O Inatel foi reconhecido como destaque nacional durante a cerimônia do Prêmio Brasil Digital Ozires Silva, realizada no dia 3 de novembro, em São Paulo (SP). A instituição foi premiada pelo projeto Nativos do Futuro, iniciativa que incentiva jovens e professores de todo o país a se engajarem nas áreas tecnológicas e no desenvolvimento do Brasil por meio da educação e da inovação.
Na ocasião, o vice-diretor do Inatel e coordenador do projeto, professor Guilherme Marcondes, também recebeu o prêmio Conselheiro Destaque do Brasil Digital para Todos, que reconheceu nomes de impacto e contribuição junto ao Instituto Brasil Digital entre os anos de 2020 e 2025.
O Prêmio Brasil Digital Ozires Silva é organizado pelo Instituto Brasil Digital, com apoio da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), ABRH Brasil (Associação Brasileira de Recursos Humanos) e do MBC (Movimento Brasil Competitivo). A homenagem celebra práticas inovadoras que contribuem para a transformação digital e o desenvolvimento sustentável, em alinhamento à E-Digital – Estratégia Brasileira para a Transformação Digital.
Ao receber o prêmio, o diretor do Inatel, Carlos Nazareth, destacou a relevância do reconhecimento e o impacto social do projeto:
“Receber o Prêmio Brasil Digital através do projeto Nativos do Futuro é uma honra para o Inatel. Afinal, esse projeto tem como grande perspectiva transformar a vida de jovens, fazendo com que eles possam ingressar no mercado de tecnologia da informação e comunicação e atuar no desenvolvimento do nosso país. Agradecemos muito por essa oportunidade.”
O Nativos do Futuro, apoiado pelo MCTI/Finep, é um projeto de educação tecnológica que leva conhecimento e experiências práticas para estudantes e professores das cinco regiões brasileiras. A iniciativa disponibiliza cursos, videoaulas, podcasts, séries televisivas e competições nacionais em áreas como Engenharia Biomédica, Segurança Cibernética, Robótica e Programação. Todo o conteúdo é gratuito e acessível em uma plataforma digital de ensino a distância, além de veiculado em canais de TV e rádios educativas.

Prêmios conquistados pelo Inatel no Brasil Digital Ozires Silva: reconhecimento nacional ao projeto Nativos do Futuro e à atuação de Guilherme Marcondes na promoção da transformação digital e educação tecnológica.
Segundo Guilherme Marcondes, o reconhecimento reforça o propósito do projeto e o compromisso do Inatel com a inclusão educacional e o estímulo à ciência e à tecnologia:
“É de grande importância para nós o reconhecimento do projeto Nativos do Futuro por esse prêmio de destaque nacional, por ele representar aquilo que as pessoas que avaliaram o projeto enxergaram no seu papel fundamental, que é o de inclusão e de trazer os jovens para as carreiras de engenharia e tecnologia.”
Com o prêmio, o Inatel reafirma sua liderança em inovação educacional e seu compromisso com a formação de talentos para o futuro, atuando de forma estratégica para tornar o conhecimento tecnológico mais acessível e inspirar novas gerações em todo o país.
