Mensagem de Abertura

Gostaria de dar as boas-vindas a todos os presentes no 40ª Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, o SBrT 2022.

Após duas edições do SBrT realizadas de forma 100% online, retornamos nesta edição no formato 100% presencial. Dados os desafios que todos enfrentamos durante o período da pandemia e suas consequências, considero ser esta uma importante edição nos 40 anos de realização do simpósio.

No programa do simpósio teremos 3 plenárias, com pesquisadores de destaque internacional. Destaco a presença de nossos ilustres palestrantes Doutor Martin Haardt, Doutora Ana Isabel Pérez-Neira e Doutor Cláudio da Silva. Teremos ainda um painel de discussão com o tema “Os problemas e Soluções de Segurança Cibernética nas Diferentes Infraestruturas Críticas”, com a participação de importantes representantes da indústria.

Foram 229 artigos submetidos (195 artigos completos e 34 artigos de IC), dos quais 167 artigos foram aceitos para serem publicados (141 artigos completos e 26 artigos de IC). Estes artigos serão apresentados em 30 sessões técnicas e 5 sessões de pôsteres. Foram 236 inscrições entre autores profissionais e estudantes, parceiros e voluntários.

Teremos ainda duas palestras, às quais denominamos de Market Insights, que serão ministradas por dois de nossos patrocinadores. Também foram realizados 5 minicursos, todos com temas relevantes dentro do contexto das telecomunicações e processamento de sinais. Destaco: três destes minicursos com foco prático, em laboratório. Haverá também uma Sessão Estudantil da ComSoc IEEE. Neste evento dedicado aos estudantes de graduação e de pós-graduação na área de Comunicações, serão apresentadas as vantagens e benefícios da associação ao IEEE e à Communications Society (ComSoc) por parte da comunidade estudantil, tanto no âmbito acadêmico quanto profissional.

O SBrT também conseguiu disponibilizar o valor de R$ 20.000,00 no auxílio a estudantes, que, de alguma forma, pôde ajudar 31 estudantes de graduação e pós-graduação a custearem parcialmente suas despesas de vinda para o SBrT 2022.

Destaco também a participação decisiva de nossos patrocinadores e apoiadores. Cito nominalmente, e agradeço, o centro de segurança cibernética do Inatel e a Huawei, Daydream Mídia, Rohde&Schawarz, Keysight, Ideal Antenas, Anritsu, Sidi, ESSS, IEEE Comsoc Latin America, Fapemig e Capes. Estas parcerias são muito importantes para a realização do simpósio. Por exemplo, vamos premiar com equipamentos o melhor artigo completo e o melhor artigo de iniciação científica devido a estas parcerias. É importante também enfatizar a parceria entre o SBrT 2022 e IEEE Comsoc Latin America que viabilizou a vinda de um de nossos palestrantes. O meu muito obrigado ao Dr. Fabrício Braga Soares de Carvalho e ao Dr. Andres Navarro Cadavid.

Além de toda a programação técnica, boa comida, boa bebida e uma boa conversa. Espero que todos aproveitem estes momentos de convivência, que, há alguns meses atrás pareciam impossíveis. Espero que todos aproveitem as apresentações.

Gostaria de agradecer à Sociedade Brasileira de Telecomunicações – SBrT pela confiança depositada no Inatel para executar esse trabalho tão importante e a realização desse simpósio que é histórico, comemorando os 40 anos do evento. Gostaria de agradecer aos autores dos artigos, ao Inatel e à Finatel pela disponibilização dos recursos físicos, financeiros e de recursos humanos. Registro também meu agradecimento ao comitê organizador, ao comitê técnico e a todas as pessoas que foram envolvidas para que este evento pudesse ocorrer.

Aproveito para convidar a todos para participarem de um evento cultural no Teatro Inatel: um show de Rock, com o tema Clássicos do Rock. Uma homenagem do Inatel aos 40 anos do simpósio brasileiro de telecomunicações e processamento de sinais.

Bom simpósio a todos.

Rausley Adriano Amaral de Souza

Coordenador Geral do SBrT 2022

MainMenu

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar