O Inatel

1965

O Inatel é um centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, criado em 1965. Foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil. Atualmente oferece seis cursos de graduação (Engenharia de Telecomunicações, Engenharia da Computação, Engenharia Biomédica, Engenharia de Automação e Controle, Tecnologia em Automação Industrial e Tecnologia em Gestão de Telecomunicações); tem pós-graduação lato sensu nas áreas de Redes de Telecomunicações, Engenharia Biomédica, Automação Elétrica e Industrial e Mestrado em Telecomunicações.

Além de formar profissionais, o Inatel transfere tecnologia ao mercado nas áreas de desenvolvimento de software, hardware, educação continuada, consultoria e calibração de equipamentos. Possui parcerias com empresas de grande porte nacionais e multinacionais. Estas parcerias refletem na instalação de modernos laboratórios, cursos de suplementação e colocação dos alunos no mercado.

A marca Inatel também se fortalece pelos benefícios agregados ao desenvolvimento através das parcerias firmadas pela instituição com as agências de fomento dos governos estadual e federal na área de pesquisa. Essas parcerias possibilitam a implementação de projetos de inovação tecnológica e empreendedorismo para disseminação do conhecimento no Inatel gerado.

Centros de Pesquisa

CRR

CRR - Centro de Referência em Radiocomunicações

Tem por objetivo estabelecer mecanismos que permitam ao país ocupar um posto importante no segmento das telecomunicações, desenvolvendo tecnologias e soluções que atendam às demandas da sociedade brasileira.

CDTTA

CDTTA - Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva

É um ambiente destinado à pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas que facilitem a vida das pessoas com deficiência e sejam acessíveis a todas as camadas da população.

CDMICRO

CDMICRO – Centro de Desenvolvimento em Microeletrônica

Tem como objetivo aproximar a microeletrônica das empresas de tecnologia instaladas no Arranjo Produtivo Local (APL) do Vale da Eletrônica e as demandas dos demais mercados. Noticías

Laboratórios de Pesquisa

Rádio Cognitivo

Rádio Cognitivo

Neste laboratório são desenvolvidas pesquisas científicas e tecnológicas para os Rádios Cognitivos, que são rádios definidos por software, possibilitando o uso mais eficiente do espectro de frequências na exploração dos canais de comunicação destinados a outros serviços apenas enquanto estes estão ociosos.

WOCA

Woca - Wireless and Optical Convergent Access

O Laboratório visa a realização de atividades de pesquisas voltadas para a convergência tecnológica dos sistemas de comunicações ópticas e sem fio, atuando na concepção de novas soluções tecnológicas e suas implementações em redes de telecomunicações reais. Tem parceria e projetos de pesquisas e desenvolvimento (P&D), com várias empresas e universidades nacionais e internacionais, bem como o apoio financeiro do governo e instituições de desenvolvimentos como: MCTI, CNPq, FAPEMIG e CAPES.

ICT

ICT - Information and Communications Technologies

O objetivo deste laboratório é desenvolver soluções tecnológicas para os reais problemas hoje da sociedade. Nele estão presentes pesquisas científicas sobre arquiteturas convergentes de informação, a conexão de coisas e pessoas, estruturas contraladas por software e outras demandas importantes para o futuro tecnológico

Realização

SBMO Inatel UNIFEI SBMAG

Diamante

Keysight

Ouro

Anritsu

Prata

Altair Nowigo Rohde Schawarz Sidia Tektronix

Bronze

ESSS Vivavox

Apoio

SBMO CNPQ CAPES