Centro de Referência em Radiocomunicações
O Centro de Referência em Radiocomunicações tem por objetivo estabelecer mecanismos que permitam ao país ocupar um posto importante no segmento das telecomunicações, pesquisando, avaliando e desenvolvendo tecnologias e soluções que atendam às demandas da sociedade brasileira e às especificidades (demográficas, geográficas e econômicas) do país.
Rádio Enlace de Longo Alcance e Grande Capacidade
O CRR consiste em criar soluções de rádio enlaces digitais ponto-a-ponto de alta capacidade para acesso à Internet que é precário em muitas comunidades rurais e pequenas cidades, em todas as regiões do país. Também pode viabilizar enlaces de comunicação sem fio para interconexões de plataformas de exploração de recursos petrolíferos nas regiões do pré-sal.
Acesso a Banda Larga sem Fio
Em função desta alta demanda por dispositivos de acesso à Internet sem fio, o desempenho da rede em diferentes parâmetros deve ser observado, como taxas de transferência de dados, eficiência de armazenagem, autonomia de bateria, entre outros fatores. O Centro de Referência em Radiocomunicações visam garantir a qualidade dos equipamentos voltados para o acesso à Internet banda larga sem fio.
Redes de 5ª Geração
Novos cenários previstos para a quinta geração (5G) da telefonia móvel celular trazem desafios que não poderão ser superados apenas com o aumento da vazão de dados. Dentre estes: serviços de distribuição de vídeos, compartilhamento em redes sociais de imagens e vídeos de alta definição, comunicação entre dispositivos sem que haja a intervenção humana, Soluções para casas inteligentes e Smart Grids e outros.
Enlaces de Comunicação via Satélite
Uma das grandes contribuições do centro nas comunicações via satélite é oferecer vantagens técnicas, estratégicas e financeiras para as operações ligadas a defesa civil, educação e saúde em um país de grandes diversidades e que enfrenta o desafio de garantir um bom atendimento sócio cultural para toda população em diferentes regiões. Outro aspecto de grande importância está ligado às forças armadas, que podem utilizar as comunicações por satélite para suas operações táticas, estratégicas e administrativas.