5G no Inatel
Depois de mais de uma década de pesquisas dedicadas ao 5G, o Inatel orgulha-se em testemunhar e contribuir para a implantação da histórica da quinta geração das comunicações móveis no Brasil. Conheça nossos projetos dedicados ao 5G!
5G-in-a-box
Uma das soluções criadas para atender a demanda de internet para áreas remotas foi o 5G-in-a-Box. Uma espécie de mini operadora capaz de criar uma rede móvel particular dentro de uma propriedade, seja ela uma fazenda ou uma empresa situada em uma localidade onde o sinal das operadas convencionais não chega. Dentre as vantagens do equipamento, estão o baixo custo e a facilidade de instalação. A solução já foi transferida para o mercado.
A solução integra em uma única caixa uma estação rádio base com um núcleo de rede, destinada à criação de Redes 5G Standalone (AS). É ideal para clientes que necessitam de uma rede móvel privativa, com demandas especiais de segurança, desempenho e custo ou frequência de operação especial para aplicações em localidades com dificuldade de expansão do sinal via operadoras tradicionais, ou a clientes que desejam criar sua própria rede.
Essa solução pode, por exemplo, ser utilizada para oferecer acesso as aplicações de Internet das coisas (IoT), comunicação entre máquinas (M2M), Indústria 4.0, entre outras, em ambientes internos ou mesmo em áreas abertas com alcance limitado. Seu desenvolvimento é baseado em uma arquitetura que permite a evolução futura para atender a demanda de cobertura de comunicação móvel 5G em grandes áreas (macro-célula), necessitando, para tal, do desenvolvimento posterior dos módulos que permitam a adequação do nível do sinal às especificidades da sua aplicação (amplificadores de RF, filtros, linearização de amplificadores, etc).
Aplicações:
O 5G-in-a-Box atende os segmentos de indústria, cidades inteligentes, agronegócio, segurança pública, mineradoras, concessionárias de energia elétrica, distribuidores de óleo e gás, que demandam por uma rede privativa, ou ainda, pequenos provedores de internet, que possuem a licença para uso do espectro, mas não têm acesso aos equipamentos de alto custo, utilizados pelas grandes operadoras.
Diferenciais:
- Conectividade em qualquer lugar
- Servidor IP Multimedia System (IMS) + Voice over
- New Radio (VoNR)
- Acesso (gNodeB) + 5G Core (5GC) integrados
- Baixo Custo
- Facilidade de Instalação
- Compatível Release 16 ou 15 (Non Standalone), definido por software
- 100 MHz, 4T4R
Projeto apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991
Time do Projeto:
José Marcos Camara Brito - Coordenador Geral
Possui graduação em Engenharia Elétrica ênfases em Eletrônica e Telecomunicações pela Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações (1986), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professor titular do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). Atuou em várias posições administrativas no Inatel, incluindo: coordenador de laboratórios, gerente geral do centro de desenvolvimento de projetos, coordenador de pós-graduação, vice-diretor e pró-diretor de pós-graduação e pesquisa.
Henry Douglas Rodrigues - Líder Técnico
Bacharel em Engenharia Elétrica (2003) e Mestre (2008) em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Doutor (2017) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Chief Engineer (2001-2015) na empresa Hitachi Kokusai Linear desenvolvendo transmissores de TV Digital. Coordenador de Tecnologia e Inovação (2016-2020) no Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR) do Inatel, transferindo tecnologias para a indústria na área de redes de comunicações móveis 4G e 5G. Atualmente atua como Gerente Executivo de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação no Inatel Competence Center (ICC).
Francisco Martins Portelinha - Coordenador Técnico
Possui graduação em Engenharia Elétrica ênfase em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (2008), com graduação sanduíche na Universidade de Ciências Aplicadas de Esslingen - Alemanha, (FHTE) no período de 2006 à 2007, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2012) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (2018). Atualmente é coordenador de projetos do ICC - Inatel Competence Center Também atua como professor de pós-graduação do Inatel, onde ministra disciplinas voltadas à comunicação digital.
Tiago Reis Rufino Marins - Pesquisador/Desenvolvedor
Possui os títulos de Mestre em Telecomunicações e Engenheiro Elétrico modalidade Eletrônica com ênfase em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL, obtidos nos anos de 2012 e 2007 respectivamente. Ele concluiu o Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP em 2021. Atua como pesquisador no Centro de Referência em Radiocomunicações - CRR do Inatel. Também atua como professor da graduação e pós-graduação do Instituto Nacional de Telecomunicações, onde ministra disciplinas voltadas à comunicação digital. Ele tem atuado na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para a indústria, com destaque para as soluções que utilizam tecnologias 4G e 5G.
Rodrigo Mendonça Villela - Desenvolvedor
Rodrigo Mendonça Villela possui os títulos de técnico em eletrônica (1998) pela Escola Técnica de Eletrônica, Francisco Moreira de Costa, Graduado em Engenharia Elétrica (2007) e Pós-Graduado (2014) em Circuitos Eletrônicos Avançados pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). De 1999 a 2003 trabalhou na empresa WTN Telecomunicações como Técnico em manutenção de telefone público a cartão, de 2003 a 2004 na empresa Nitrix Tecnologia e 2004 a 2007 na empresa Citrox; de 2008 a 2011 na empresa Convergence Technology, atuando como diretor industrial e, atualmente, atua como especialista em sistemas no Inatel.
Luiz Fernando Siécola - Desenvolvedor
Possui o título de Técnico em Eletrônica pela ETE"FMC" (Escola Técnica de Eletrônica "Francisco Moreira da Costa") em 1998. Recebeu o título de Tecnólogo em Automação Industrial pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL no ano de 2015. Possui curso de capacitação em Projetos de Moldes Plásticos e Projeto de Produtos Injetados (2008) pelo SENAI – Pouso Alegre. De 1998 até 2003 trabalhou na empresa MCM Controles Eletrônicos. De 2003 até 2010 trabalhou na SENSE Eletrônica, atuando como projetista eletromecânico. Trabalha no Inatel Competence Center, desde de 2011. Atualmente como Especialista em Sistemas, no departamento de PDI de Desenvolvimento de Hardware, atuando em projeto de diversas áreas, envolvendo inovação, pesquisa e desenvolvimento de produtos.
Ralf Oliveira Ferreira - Desenvolvedor
Ralf Oliveira Ferreira possui os títulos de Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020) e Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Itajubá (2017). Trabalha há dois anos na área de desenvolvimento, sendo destes o último ano dedicado ao Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação do Inatel Competence Center (ICC).
Ana Cláudia Mendonça da Silva - Analista de Projetos
Possui títulos de Técnico em Informática pelo Colégio Tecnológico Delfim Moreira (2010) e Tecnóloga em Gestão de Telecomunicações (2016) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL. Atua desde 2009 como funcionária desta Instituição, onde exerceu suas atividades em algumas áreas administrativas e atualmente compõe o time de colaboradores do Hardware, no INATEL Competence Center (ICC) na função de Analista de Projetos.
Cristiane Andare Ferreira - UX Designer
Bacharel em Administração pela FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (2013). Atua como UX Designer desde abril de 2021 no Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação do Inatel Competence Center (ICC).
Cleomarcio Almeida - Desenvolvedor FPGA
Possui os títulos de Mestre em Telecomunicações e Engenheiro Elétrico modalidade Eletrônica com ênfase em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL, obtidos nos anos de 2009 e 2004 respectivamente. Atua como o desenvolvimento e pesquisador em FPGA e processamento de sinais digitais aplicados em SDR e Radares no Inatel. Tem atuado na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para a indústria, com destaque para as soluções que utilizam tecnologias 4G e 5G.
Carlos Eduardo da Silva Inácio - Desenvolvedor Firmware
Carlos Eduardo da Silva Inácio possui título de Técnico em Eletrônica com ênfase em Automação Industrial (2017) pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, e graduação em andamento (9° Período) em Engenharia de Computação pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL. Trabalhou na VOLT Tecnologias com fontes de potência em 2018 à 2019 e atuou na Neomera com documentação de serviços móveis de operadoras de 2019 à 2020. Desde 2020 compõe o time de Desenvolvimento de Software Embarcado no Departamento de Pesquisa Desenvolvimento & Inovação (PDI) no Inatel Competence Center (ICC).
Gabriel Peres de Souza - Desenvolvedor
Possui os títulos de Ensino Profissionalizante em Ajustador Mecânico pelo SENAI/MG (2010), técnico em Metalurgia pela Escola Técnica de Passos - ETeP (2011) e engenheiro de Controle e Automação pelo INATEL (2018). Foi operador III de processos (sala de controle) na Votorantim Metais Níquel - Fortaleza de Minas/MG (2011-2013), sócio na Startup Neurobrinq (2017-2019) realizando as atividades de desenvolvimento de produtos que envolviam hardware e mecânica e atualmente atua como Especialista em Sistema no Inatel com o desenvolvimento de projetos de hardware.
Cleber dos Santos - Especialista Teste
Cleber dos Santos possui título de Técnico em Eletrônica com ênfase em Telecomunicações (2006) pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, e graduado em Tecnologia da Automação Industrial pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel (2017). De 2002 a 2010 trabalhou na empresa MCM fontes e Nobreaks como líder de linha, técnico em eletrônica (teste e manutenção de fontes chaveadas e No breaks) e também como Líder Técnico. Desde 2010 integra o quadro de funcionários de ICC (Inatel Competence Center).
Luís Gustavo da Silva - Desenvolvedor RF
Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações (2011) e Mestrado em Telecomunicações (2014) pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Teoria Eletromagnética, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas e Filtros. Atua no Inatel Competence Center (ICC) no desenvolvimento de circuitos de Radiofrequências desde 2010. Tem interesse em circuitos e dispositivos de radiofrequência e microondas. Possui experiência no desenvolvimento de projetos na área de antenas, filtros, combinadores/divisores, acopladores direcionais, amplificadores de potência e front ends de RF.
Luiz Fernando Cavalcanti de Mello Marques - Desenvolvedor
Luiz Fernando Cavalcanti de Mello Marques possui título de MBA em Desenvolvimento de Sistemas pela INFNET (2021). Atua como especialista em software desde janeiro de 2022 no Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação do Inatel Competence Center (ICC).
5G Range
Pesquisa internacional para levar o 5G a longas distâncias. O Inatel lidera um grupo multinacional do um projeto de pesquisa, destinado a propor alternativas para levar conectividade a longas distâncias. As soluções criadas como parte desse projeto atendem tanto a alta demanda por tecnologia existente no setor agrícola, quanto a necessidade de democratizar o acesso à internet. Um projeto com impacto econômico e social para o país.
A tecnologia é capaz de entregar conectividade a milhares de dispositivos no campo num raio de 50 Km, com velocidades de pelo menos 50 Mbps. O projeto conta com transceptor para redes 5G e cognição de rádio ou inteligência para ajustes autônomos, sem necessidade de operador.
Antena Omnidirecional em ondas milimétricas
Antena com cobertura omnidirecional em 26 GHz para utilização em femtocélulas de alta capacidade de tráfego.
Ideal para clientes que desejam a experiência do 5G NR em FR2 com altíssima vazão em ambientes internos e externos com cobertura uniforme em 360°.
Diferenciais:
- Cobertura omnidirecional
- Alto ganho (15 dBi)
- Operação em mm-waves (26 GHz)
- Faixa larga de operação (>1 GHz)
Aplicações:
A antena omnidirecional em ondas milimétricas atende os segmentos de indústria, cidades inteligentes, shoppings, comércio e outros clientes que demandam por uma rede de alta vazão em FR2 do 5G NR, ou ainda uma rede privativa em ondas milimétricas.
Antena 5G Dual-Band
Antena parabólica de banda dupla aplicada às redes de transporte 5G.
O seu uso viabiliza as operadoras a se beneficiarem da redução de carga nas torres pela metade, visto que apenas uma antena poderá substituir outras duas, reduzindo significativamente custos.
Diferenciais:
- Operação em enlaces ponto-a-ponto com dupla banda (7,5 GHz e 28 GHz) simultânea
- Alto ganho (32 dBi) com similar resposta em ambas as bandas
Aplicações:
Viabiliza a implementação de fronthauls de alta capacidade utilizando simultaneamente duas bandas de operação. Com isso, permite o transporte de sinais a regiões remotas, nas quais o custo de infraestrutura de redes ópticas é proibitivo, atuando como uma fiber-like antenna.
5G + Satélites
Interferência em TV via satélite
Estudos das faixas de frequência.
A instituição está ao lado dos órgãos reguladores na implantação do 5G no país. Em 2019, identificou a interferência do 5G nos sinais de TV Via Satélite e apresentou a proposta de um filtro capaz de evitar o problema. Atua no grupo técnico para a desocupação da Banda C, utilizada pelas emissoras de TV abertas Via Satélite.
A pesquisa de Mestrado desenvolveu uma solução de baixo custo para que grande parcela da população continuasse com acesso aos canais de TV. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Anatel. O estudo teve uma grande repercussão socioeconômica, desde a inclusão de uma parte da população, até o desenvolvimento de uma solução acessível para os usuários.
5G + Satélites:
As tecnologias combinadas do 5G, satélites, Wi-Fi e Internet das Coisas trabalham juntas para eliminar a lacuna de conectividade de grande parte do território nacional, nas áreas distantes dos grandes centros.
Os estudos solucionam problemas reais, em satélites em órbita. A virtualização e verticalização de redes transforma as redes estáticas em dinâmicas, ágeis e otimizadas. Serão recursos implantados automaticamente, com pouco ou nenhum envolvimento humano, de forma automatizada e controlada por software, com uma rede virtual na nuvem. O papel dos satélites é essencial para toda essa conexão de serviços avançados de Internet das Coisas (IoT), que estão cada vez mais próximos da realidade, como os carros autônomos, a indústria e a agricultura 4.0.
5G Multiplicação do Conhecimento
Treinamentos e Consultoria em 5G
E é claro que o Inatel não poderia ficar de fora da parte educacional. O Instituto tem a expertise em 5G e compartilha esses conhecimentos por meio cursos e treinamentos para profissionais de diversas áreas, de várias partes do país. A instituição também presta consultoria na área para empresas, é parceira inclusive dos pequenos provedores de internet, na época do leilão das faixas de frequência e com relação a segurança cibernética.
5G na sua vida
Uma revolução em cada acesso
Celular
Você usa o 5G? As gerações 2G, 3G e 4G permanecem, sendo assim, seu celular e internet funcionarão normalmente, mas o site da ANATEL mostra quais aparelhos são compatíveis para receber o novo sinal.
As grandes cidades brasileiras já receberam acesso a nova tecnologia em 2022. E onde o 5G chegou já é possível contar com maior velocidade.
Casa
O 5G muda o perfil dos lares, pois possibilita mais aplicações de internet das Coisas, transformando as residências em lares inteligentes, com automação de equipamentos domésticos. E ainda otimiza as chamadas de vídeo e reprodução de conteúdo de streaming, por exemplo, com uma qualidade que as gerações anteriores nunca conseguiram alcançar! Toda tecnologia que o trabalho remoto necessita e ainda, vídeos em 4K, jogos online quase sem atraso no sinal, videoconferências confiáveis, consultas online, enfim!
5G para o mundo
Cidades
Com o 5G, as cidades terão conexões confiáveis e de alta velocidade para implantarem tecnologias como Inteligência Artificial, monitoramento por sensores nos mais diversos serviços públicos, desde a iluminação, até segurança. Com a comunicação via 5G, toda a gestão pública será agilizada e as informações vão fluir com facilidade para o controle da população e dos representantes.
Indústria
Fábricas totalmente automatizadas, comandadas à distância e interligadas com várias unidades, em diferentes cidades e até países. Para essa nova realidade da Indústria 4.0, a nova geração das comunicações móveis será essencial, para que haja fidelidade nos dados, agilidade de respostas e segurança para atuar com maquinário pesado e sensível.
Agronegócios
A agricultura também alcançou o status 4.0. São máquinas de precisão e sensores, controlados via satélite, monitorados por salas de controle avançadíssimas em locais remotos e fazendas inteiras. O 5G Range pensa em realidades como essa, para levar internet onde ainda não há acesso e oferecer uma conexão à altura das ferramentas de última geração que já atuam nas grandes fazendas.
Logística
O 5G agiliza a estrturua logística, com monitoramento via satélite das frotas e das estradas, além de respostas mais rápidas e controle mais eficiente das rotas. Todo esse avanço gera economia nos fretes e impacta toda a economia para melhor.
5G porque?
Se a internet não chegou para todos, porque implantar sinal 5G?
Em 2021, o número de domicílios com acesso à internet no Brasil chegou a 90,0%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. São 65,6 milhões de lares conectados. Mas ainda há uma parcela significativa da população desconectada, como o Brasil tem um território muito extenso, as dificuldades de levar as estações rádio bases para todo o país são imensas. Por esse motivo o Inatel se dedica a estudar novas tecnologias para longas distâncias.
No entanto, o país deve acompanhar os avanços mundiais e investir em tecnologias para o desenvolvimento industrial, o que impacta diretamente na economia e influencia toda a nação. Sem perder de vista levar acesso a todos. De qualquer forma, onde a nova conexão já funciona ela apresenta uma transmissão de dados muito ágil, sem atrasos, com capacidade de adaptação às diferentes necessidades dos cidadãos e da economia. É conectividade instantânea de alta potência para milhões de dispositivos.
5G verdades e mentiras
Há tempos a humanidade não desconfiava tanto de uma tecnologia como aconteceu com o 5G. Todo tipo de lenda urbana e fake news circula pelas redes sociais. Fique por dentro do que é verdade ou não aqui!
Notícias
Construindo a história com excelência e protagonismo!