Faculdade do Sul de Minas, com nota máxima no MEC, oferece bolsas de estudo de 50% a 100%, para os primeiros lugares do vestibular. O processo é válido para alunos de todo o país, por meio do ENEM ou prova presencial.
O vestibular de 2024 do Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel já está vigente. Com o tema “O futuro não tem hora, mas tem lugar”, a campanha promove a inserção acadêmica na área da engenharia com ênfase em tecnologia. A instituição, que possui nota máxima (5) no MEC, oferta sete cursos premiados de graduação, sendo eles: Engenharia Biomédica, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Software e Engenharia de Telecomunicações.
As vagas para o 1º e 2º semestre de 2024 são referentes ao turno integral e noturno, com uma duração de cinco anos para os cursos de Engenharia. O processo possui uma taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), e conta com diversos formatos seletivos, como, por exemplo, a utilização da nota do Enem e a prova presencial ou on-line. Para utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, as inscrições ficam abertas até o dia 23 de outubro de 2023. Já a adesão via prova, acontece até o dia 20 de novembro de 2023. O candidato pode ainda concorrer às vagas do Instituto, por meio da transferência e obtenção de novo título.
Para Luiz Felipe Simões de Godoy, Presidente da Comissão Permanente do Processo Seletivo do Inatel, a faculdade conta com eventos de integração, ambientação e uma equipe de psicólogos e psicopedagogos que atuam no atendimento e direcionamento dos estudantes ao longo do curso. “Ao escolher o Inatel, o estudante pode ter a certeza que desenvolverá, durante a graduação, todas as habilidades e competências necessárias para um profissional do futuro, com uma formação de altíssimo nível técnico e humanístico”, enfatiza o professor.
O vestibular Inatel é voltado a quem quer trabalhar com tecnologias aplicadas a diversas áreas de atuação, conviver com grandes referências em docência nas áreas do ensino e da pesquisa, participar de um mercado inovador, ter acesso a laboratórios de ponta e ainda garantir uma educação inclusiva. A fim de promover um ambiente acadêmico de excelência cada vez mais acessível, aproximadamente 70% dos alunos da instituição são bolsistas – contando com bolsas mensalidade e outras modalidades de incentivo ao desenvolvimento acadêmico. O programa da Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações – Finatel, denominado “Sua Bolsa Inatel”, atualmente possui cinco categorias de bolsas de estudo com edital aberto. Por meio do programa, perfis diversos de alunos podem ter acesso a bolsas de até 100% da mensalidade.
Neste vestibular, a categoria “Bolsa Mérito” oferece seis bolsas 100% e 12 bolsas de 50%. O benefício será concedido aos ingressantes no primeiro semestre de 2024, que tenham participado do processo seletivo e que alcancem os primeiros lugares na classificação geral da nota do ENEM e das provas presenciais do vestibular. Clique aqui, para mais informações.
Já como aluno da instituição, o discente ainda poderá participar de outros programas internos, com oportunidades de obtenção de renda para a sua manutenção diária. Esses programas são fomentos de órgãos nacionais, estaduais ou de empresas, nacionais e multinacionais, parceiras do Inatel, que oferecem uma formação suplementar ao aluno, em atividades práticas orientadas às exigências do mercado. Assim, os alunos contam também com bolsas estágios, bolsa de iniciação científica, o programa “jovens talentos”, a monitoria de ensino e o projeto hand’s on, que são oportunidades que oferecem remunerações ou bolsas de até 75% do valor da mensalidade.
O Inatel é referência internacional na formação de profissionais altamente capacitados. O campus da Faculdade está localizado em uma cidade que transpira sabedoria e experiências imersivas em tecnologia. Conhecida nacionalmente por ser o Vale da Eletrônica, Santa Rita do Sapucaí fica no Sul do estado de Minas Gerais, há menos de 3h de São Paulo. Com uma infraestrutura de 75 mil m² de área, a instituição possui mais de 40 laboratórios tecnológicos, incluindo um FabLab, espaço poliesportivo com academia de musculação, quadras, piscina e ginásio coberto - que permitem a interação entre os alunos de todos os períodos -, assim como biblioteca com um milhão de títulos eletrônicos e um extenso acervo físico, e um dos mais modernos teatros da região. O Inatel é um centro de competências para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e também possui uma Incubadora de Empresas.
O início do semestre letivo no Inatel, uma das maiores instituições de Engenharia do país, está previsto para o dia 05 de fevereiro de 2024. Saiba mais informações no Edital ou clique aqui e faça a sua inscrição.
INFORMAÇÕES GERAIS:
Inscrições:
- 04.09 a 23.10 - ENEM (notas obtidas a partir do ano de 2010);
- 04.09 a 20.11 - prova presencial ou on-line;
Taxa de inscrição:
- R$50,00 (cinquenta reais)
Site:
Prova (presencial ou on-line):
- 25.11.2023 das 13h30 às 17h30
Local:
- Campus do Inatel em Santa Rita do Sapucaí-MG, ou na forma online, no local de sua preferência.
Resultados:
- 30/10/23 (candidatos aprovados pelo Enem);
- 29/11/23 (candidatos aprovados pelas provas on-line ou presencial);
Matrículas:
- Presencialmente no campus ou virtualmente.
- Enem: 30/10/23 a 09/11/23.
- Processo Seletivo presencial e on-line: 29/11/23 a 09/12/23.