Inatel recebe Presidente da Conexis Brasil Digital em Aula Magna

O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel realizou, no dia 8 de abril, a tradicional Aula Magna dos cursos de graduação com a participação do presidente executivo da Conexis Brasil Digital e da Telebrasil, Marcos Ferrari. O evento, que aconteceu no Teatro Inatel, reuniu alunos, professores e colaboradores para uma palestra sobre os rumos e transformações do setor de telecomunicações no país.

Com uma ampla trajetória no setor público e privado, Marcos Ferrari compartilhou experiências e apresentou um panorama detalhado da evolução tecnológica no Brasil, destacando o papel estratégico da conectividade para o desenvolvimento econômico e social. Ele ressalta que o setor representa 2,5% do PIB nacional, emprega 1,7 milhão de pessoas direta e indiretamente, e movimenta cerca de R$ 40 bilhões em investimentos por ano.

“A conectividade é o que a energia foi para a Revolução Industrial. Hoje, ela é base para todos os setores da economia e para a transformação digital que vivemos diariamente. Aprender sobre telecomunicações é um caminho promissor. É um setor dinâmico, em constante renovação, e quem se dedicar a ele terá sempre espaço no mercado”, afirmou o palestrante convidado.

Durante a apresentação, Ferrari também abordou temas como a importância do 5G, os obstáculos enfrentados na expansão da infraestrutura, como a burocracia no licenciamento de antenas, e a necessidade de ampliar o letramento digital no país. Ele também destacou o papel crescente da inteligência artificial e o potencial da tecnologia para transformar a economia global nos próximos anos.

Além disso, a cerimônia também celebrou o desempenho acadêmico de 50 estudantes dos sete cursos de graduação do Inatel. Os alunos receberam certificados de excelência por atingirem média superior a 90 pontos no segundo semestre de 2024. Entre os homenageados, os estudantes João Victor Godoy da Silva e Matheus Dionísio Teixeira Andrade, do curso de Engenharia de Software, foram anunciados como os novos integrantes do Programa Jovens Talentos, um projeto que oferece bolsa de estudos e orientação individualizada até o fim da graduação, incentivando o desenvolvimento técnico e acadêmico dos alunos.

"É muito gratificante, tanto pessoal quanto profissionalmente. A gente se lembra de todo o empenho e esforço ao longo do semestre, e ser valorizado por isso é uma motivação a mais para continuar mantendo a excelência" comentou João Victor.

Tendências tecnológicas e troca de experiências

Além da Aula Magna, entre os dias 8 e 12 de abril, o Inatel promoveu a Semana da Engenharia de Telecomunicações, com atividades que integraram teoria, prática e mercado. A programação incluiu palestras, minicursos e painéis sobre inovação e infraestrutura, além do desafio Capture the Flag (CTF), realizado no sábado (12), que testou e colocou em prática os conhecimentos dos participantes em segurança cibernética e invasão de sistemas em um ambiente controlado.

Veja mais