A tradicional Feira Tecnológica do Inatel (FETIN) chega a mais uma edição com a temática "O espetáculo da tecnologia acontece aqui", incentivando a união de esforços para transformar ideias em realidade. Entre os dias 25 e 27 de setembro, o Instituto será um ponto de encontro entre a criatividade e a inovação, para que alunos e visitantes explorem as fronteiras da tecnologia.
A feira se destaca como um espaço de integração entre a academia, o mercado e a comunidade. Além da exposição de projetos desenvolvidos por alunos do Inatel, que abordam soluções tecnológicas para problemas reais do Brasil, a FETIN também promoverá atividades culturais e de capacitação para estudantes do Ensino Médio, vindos de várias regiões.
São esperados mais de quatro mil visitantes apenas de colégios vindos de Minas Gerais, que poderão conhecer as inovações, participar de workshops e interagir com games. A programação ainda cona com a edição do Sabores do Vale e o Conexão Cultural, que traz apresentações musicais de artistas regionais, criando um ambiente de interação entre tecnologia e arte.
Mais de 80 projetos foram selecionados para a feira, desenvolvidos ao longo do ano com a orientação de professores e mentoria de profissionais de diversas áreas. Além das premiações que consideram o nível de desenvolvimento e o período dos cursos, há também os destaques em inovação, que recebem investimentos para dar continuidade aos projetos e, eventualmente, transformá-los em empresas — algo recorrente ao longo das quatro décadas da FETIN. Neste ano, uma nova categoria foi criada: soft skills, com premiação para os alunos mais engajados durante os eventos preparatórios ao longo do ano.
“A FETIN é um dos principais eventos nacionais de universitários de engenharia, que transforma problemas da sociedade em soluções utilizando a tecnologia. Além disso, é um espaço de compartilhamento de ideias e muitos aprendizados. E vários dos projetos são transformados em startups, contribuindo para o desenvolvimento econômico do país”, afirma o coordenador da FETIN, professor Filipe Bueno.
Incentivo ao empreendedorismo
Outra novidade da FETIN 2024 é o Espaço Startups. A iniciativa é uma forma de trazer mais visibilidade para empresas da região. Neste ano, o Espaço traz sete empresas que têm tecnologia circulando em toda a sua estrutura para vivenciar a FETIN, inspirando os estudantes a seguirem em frente com seus projetos.
“O Espaço foi criado para startups, microempreendedores e empreendedores sociais, em mais uma ação da FETIN de não ser apenas uma feira acadêmica, mas gerar o maior impacto positivo na região”, explica Filipe. A intenção é expandir ano a ano, permitindo que os pequenos empreendedores ou empreendedores de empresas novas tenham uma janela para mostrar suas soluções.
Internacionalização e integração cultural
A FETIN também contará com a participação de alunos estrangeiros, vindos de países como Bolívia, Equador, Paraguai e Alemanha. Durante o evento, 12 projetos internacionais serão apresentados, promovendo a integração cultural e acadêmica. Vale ressaltar que um deles foi desenvolvido em parceria com o Inatel e uma universidade da Alemanha.
Com um legado de quatro décadas, a Feira Tecnológica do Inatel segue impulsionando a inovação e o empreendedorismo, consolidando-se como um evento essencial para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas no Brasil. Mais informações podem ser obtidas pelo site do evento.