O que é CIPA?
CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio.
A RESPONSABILIDADE PELA SEGURANÇA NO TRABALHO É DE TODOS!!!
Seu objetivo é "observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir ou eliminar os riscos existentes e/ou neutralizá-los".
Sua missão, portanto, é a preservação da saúde, integridade física e a prevenção e combate ao assédio sexual e outras formas de violência no trabalho, tanto para os trabalhadores quanto para todos aqueles que interagem com a empresa, incluindo os prestadores de serviços, por exemplo.
Cabe à CIPA investigar os acidentes, promover e divulgar a observância das normas de segurança, a prevenção e combate ao assédio sexual e outras formas de violência, bem como a promoção da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT).
Aos trabalhadores da empresa cabe indicar à CIPA situações de risco, apresentar sugestões e seguir as recomendações quanto à prevenção de acidentes, utilizando os equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva fornecidos pelo empregador, bem como submeter-se a exames médicos previstos nas Normas Regulamentadoras, quando aplicável.
Vale lembrar que a CIPA não atua sozinha. Seu papel mais importante é estabelecer uma relação de diálogo e conscientização de forma criativa e participativa entre gerentes e colaboradores em relação à forma como os trabalhos são realizados, visando sempre a melhoria das condições de trabalho e a humanização do ambiente.