Esse projeto é uma iniciativa do Inatel, em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento
Econômico e Social) para disseminação dos conhecimentos e tecnologias de IoT e Cidades Inteligentes no
Brasil.
O principal objetivo do projeto é criar nas cidades envolvidas uma infraestrutura inicial para aplicação de
tecnologias de sensoriamento e inteligência artificial, que facilite as decisões dos gestores públicos na
utilização dos recursos.
Parceiros
Acreditar, colaborar e fazer acontecer.
Living Lab
Todos os envolvidos no projeto entendem que este é um ambiente Living Lab aberto, para
prototipagem e validação de soluções.
Desta forma, as soluções estão sendo empenhadas sem custo para as cidades, ou a preço
de custo quando os elementos se tornarão de uso comum a outras soluções.
O processo de validação das soluções se dará de acordo com o seguinte processo
contínuo.
Soluções
Trabalhamos arduamente com nossos ideais e valores e sobretudo transferimos todo nosso conhecimento.
Responsabilidade: Coordenação do projeto, apoio técnico-laboratorial, avaliação dos resultados das
implantações e geração de publicações sobre os resultados.
Responsabilidade: É uma consultoria internacional de renome que será responsável por fazer a avaliação
do projeto do ponto de vista econômico, financeiro, de impacto social e efetividade do projeto.
Dimerização positiva das luminárias publicas que terão sua iluminação aumentada em caso de potencial sinistro.
Ampliação do sistema de câmeras de vigilância.
Implementação de um sistema de leitura de placas de automóvel com lista negra.
Implementação de um sistema de reconhecimento facial com lista negra.
Implementação de um sistema de identificação de ruído sonoro identificando eventuais ocorrências
Integração do sistema de câmeras ao sistema de iluminação e detecção de ruídos, que não só aumentará a
iluminação como direcionará as câmeras a pontos de eventuais ocorrências.
Desperdício de recursos públicos
Implementação de um sistema de gestão de frota que não só facilitará a identificação de uso
errático da frota, como viabilizará futuramente a otimização do uso dos escolares, ambulâncias
etc.
Implementação de um sistema de medições de energia nos prédios e vias públicas visando
identificar os padrões de consumo , viabilizando as ações e programas de economia de energia.
Divulgação de eventos
Criação de um aplicativo (canal) oficial da Secretaria de Turismo, para divulgação de eventos, cujas
publicações serão feitas pelo próprio organizador.
Disponibilização de internet gratuita em ambientes públicos para estimular o uso do aplicativo, que terá como
efeito positivo o cadastramento de munícipes e visitantes à cidade.
Violência doméstica
Criação de uma aplicação para telefones celulares onde a população poderá gravar (vídeo ou áudio) ocorrências
que serão encaminhadas à central de monitoramento de forma anônima, facilitando a ação da polícia.
13/11/2023 - Iluminação pública inteligente: o uso de IoT nas cidades inteligentes
Professor do projeto de Cidades Inteligentes do Inatel, Leonardo Maia falou sobre as perspectivas para uma iluminação mais eficiente nas cidades do futuro.
[...]"Uma das novas tecnologias com maior potencial disruptivo, a Internet das Coisas (IoT) tem trazido benefícios diversos para a sociedade. Ao permitir que máquinas inteligentes se conectem com a rede, essa inovação possibilita maior automatização dos equipamentos, o que por consequência gera maior economia e eficácia."
"Um exemplo está no uso do IoT para a iluminação pública, algo essencial para as chamadas smart cities, ou cidades inteligentes. Uma matéria do portal Teletime mostrou, como exemplo, que o sistema de IoT acoplado em lâmpadas de LED pode registar economias de até 30% em gastos com energia."
"Para descobrirmos mais sobre como a iluminação pública pode se tornar inteligente, entrevistamos Leonardo Luciano de Almeida Maia, professor do projeto de Smart Campus e Cidades Inteligentes do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel. [...]"
07/11/2023 - Inatel Sedia 3.º Fórum de Cidades Inteligentes e Sustentáveis
O Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel sediou o “3º Fórum de Cidade Inteligentes e Sustentáveis”, no último dia 31 de outubro de 2023. O evento, promovido pelo CREA-MG - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais, o Inatel e demais parceiros, conectou gestores públicos, fornecedores, financiadores e especialistas do setor de inovação à Rede Mineira e ao Grupo de Cidades Inteligentes. A ação debateu a aplicações de novas soluções às cidades e apresentou alternativas para a utilização urbana de tecnologias.
O Fórum, aberto ao público, contou com a presença do Prefeito da Cidade de Santa Rita do Sapucaí, Prof. Wander Wilson Chaves, do presidente da Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações – Finatel, Marcelo Marques, bem como do Coordenador do Núcleo de Estágio e Intercâmbio do Inatel e Diretoria de Relações Institucionais do Crea-MG, Bruno Monteiro - Inatel. Já o professor Leonardo Luciano de Almeida Maia, Coordenador de Projetos em Smart Cities do Inatel, fez parte do painel “Cidades Inteligentes / Cidades Resilientes”. No evento o especialista apresentou o “case” do Município Santa Rita do Sapucaí, projeto de destaque nacional.
Igor Braga Martins, CP3P-F, organizador do evento e Líder da Rede Mineira de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, destaca a articulação, entre municípios e instituições, que visa reforçar as cidades inteligentes e conectadas para a sociedade. “Uma cidade inteligente não só utiliza a tecnologia para melhorar a vida da população, mas também planeja ações com programas que priorizam o crescimento e a perenidade do Estado. Começar as discussão a respeito da inovação tecnológica para as cidades no Sul de Minas, em Santa Rita do Sapucaí e no Inatel, é a maneira mais natural de congratular quem tem tanta vanguarda e quem já tanto fez e faz pelo futuro sustentável, conectado e tecnológico”, conclui o organizador.
20/04/2023 - Projeto Cidades Inteligentes avança em Santa Rita do Sapucaí com consultoria do Inatel
As duas principais vias de acesso à Santa Rita do Sapucaí agora têm monitoramento de câmeras com leitura de placas de veículos e interligado ao sistema da Polícia Militar. A novidade faz parte do Projeto Cidades Inteligentes, coordenado pelo Inatel e financiado pelo BNDES. As câmeras podem identificar veículos roubados ou com irregularidades, como atraso em tributos. Além desses equipamentos, dez câmeras de reconhecimento facial também foram instaladas em pontos estratégicos do município. As câmeras serão integradas ao sistema de iluminação inteligente que já está presente em 40 postes e outros 600 receberão a solução neste mês.
O sistema de integração está sendo desenvolvido pela VS Telecom, com consultoria do Inatel. De acordo com o gerente técnico do projeto, Lucas Prado, o objetivo é mostrar a importância de um planejamento funcional para a integração das tecnologias e melhor utilização dos recursos.
Em Santa Rita do Sapucaí, além das câmeras e da iluminação inteligente já foram iniciadas as aplicações de rastreamento de frota de veículos públicos, um aplicativo para uso dos moradores e também medição de consumo de energia elétrica em prédio público. “Com a integração dos sistemas será possível a coleta de dados e transformá-la em informação. A previsão é que no segundo semestre sejam feitas várias análises com os dados coletados”, explica Lucas Prado.
Além de Santa Rita do Sapucaí, o projeto com o BNDES comtempla os municípios de Caxambu/MG, que instalou câmeras inteligentes e de identificação de placas, além de Piraí, no estado do Rio de Janeiro.
17/11/2022 - Inatel oferece consultoria em Cidades Inteligentes
A chegada do 5G aos municípios brasileiros impulsiona as aplicações em Internet das Coisas, a chamada IoT. Mas muitas das soluções para fazer uma Cidade Inteligente independem da rede móvel de quinta geração, ainda mais em pequenos municípios. Há muitas inovações que atendem as necessidades públicas, o importante é ter planejamento e visão de futuro. Mas como saber e fazer um plano adequado de serviços inteligentes com tanta oferta de soluções no mercado? O Inatel, como centro de pesquisa e desenvolvimento, está apto a auxiliar os municípios com consultoria e planejamento das decisões visando uma melhor utilização dos recursos.
Desde 2019, o Inatel desenvolve um projeto, em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), para disseminação dos conhecimentos e tecnologias de IoT e Cidades Inteligentes no Brasil. O projeto piloto envolve os municípios e Santa Rita do Sapucaí, Caxambu e Piraí.
O coordenador geral do projeto de Cidades Inteligentes do Inatel, Leonardo Maia, explica que as cidades não devem ter a visão de apenas um projeto, mas da perenidade do processo de transformação digital dentro do contexto de cidades inteligentes. “Às vezes algumas cidades têm soluções para diferentes serviços que não conversam entre si, ou seja, não são interconectáveis. Consequentemente, em vez de terem um sistema digitalizado, com integração e processamento de dados em benefício da eficiência das cidades, as soluções ficam soltas. E é nesse planejamento que o Inatel pode contribuir”.
Em Santa Rita do Sapucaí, cidade onde fica o Inatel, já foram iniciadas as aplicações de rastreamento de frota de veículos públicos, aplicativo para uso dos moradores e iluminação pública inteligente, inclusive com luminárias com dimerização já aplicadas em 40 postes do centro do município. A instalação ocorreu no dia 8 de novembro e essa e outras soluções foram apresentadas para representes de diversos municípios mineiros em um workshop realizado durante a Semana do Empreendedor do Inatel. “Essas lâmpadas podem trabalhar com a potência menor em alguns postes e horários pré-determinados que pode gerar uma eficiência energética para o município, por exemplo”, explicou o coordenador técnico do projeto, Lucas Prado.
“Quando falamos em transformação digital tudo estará conectado, mais que o 5G, estamos falando de Internet das Coisas e redes industriais, urbanas, que permitam a conectividades dos dispositivos. E a estrutura do campus e laboratórios Inatel está aberta para aplicações e testes de soluções antes mesmo delas chegarem às cidades”, afirma o diretor do Instituto, Carlos Nazareth Motta Marins.
18/05/2022 - Projeto Cidades Inteligentes viabiliza implantação de sistema de rastreamento de frota em Santa Rita
O Inatel e a Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí estão concluindo esta semana mais uma etapa do Projeto Cidades Inteligentes, iniciativa financiada pelo BNDES, que tem como objetivo a implantação de soluções em Internet das Coisas no município. Esta fase contempla a instalação de um sistema de rastreamento de toda a frota municipal (carros, motos, vans, caminhões, retroescavadeiras, ônibus, máquinas e tratores), para facilitar o controle de movimentação e a manutenção dos veículos, e ainda gerar economia.
O Inatel ficou responsável pelo gerenciamento e apoio na definição das especificações e pelo acompanhamento técnico do processo de instalação. Segundo Lucas Rocha, gerente técnico do projeto, em uma próxima etapa o sistema será integrado a uma plataforma de monitoramento. “A ideia é transformar dados em informação, como a comparação dos gastos com combustível com o perfil do trajeto de cada veículo”, conta.
“Esse sistema de monitoramento nos permitirá verificar qual o perímetro que os veículos fazem quando estão rodando ou não. Pretendemos como isso ter um maior controle da frota e otimização dos recursos públicos utilizados”, acrescenta o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Públio Teles.
21/06/2019 - Visita de representantes da Universidade Técnica de Loja
15/03/2022 - Implantação do Aplicativo Cidadão Online em Santa Rita do Sapucaí integra ações do Projeto
Cidades Inteligentes
A partir de agora, os cidadãos de Santa
Rita do Sapucaí passam a contar com uma nova ferramenta para a solicitação de serviços públicos. O Aplicativo
Cidadão Online disponibiliza à população um canal direto com a prefeitura municipal, permitindo aos cidadãos
solicitar serviços de zeladoria e ouvidoria, e ainda, pedir socorro em caso de violência doméstica.
Com o aplicativo, será possível solicitar serviços como tapa buracos, poda de árvores, limpeza
de terreno, conserto de iluminação pública, pedido de alvará de funcionamento, entre outros, e também enviar
sugestões, elogios, reclamações ou fazer denúncias. O exclusivo Botão de Pânico, permite ao cidadão acionar a
Guarda Municipal com apenas um click, enviando inclusive a localização pelo próprio GPS do celular.
Segundo o Secretário Municipal Ciências, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Públio Teles,
o app vai ser vir como uma ferramenta para agilizar e aproximar o contato do cidadão com a prefeitura. “Temos a
expectativa de que isso vá melhorar muito a questão do atendimento da população pela prefeitura e pelos canais de
segurança pública”, destaca.
A iniciativa integra as ações do Projeto Cidades Inteligentes, financiado pelo BNDES, que conta
com a coordenação tecnológica do Inatel e cujo objetivo é viabilizar a implantação de soluções, dentro do contexto
da Internet das Coisas, no município e também nas cidades de Caxambu (MG) e Piraí (RJ). O projeto é desenvolvido
em parceria com as prefeituras dos três municípios.
A implementação do Aplicativo é uma das uma das quatro inovações previstas no Projeto, que
envolve ainda soluções para sistema de iluminação inteligente, rastreamento da frota de veículos municipal e
medição de energia em prédios públicos.
Para o coordenador do projeto junto ao Inatel, engenheiro Leonardo Maia, o projeto iniciado em
Santa Rita do Sapucaí será uma vitrine para o mercado de Cidades Inteligentes e mostra a importância da sinergia
entre academia, indústria e poder público para benefício do cidadão. “Estamos na fase de engajamento e seleção de
pessoas que irão participar das pesquisas e implementações, que serão contratados por edital”, destaca.
O Aplicativo Cidadão Online possui versões para Android e IOS e pode ser baixado nas lojas de apps de tablets e
celulares gratuitamente.
25/02/2022 - Soil Tecnologia instala sistema de irrigação inteligente no campus do Inatel
A Soil Tecnologia, empresa que
desenvolve soluções de gerenciamento remoto para plantações, instalou um protótipo de seu sistema de irrigação
inteligente no campus do Inatel. A iniciativa faz parte do projeto Smart Campus, que propicia a realização de
pesquisas, testes e validações de conceitos e tecnologias na área de Internet das Coisas (IoT) dentro da
própria instituição.
Segundo Igor Pereira, sócio da empresa que é incubada pelo Inatel Startups, o protótipo foi
instalado no campus com o objetivo de acelerar o processo de desenvolvimento do projeto, que conta ainda com o
apoio da empresa Irrigabrás. “Nosso sistema foi projetado para minimizar os custos com irrigação em uma lavoura,
reduzir o consumo de energia e água, aumentar a produtividade, melhorar a coleta de dados e diminuir a falha
humana. Essas são as vantagens para o agricultor”, destaca.
A intenção da empresa com a instalação do protótipo no campus é poder integrar a solução a
outras tecnologias como
o 5G, comunicações via-satélite, GPS, bem como realizar testes com General Packet Radio Service (GPRs) e aumentar
as chances de parcerias com outras empresas para viabilizar o desenvolvimento de novas tecnologias para o
agronegócio.
A primeira demonstração do sistema aconteceu em dezembro de 2021, em um evento que abordou
casos de uso do 5G para
o agronegócio, realizado no campus do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), em Uberaba. Igor conta que
foi possível mostrar durante o evento como o sistema de irrigação pode ser gerenciado à distância.
08/04/2021 - Inatel e Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí definem ações do projeto Cidades
Inteligentes
O primeiro
semestre de 2021 promete
ser de muitas pesquisas e definições para o projeto Cidades Inteligentes, encabeçado pelo Inatel junto com
parceiros do mercado de Telecomunicações e Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), que tem o apoio
do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto piloto prevê a implantação de
soluções inteligentes para iluminação, segurança e rastreamento de veículos, dentro do contexto de
Internet das Coisas em três municípios: Santa Rita do Sapucaí/MG, Piraí/RJ e Caxambu/MG. No dia 8 de abril
ocorreu, no campus do Inatel, uma reunião com representantes do projeto,eles o diretor do Instituto,
Carlos Nazareth Motta Marins, o coordenador do projeto, Leonardo Maia, o especialista em desenvolvimento
de negócios do Instituto, Frederico Trindade, o prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Wander Wilson Chaves, e
o Secretário Municipal Ciências, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Publio Teles.
Para o Secretário de Ciências, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Publio Teles, a
iniciativa traz benefícios social e econômico para o município, propiciando ações de segurança,
fiscalização, estimulando o desenvolvimento de soluções tecnológicas envolvendo as empresas do Vale da
Eletrônica, além de melhorar infraestrutura, otimizar a mobilidade urbana, criar soluções sustentáveis e
outras melhorias necessárias para a qualidade de vida dos moradores.
Atualmente são integrantes do consórcio do projeto as empresas Ericsson, TIM, Deloitte,
Nouvenn e Pixel. Novos parceiros e fornecedores poderão participar por meio dos editais que serão abertos
em breve. Outras informações do projeto podem ser acompanhadas no site https://inatel.br/iot-cidades.
11/10/2019 - Divulgação do projeto BNDES Pilotos IoT - Missão EMBRAPII - Estocolmo/Suécia, Zurique/Suíça
Apresentamos o Inatel e o projeto BNDES Pilotos IoT tanto na Vinnova quanto na Innosuisse;
Dialogamos com representantes do projeto Estocolmo Smart City;
Conhecemos as soluções para IoT e Cidades Inteligentes na sede da Ericsson S/A.
Participantes
Jorge Almeida Guimarães (Presidente EMBRAPII) e diretores
Representantes da Unicamp, Senai, UFCG, Codemge
Diretoria da Innosuisse (Agencia de Inovação da Suíça)
Diretoria da Vinnova (Agencia de Inovação da Suécia)
Fred (Inatel)
02/10/2019 - Divulgação do projeto BNDES Pilotos IoT – Inforuso – Belo Horizonte/MG
Apresentamos um painel sobre o projeto BNDES Pilotos IoT no evento Inforuso, promovido anualmente pela SUCESU –
Sociedade dos usuários de tecnologia. Prof. Brito fez uma palestra magna sobre o 5G.
Participantes
Gustavo Baracat (Diretor de Ciência e Tecnologia PMSRS)
José Brito (Inatel)
Fred (Inatel)
16/09/2019 - Divulgação do projeto BNDES Pilotos IoT FxTEC – Piraí/RJ
O FxTEC é um Fórum de Tecnologia Pública para tratar de inovação, alinhamento e estímulo do desenvolvimento da
tecnologia no Médio Paraíba do Estado do Rio de Janeiro. O evento reuniu representantes de 6 cidades do médio
paraíba para compartilhar experiências e promover discussões sobre tecnologia e cidades inteligentes.
Participantes
Fred (ICC-DN)
Luiz Antônio da Silva Neves (Prefeito de Piraí)
Osni Augusto (Secretário de Tecnologia PMP)
Matheus (EPDVR – Empresa Pública de Desenvolvimento de Volta Redonda.)
27/08/2019 - Divulgação do projeto BNDES Pilotos IoT – Seminário Tecnologias e Qualidade de Vida nas CIDADES
INTELIGENTES - Clube Naval – Rio de Janeiro/RJ
Apresentação do projeto BNDES Pilotos IoT à imprensa fluminense e membros da prefeitura do Rio de Janeiro e
publico em geral.
Participantes
Prof. Alberti - Inatel
Julio Urdangarin – IplanRio
Tiago Machado – Ericsson
Fred - ICC-DN
22/05/2019 - Divulgação do projeto BNDES Pilotos IoT – Seminário de Cidades Criativas – Loja/Equador
Evento de postulação da cidade de Loja/Ec, como cidade criativa da Unesco, onde participaram membros de várias
cidades criativas da américa latina, quanti apresentamos SRS como cidade inovadora em tecnologia e apresentamos o
projeto de cidades inteligentes.
Participantes
Diretoria UTPL
Governador da Província de Loja/Ec, Sr. Eduardo Jaramillo Aguirre
Comunidade científica de Loja/Ec
Fred - ICC-DN
16/05/2019 - Divulgação do projeto BNDES Pilotos IoT – BDMG - Belo Horizonte/MG
Apresentamos o projeto ao presidente, Sr. Sergio Gusmão; - BDMG solicitou ao Inatel apoio na criação de uma linha
de fomento específica para cidades inteligentes
Participantes
Sr. Sérgio Gusmão, presidente do BDMG
Carlos Augusto Rocha (Inatel)
Fred - ICC-DN
10/07/2018 - Avaliação de Necessidades e Soluções (Processo de Empatia) Piraí/RJ
Neste dia em reunião discutimos os problemas da cidade que poderiam ser resolvidos com aplicação de tecnologia.
Participantes
Osni Augusto (Secretário de Tecnologia PMP)
Fred - ICC-DN
08/07/2018 - Avaliação de Necessidades e Soluções (Processo de Empatia). Santa Rita do Sapucaí/MG
Neste dia em reunião discutimos os problemas da cidade que poderiam ser resolvidos com aplicação de tecnologia.
Participantes
Equipe ICC-DN
Equipe IoT Ericsson
Equipe de inovação TIM
Prefeito Wander Wilson Chaves (PMSRS)
Todos os secretários de SRS
17/05/2019 - Divulgação do projeto BNDES Pilotos IoT – Projetos Inovadores em TI – Prodemge - Belo
Horizonte/MG
A Prodemge
recebeu o pro-diretor de Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação do Instituto Nacional de Telecomunicações
(Inatel), Carlos Augusto Rocha, e o coordenador do Projeto Inatel Cidades Inteligentes, Fred Trindade, na manhã
desta quinta-feira (16/5). Iniciativas de internet das coisas (IoT), cidades inteligentes, APIs e soluções
autônomas foram os assuntos tratados no encontro.
Carlos Augusto e Fred Trindade apresentaram o projeto BNDES Pilotos IoT, que selecionará
projetos-piloto de teste de soluções de IoT nas áreas de cidades, saúde e rural, para receber apoio financeiro do
Banco. “Essa é uma iniciativa interessante. Vamos estabelecer conversas para que a Prodemge possa apoiá-la com
contrapartidas”, afirmou Rodrigo Paiva, que participou do encontro acompanhado da equipe técnica da Prodemge.
A Prodemge recebeu o pro-diretor de Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação do Instituto
Nacional de Telecomunicações (Inatel), Carlos Augusto Rocha, e o coordenador do Projeto Inatel Cidades
Inteligentes, Fred Trindade, na manhã desta quinta-feira (16/5). Iniciativas de internet das coisas (IoT), cidades
inteligentes, APIs e soluções autônomas foram os assuntos tratados no encontro. Carlos Augusto e Fred Trindade
apresentaram o projeto BNDES Pilotos IoT, que selecionará projetos-piloto de teste de soluções de IoT nas áreas de
cidades, saúde e rural, para receber apoio financeiro do Banco. “Essa é uma iniciativa interessante. Vamos
estabelecer conversas para que a Prodemge possa apoiá-la com contrapartidas”, afirmou Rodrigo Paiva, que
participou do encontro junto com o diretor técnico, Kassius Vasconcelos, o chefe de gabinete, Dênis Kleber, a
assessora de Inovação, Mônica Rocha, o assessor jurídico, Alberto Carrilho, o assessor de Comunicação e Marketing,
Gustavo Grossi, e Kharem Maurício (ASI).
Participantes
Dep. Rodrigo Paiva (Prodemge)
Carlos Augusto Rocha (Inatel)
Fred (Inatel)
26/06/2018 - Lançamento da rede NB-IoT TIM Santa Rita do Sapucaí/MG
Imagine uma
cidade conectada em aplicações simples e que podem facilitar o dia a dia da população ou de uma empresa. O Inatel
foi um dos protagonistas em uma iniciativa realizada em parceria com a TIM e Ericsson, para o desenvolvimento de
soluções em Internet das Coisas para cidades inteligentes com base em soluções móveis. A instituição recebeu em
junho o lançamento da rede da TIM NB-IoT (Narrow Band em Internet das Coisas), que utiliza a rede 4G da operadora.
Com esta ação conjunta, a cidade de Santa Rita do Sapucaí foi a primeira da América Latina a
contar com esta tecnologia que une serviços, melhora a gestão e conecta equipamentos. Em parceria com a prefeitura
do município e com a colaboração dos secretários municipais foram levantadas pela instituição as principais
demandas nas quais a tecnologia poderá ser aplicada em benefício do funcionamento da gestão pública, como na
saúde, educação, obras e demais pastas públicas. Para o empresariado da cidade, o Inatel também recebe as
propostas de parcerias para o projeto, na qual também se inclui o Smart Campus da instituição – este que foi
apresentado durante o lançamento da nova rede utilizando as soluções da tecnologia NB-IoT, no laboratório de IoT
da instituição.
“Entregamos o primeiro passo dessa caminhada, que vai gerar não só para Santa Rita do Sapucaí,
mas para outros municípios do país outro patamar de desenvolvimento. O IoT será a base da sociedade nos próximos
anos e o NB-IoT e as suas ferramentas irão ajudar o Brasil a se desenvolver”, comentou o diretor de inovação e
tecnologia da TIM, Silmar Palmeira durante o lançamento.
“A rede vai fortalecer o ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Inatel na área
de IoT,
contribuindo com as pesquisas realizadas pelos alunos de nossos cursos de Graduação e Mestrado e possibilitando
que diversas aplicações e novos serviços possam ser implantados em nosso campus e em nossa cidade”, afirma o
Diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques. Todas as interações sobre os projetos acontecem na
plataforma IoT Accelerator, solução em nuvem da Ericsson.
O ex-aluno do Inatel e CTO da Ericsson Leandro Nobre, durante o lançamento da rede, disse sobre
a importância do
apoio das startups e das empresas no desenvolvimento dessas aplicações, já que elas irão consumir essas
informações consideradas pelos sensores e dispositivos. “É o início do desenvolvimento das cidades inteligentes,
porém olhamos mais a frente e a participação da comunidade e das empresas é essencial para desenvolvemos esse
ecossistema”.
Com duração prevista de dois anos, além de 40 especialistas do Inatel, entre pesquisadores e
doutores, a parceria
permite também que se estude mais o desenvolvimento do IoT Móvel no Brasil. Essa tecnologia, que é considerada um
elemento-chave para o desenvolvimento do 5G, pode ser utilizada também no rastreamento de ativos industriais e em
monitoramento de segurança.
O acordo de parceria faz parte do programa de Open Innovation da TIM e prevê uma série de ações
e pesquisas, com a
finalidade de desenvolvimento de serviços inovadores e o aperfeiçoamento de soluções.
Para reforçar a
importância do debate sobre o assunto, foi realizado um painel sobre a construção das cidades inteligentes. A ação
recebeu o Prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Wander Wilson Chaves; o diretor de inovação e desenvolvimento da TIM
Brasil, Janílson Bezerra; o diretor de IoT da Ericsson Brasil, Alberto Rodrigues; o pesquisador da área de IoT do
Inatel, profº Joel Rodrigues e o consultor da Pixel, engº Leonardo Ulhoa. O debate foi mediado pelo gerente da
área de desenvolvimento de negócios do Inatel, Leandro Guerzoni.
Neste dia foi feito o cerimonial de lançamento da rede NB-IoT, com convite e apoio com SIMCARD TIM à comunidade
empresarial que manifestasse interesse em desenvolver para esta rede. Participantes
Diretoria Inatel
Silmar Palmeira (TIM)
Janílson Bezerra (TIM)
Leandro Nobre (Ericsson)
Luiz Antônio da Silva Neves (Prefeito de Piraí)
Amaro Gadbem (Prefeito de Caxambú)
30 empreendedores locais
23/03/2018 - Lançamento da parceria Inatel/ TIM/ Ericsson para estímulo a cidades inteligentes Santa Rita do
Sapucaí/MG
O Inatel, a TIM
e a Ericsson firmaram um acordo de intenção para colaboração tecnológica, científica, de inovação e
empreendedorismo com objetivo de prover soluções para o desenvolvimento de Cidades Inteligentes e Internet das
Coisas (IoT, na sigla em inglês), com base em soluções móveis. A assinatura do termo de intenções foi realizada na
tarde de sexta-feira, dia 23 de março, em uma cerimônia no Teatro Inatel, em Santa Rita do Sapucaí. Participaram
da mesa diretora o professor Marcelo de Oliveira Marques, Diretor do Inatel, José Geraldo de Souza, presidente da
Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações, Eduardo Ricotta, presidente da Ericsson Brasil e ex-aluno do
Inatel, Silmar Palmeira, Diretor de Tecnologia e Inovação da Tim Brasil, além do deputado federal Bilac Pinto e o
secretário de Ciência e Tecnologia e vice-prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Wander Wilson Chaves. (Clique neste
link e confira as fotos da cerimônia no Flickr).
“O campus do
Inatel está aberto para pesquisa, desenvolvimento e testes de inovações na crescente área de IoT e 5G. A parceria
entre Inatel, Ericsson e TIM fortalecerá todo o ecossistema de IoT, possibilitando o desenvolvimento de inovações
tecnológicas e de novos serviços em diversas verticais de negócios, em sintonia com o Plano Nacional de IoT, bem
como o surgimento de startups que aumentarão a oferta de serviços, equipamentos e soluções para o mercado”, afirma
Marcelo de Oliveira Marques, Diretor do Inatel.
“Este é mais um passo que damos no sentido de estimular o desenvolvimento de soluções que possam ser utilizadas no
conceito das Smart Cities e IoT, para contribuir com o desenvolvimento e a melhoria do cotidiano dos cidadãos”,
diz Janílson Bezerra, Diretor de Innovation & Business Development da TIM Brasil.
A parceria vai permitir que a operadora forneça aos alunos de graduação e mestrado do Inatel
tópicos de pesquisa e investigação para que estes possam sugerir soluções à serem aplicadas no campo acadêmico e,
futuramente, replicadas fora da universidade. Todas as interações sobre os projetos acontecerão na plataforma IoT
Accelerator, solução em nuvem da Ericsson.
“O propósito é estimular o desenvolvimento de soluções para smart cities dentro da nossa
plataforma IoT
Accelerator. Por ser feito no ambiente real da operadora e ter o apoio do Inatel no desenvolvimento das
aplicações, teremos um ecossistema pronto para fomentar inovações em IoT que irão beneficiar os municípios tanto
na vertical de saúde, quanto também em educação e segurança”, diz Luiz Antonio Tavares, Vice-Presidente Comercial
da Ericsson Brasil.
A plataforma em nuvem IoT Accelerator facilita a conectividade dos mais diversos dispositivos
(de câmeras e
sensores de temperatura a carros) e permite que os dados fornecidos por estes sejam disponibilizados de maneira
segura para aplicações que serão desenvolvidas e integradas à plataforma, abrindo novas fontes de receita para
operadoras e empresas em diferentes frentes das cidades inteligentes, como gerenciamento de água e energia,
segurança, saúde, educação e transporte.
Com duração prevista de dois anos, além de 40 especialistas do Inatel, entre pesquisadores e
doutores, o acordo
vai permitir também que se estude mais o desenvolvimento do IoT Móvel no Brasil. Essa tecnologia, que é
considerada um elemento-chave para o desenvolvimento do 5G, pode ser utilizada em rastreamento de ativos
industriais e monitoramento de segurança.
O acordo de parceria faz parte do programa de Open Innovation da TIM e prevê uma série de ações
e pesquisas, com a
finalidade de desenvolvimento de serviços inovadores e o aperfeiçoamento de soluções. A Pontifícia Universidade
Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) também faz parte do programa, com uma parceria para cooperação e intercâmbio
científico e tecnológico entre a operadora e os alunos e professores da instituição.
“Nossa rede 4G vem sendo preparada como uma plataforma para todos os tipos de serviços,
inicialmente com a banda
larga móvel, passando pela internet fixa com a tecnologia WTTx (uso de conexão móvel sem fio na ponta que chega ao
consumidor) até outras inovações, em IoT. A liderança e a qualidade na cobertura da TIM na tecnologia 4G também
nos permite, junto à parceiros, como o Inatel, oferecer serviços diferenciados ao mercado”, diz Leonardo
Capdeville, Vice-Presidente de Tecnologia da TIM Brasil e ex-aluno do Inatel.