xGMobile está na vanguarda da pesquisa tecnológica e vai atuar na qualificação de profissionais, incentivo à startups e no futuro da inovação da indústria brasileira
O Inatel está diretamente ligado ao desenvolvimento das telecomunicações do Brasil, há quase seis décadas. Como pioneiro na formação dos primeiros engenheiros nessa especialidade no país, o Inatel tem trilhado este mercado em constante evolução. Em 2023, alcançou mais um marco ao ser escolhido como Centro de Competência Embrapii em Redes 5G e 6G, o xGMobile. O objetivo é impulsionar pesquisas estratégicas para o país em áreas de fronteira tecnológica, com parcerias entre ICTs brasileiras e outros países, promovendo qualificação e retenção de talentos e inovação aberta.
O xGMobile foi apresentado para empresários e entidades na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no dia 21 de fevereiro, durante 1° Roadshow dos Centros de Competência EMBRAPII. O evento está disponível neste link.
Formação de Recursos Humanos
O Inatel já se destaca na formação de engenheiros de telecomunicações em graduação, mestrado e doutorado, e com o xGMobile essa atuação é ampliada. Serão oferecidos workshops dinâmicos e cursos de curta duração em diversas trilhas, enriquecendo o conhecimento de profissionais já inseridos nas redes de quinta geração. As temáticas abordadas incluem cibersegurança e a aplicação do 5G em diversas vertentes de mercado, inclusive para executivos.
Pesquisas
Desde 2013, o Inatel está na vanguarda da pesquisa em 5G, e nos últimos quatro anos, avançou para a sexta geração. O xGMobile já realiza pesquisas em Inteligência Artificial aplicada à rede, superfícies refletoras inteligentes para otimizar a cobertura da rede, sensoriamento com rádio frequência, uso da fibra óptica para alimentação de circuitos, TV White Space, Integração Óptico Wireless, e muito mais, adaptadas para diversas verticais de mercado.
Startups
O xGMobile fomentará a integração de startups ao ecossistema de comunicações móveis para a oferta de soluções ágeis mediante o avanço do 5G e 6G. Essas iniciativas não apenas fortalecem o Inatel como um centro de excelência em telecomunicações, mas também contribuem significativamente para o avanço tecnológico no Brasil.
Associação Tecnológica
As empresas poderão participar desse Hub de Inovação de fronteira por meio de associação tecnológica, inclusive com o uso do recurso de investimento obrigatório em P&D. "As empresas associadas ao xGMobile poderão participar e alocar profissionais nos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação; terão acesso à documentação técnica e aos resultados das pesquisas, possibilidade de licenciamento de propriedade intelectual, além de consultorias, treinamento e capacitação de profissionais, de acordo com a categoria de associação feita”, explica o gerente executivo do Centro de Competência, Henry Rodrigues. Clique aqui e veja o programa de benefícios da associação tecnológica ao xGMobile.