Sada Cruzeiro utilizou campus do Inatel para pré-temporada

O Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel recebeu equipes Sub-17 e Sub-19 de vôlei do Sada Cruzeiro. Pela primeira vez, os atletas das categorias de base do clube realizam parte de sua pré-temporada fora de Belo Horizonte (MG), e o local escolhido para essa preparação foi o campus da Instituição.

Com um grupo composto por 24 atletas e a comissão técnica, a equipe do Sada Cruzeiro utilizou a estrutura do Inatel para um treinamento intensivo, com atividades na quadra de areia, no ginásio poliesportivo e na academia. Segundo o treinador Marcos Henrique do Nascimento, essa pré-temporada fora da capital mineira era um desejo antigo que agora pode ser concretizado.

"Sempre tivemos o sonho de fazer uma pré-temporada com os meninos da base, e neste ano conseguimos. A ideia inicial era irmos para uma praia, em São Paulo, mas o professor Lino, que já esteve aqui com a seleção brasileira de base, sugeriu o Inatel. A estrutura da Instituição é fantástica, com academia, quadra de areia, uma excelente quadra coberta e alojamento próximo, o que está sendo fundamental para o desenvolvimento desse trabalho de início de temporada", destacou o técnico.

Para os jogadores, a experiência também tem sido enriquecedora. O atleta Willian Engelage, que atua como central, ressaltou a importância da estrutura do campus para o desempenho do time. "Viemos principalmente com o intuito de treinar na areia, pois é uma preparação mais intensa depois de um período parados, mas aqui temos a oportunidade de combinar os treinos na areia com a academia e a quadra. Se estivéssemos na praia, perderíamos a referência da quadra, e essa estrutura do Inatel tem feito toda a diferença", afirmou o jogador.

Os jogadores também tiveram a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos e experiências com jovens talentos do Conexão Esportiva, uma iniciativa criada pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE-FMC) e que conta com a parceria do Inatel. Durante a estadia, a equipe participou de uma clínica esportiva com os alunos do projeto, proporcionando um intercâmbio de aprendizado e inspiração para os futuros atletas.

Além da clínica, a equipe compartilhou sua experiência com um dos estudantes do Inatel, que integra a Associação Atlética Acadêmica. Otávio Jimenez, atleta da equipe de vôlei do Instituto, participou dos treinos durante a passagem do SADA pelo campus.

De acordo com o coordenador de esportes do Inatel, Eduardo Ribeiro, essa parceria esportiva com uma equipe que fomenta o esporte no Brasil fortalece mais uma ação do Inatel, que vai além da educação. “Essa parceria vem ao encontro do que fazemos com as seleções brasileiras de vôlei desde 2018. Já recebemos aqui atletas olímpicos e, agora, jovens que sonham em se tornar profissionais. O Inatel olha além da educação, apoiando a formação, a saúde, o bem-estar e a disciplina, fundamentais para alcançar metas e conquistas".

Com expectativas altas para a temporada 2025, Marcos Henrique reforçou que a equipe vem sendo preparada com foco no trabalho em grupo e na construção de uma identidade sólida. "Temos um grupo muito qualificado, com um coletivo muito forte. Esse momento de pré-temporada é muito importante não só para o desenvolvimento físico e técnico, mas também para fortalecer essa unidade entre os atletas".