O ViewAI, projeto desenvolvido por alunos do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, conquistou o 3º lugar no Prêmio Connected Smart Cities, na categoria Ideias de Negócios Universitários. A cerimônia aconteceu em São Paulo (SP), na última quinta-feira (25), e reconheceu iniciativas inovadoras que contribuem para a construção de cidades mais inteligentes e conectadas.
O projeto foi desenvolvido pelos alunos João Gabriel Ferreira Ribeiro (Engenharia de Telecomunicações), Júlio Cesar Juriolli Filho (Engenharia de Software), Isaac Assis Costa Lopes (Engenharia da Computação) e Fábio Miguel Calo Cruz (Engenharia de Software). A solução já havia se destacado no Hackathon Inatel 2025, realizado em junho, quando a equipe também conquistou a 3ª colocação.
A proposta do ViewAI é utilizar inteligência artificial generativa para automatizar a fase inicial de projetos em escritórios de arquitetura e construtoras. A ferramenta transforma dados de geolocalização em plantas residenciais e modelos 3D, considerando aspectos como relevo, orientação solar e dimensões do terreno. Para isso, emprega a linguagem de programação Python e APIs como Gemini (Google) e Dolly 3 (OpenAI).
João Gabriel conta que a ideia surgiu de um problema real enfrentado no setor da construção: “Um dos maiores desafios na hora de iniciar uma obra é saber se o terreno é adequado, principalmente em relação à inclinação e ao ambiente local. Nossa solução surgiu dessa problemática. O usuário seleciona o endereço no mapa, e a ferramenta processa os dados para gerar as informações e o projeto de forma automatizada.”
Além de facilitar o trabalho dos profissionais e otimizar a construção de plantas que façam bom uso da luz natural e tirem o melhor aproveitamento de placas solares, o ViewAI tem como diferencial a adequação ao Plano Diretor de cidades inteligentes. Como explica Júlio: “O plano diretor tem algumas regras que precisam ser cumpridas, como recuo e área verde. O software ajuda a gerar projetos já alinhados a essas normas, o que também facilita a fiscalização, pois mais construções estarão dentro do que é exigido.”

Premiação evidencia iniciativas acadêmicas do Inatel.
Após a conquista, a equipe pretende seguir desenvolvendo o ViewAI para apresentá-lo na próxima edição da FETIN – Feira Tecnológica do Inatel, além de consolidar a formação de um time fixo para novos projetos. “A gente foi para o prêmio em busca da experiência, e agora estamos aqui, recebendo um prêmio de grande porte. Uma experiência muito positiva”, comenta João Gabriel.
A conquista acontece em um momento especial para o ecossistema local. A cidade de Santa Rita do Sapucaí recebeu os selos Cidades Inteligentes 2025 e Ecossistemas de Inovação 2025, também concedidos pela Connected Smart Cities. Os selos reconhecem a eficácia das iniciativas que tornam a gestão urbana mais eficiente e integrada, além de evidenciarem o papel de Santa Rita como polo de inovação no país.
Atividades promovidas pelo Inatel, como o Hackathon e outros projetos acadêmicos, foram parte da inscrição da cidade para a seleção dos selos, reforçando a relevância do Instituto no fortalecimento da inovação regional e nacional.