco Pilares do Brasil Digital: Pessoas, Negócios Digitais, Economia Digital, Sociedade e Governos Digitais, se alinham aos princípios de governança e aplicam tecnologias digitais habilitadoras.
No ano de 2024, foi realizada a 20ª. Edição do Prêmio Brasil Digital Ozires Silva. Entre as experiências do Inatel que o destacaram nacionalmente constam o apoio na consolidação do Pólo Tecnológico de Santa Rita do Sapucaí, a inclusão digital de estudantes de ensino fundamental e médio da rede pública e o foco na pesquisa aplicada. E ainda, o Instituto Nacional de Telecomunicações se aliou ao Instituto Brasil Digital para a definição de um processo de acreditação para as mais de 5 mil escolas de engenharia do país, uma ação focada na governança e manutenção de boas práticas para sustentabilidade dessas faculdades.
O vice-diretor do Inatel, Prof. Guilherme Marcondes, destaca que os trabalhos que levaram a Instituição à menção honrosa nacional são importantes retornos à comunidade santa-ritense que foi essencial para a consolidação da primeira escola de engenharia de telecomunicações do país. “Não fosse esta comunidade, o Inatel não teria prosperado, desta forma, em toda oportunidade realizamos ações de retorno para a sociedade, como o Projeto Inatel cas@viva e o Lixo Eletrônico. São programas que permitem à comunidade Inatel se dedicar a uma atividade social voluntária, que contribua para uma sociedade mais capacitada e preparada para os desafios do Século XXI”, enfatiza o representante do Inatel no Instituto Brasil Digital.
Entre os eixos habilitadores do prêmio Brasil Digital, o Inatel se destacou em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Educação e Capacitação Profissional, Dimensão Internacional, Cidadania e Governo Digital. Em se tratando do Alinhamento com as Tecnologias Digitais Habilitadoras, novamente o Inatel correspondeu aos quesitos avaliados, que são Inteligência Artificial, Robótica, Internet das Coisas, Tecnologias de Dados, Mobilidade, Conectividade e Internet.