O Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva (CDTTA) é um local destinado à pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas que facilitem a vida das pessoas com deficiência e sejam acessíveis a todas as camadas da população. Ele é fruto de uma parceria entre o Inatel e o governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).

Sua sede fica dentro do campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí (MG), e reúne, em um mesmo ambiente, estudantes de Engenharia, engenheiros, profissionais da área de Saúde e pessoas com deficiência, sendo esta interação fundamental para a criação de inovações que atendam às reais necessidades destes cidadãos.

O CDTTA foi inaugurado em agosto de 2012 e desde então, passou a centralizar as pesquisas já em andamento na instituição na área de Tecnologia Assistiva, além de assumir a responsabilidade pelo fomento de novos estudos.

Objetivos:

  • Sensibilizar sobre a importância da humanização da Engenharia
  • Incentivar alunos e professores do Inatel a desenvolver ações de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, empreendedorismo e inovação na área de Tecnologia Assistiva
  • Criar oportunidades de transferência tecnológica da academia para o setor industrial, estimulando o fortalecimento da indústria nacional e facilitando o acesso das pessoas com deficiência a estas inovações  

Por estar inserido no Pólo Tecnológico de Santa Rita do Sapucaí, o CDTTA também tem a intenção de atrair novos investidores e empresas na área de Engenharia e Saúde para a região, potencializando assim, os esforços do governo do Estado em garantir os direitos dos cidadãos com deficiência.  

NOTÍCIAS

{{article.title}}{{article.date}}

@ Entre em contato

Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br