Currículos Novos
O Núcleo de Empreendedorismo e Inovação - NEmp, coordena as atividades complementares de empreendedorismo e Inovação, que integram a organização acadêmico-curricular dos cursos de graduação do Inatel.
Saiba como validar horas em atividades curriculares obrigatórias e eletivas nos programas de empreendedorismo e Inovação.
Quantidade de horas necessárias por aluno: 90 horas, sendo 80 obrigatórias e 10 eletivas
Período de contabilização das horas obrigatórias: P1 a P7
Período de contabilização das horas eletivas: P1 a P10
Atenção: Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para entrar em contato por e-mail (nemp@inatel.br), TEAMS ou na Coordenação de Cursos (Prédio 3 – Piso Superior).
O conteúdo de empreendedorismo e inovação oferecido pelo NEmp foi desenvolvido e organizado em 03 eixos com o objetivo de oferecer as experiências mais marcantes e abrangentes possíveis para a formação dos alunos. Os três eixos oferecidos são:
Empreendedorismo Executivo:
Este eixo trabalha principalmente competências empresariais, gerenciais, de liderança e negociação. O aluno estará a frente de sua própria empresa incubada ou startup nascente ou estará participando de programas e atividades ligados a geração de inovações e negócios, sempre interagindo diretamente com o mercado e com executivos e empreendedores dos mais diversos segmentos.
Incubadora
Quando ocorre: atemporal
Esforço, trajetória e competência trabalhada: Programa onde o aluno cria sua empresa real e desenvolve seu empreendimento ao nível de uma empresa graduada que vai para o mercado. Participará do intenso programa de capacitação da Incubadora oferecido aos empresários no período em que estiverem incubado.
Horas em AC: OBRIGATÓRIAS e ELETIVAS:
- Participação no Júri de triagem: 03 AC
- Participação no Júri da Incubadora: 06 AC
- Ingresso como empresário: 06 AC
- Após 01 ano de incubação: 50 AC + 25 eletivas
- Após 02 anos de incubação, com apresentação de indicadores claros para graduação ou empresa graduada: 30 AC + 25 letivas.
- TOTAL POSSÍVEL: 95 obrigatórias e 50 eletivas
Regra Básica: O aluno deve ser sócio oficial e trabalhar na empresa. O aluno que se associar a uma empresa incubada a qualquer momento após sua instalação na Incubadora, receberá de imediato uma quantidade de AC´s referente ao seu "ingresso como empresário" (06 AC´s), e passará a contabilizar AC´s proporcionais em função do seu tempo de permanencia na empresa e à fase (tempo) que a empresa se encontrar no processo de incubação. Esta mesma lógica de proporcionalidade será aplicada para contabilizar AC´s ao aluno sócio de uma empresa que deixar a sociedade empresarial a qualquer momento, como também ao aluno empresário que se formar antes da graduação de sua empresa.
Pré-aceleradora de projetos/startups
Quando ocorre: um ciclo por ano
Esforço, trajetória e competência trabalhada: Programa onde o aluno Inicia sua startup na Incubadora (projeto de uma empresa) e desenvolve seu projeto ao nível de finalizar com sucesso o programa. Participará do intenso programa de capacitação da pré-aceleradora oferecido aos empreendedores no período.
Horas em AC: OBRIGATÓRIAS e ELETIVAS:
- Participação no Júri presencial: 05 AC
- Iniciou o processo formalmente: 06 AC
- Saída/passagem do Programa no final da 1ª fase (quando houver fases): 08 AC
- Saída/passagem do Programa no final da 2ª fase (quando houver fases): 08 AC
- Saída/passagem do Programa no final da 3ª fase (quando houver fases): 08 AC
- Conclusão do Programa: 25 AC + 10 Eletivas
- Conclusão do Programa com 100% dos entregáveis concluídos com êxito: + 15 eletivas
- TOTAL POSSÍVEL: 60 Obrigatórias e 25 Eletivas
Regra Básica: O aluno deverá integrar oficialmente a equipe e dedicar-se conforme a programação. O aluno que se formar antes do final do programa receberá a quantidade de AC´s proporcionais ao tempo de seu projeto no programa. A conclusão sobre a efetividade das entregas planejadas são de responsabilidade da coordenação do programa.
Pré-incubadora de projetos/startups
Quando ocorre: atemporal, com ciclos trimestrais que podem se estender até 12 meses. Para projetos excepcionais, pode se chegar a 24 meses, como exemplo projetos da área médica, sendo que sessa definição será concluída e planejada no início do programa.
Esforço, trajetória e competência trabalhada: Programa onde aluno cria o seu projeto de uma empresa e passa por ciclos de trabalho para desenvolvimento de prova de conceito/protótipo, modelagem do negócio, validação e preparo para vendas. Participará de atividades de capacitação e integração ao ambiente de empreendedorismo e inovação proporcionado pela pré-incubadora.
Horas em AC: OBRIGATÓRIAS e ELETIVAS:
- Participação no Júri de Triagem: 03 AC
- Ingresso: 02 AC
- Participação/passagem pelo 1º ciclo trimestral: 5 AC
- Participação/passagem pelo 2º ciclo trimestral: 5 AC
- Participação/passagem pelo 3º ciclo trimestral: 5 AC
- Participação/passagem pelo 4º ciclo trimestral (se ocorrer): 5 AC
- Conclusão do ciclo de desenvolvimento de prova de conceito com entrega de protótipo: 15 AC
- Conclusão do ciclo de validação/preparo para vendas: 10 AC
- Conclusão do Programa com 100% dos entregáveis concluídos com êxito: + 25 eletivas
- TOTAL POSSÍVEL: 50 Obrigatórias e 25 Eletivas
Regra Básica: O aluno deverá integrar oficialmente a equipe e dedicar-se conforme a programação. O aluno que se formar antes do final do programa receberá a quantidade de AC´s proporcionais ao tempo de seu projeto no programa. A conclusão sobre a efetividade das entregas planejadas são de responsabilidade da coordenação do programa.
Empresa Júnior
Quando ocorre: atemporal, com horário das atividades definido com os membros. (entrada limitada a disponibilidade de vagas anuais disponibilizadas por meio de chamadas/editais de seleção coordenados pela própria empresa)
Esforço, trajetória e competência trabalhada: Aqui os participantes experimentarão uma carreira executiva, podendo ser esta intensa e mais completa se o aluno conseguir ascender no plano de carreira definido pela Empresa Júnior. (iniciando como associado e podendo chegar à Diretor Presidente).
Horas em AC: OBRIGATÓRIAS e ELETIVAS:
- trainee (após 6 meses): 10 AC + 10 eletivas
- Assessor: (após 6 meses): 05 AC + 10 eletivas
- Assessor: (após 12 meses): 15 AC + 10 eletivas
- Diretor : (após 6 meses): 10 AC + 20 eletivas
- Diretor: (após 12 meses): 20 AC + 20 eletivas
- Diretor Presidente: (após 6 meses): 20 AC + 20 eletivas
- Diretor Presidente: (após 12 meses): 20 AC + 20 eletivas
- TOTAL POSSÍVEL: 100 Obrigatórias e 110 Eletivas
Regra Básica: A Empresa Júnior possui um Regulamento próprio, desenvolvido e validado pelo NEmp, que contempla as fases aqui descritas e este será o documento que balizará a distribuição destas AC´s.
Processo de ideação*
Quando ocorre: atemporal, com horário de atividades definido com os participantes. (capacidade máxima de 04 ciclos por ano)
Esforço, trajetória e competência trabalhada: Este processo ocorre no ambiente do Lab. de Ideação, coordenado pelo especialista deste Laboratório e possui duração de 2,5 meses. Os participantes são alunos, entre outros, que passaram pelo Processo de Triagem do NEmp e pelo Júri deste processo foram para lá enviados. O Processo de ideação tem o objetivo de trabalhar a viabilidade marcadológica, financeira e técnológica da ideia, além de trabalhar a modelagem do negócio. Espera-se que parte dos empreendedores após passarem por este estágio, procurem a Pré-Incubadora ou a Incubadora para inicarem seus negócios.
Horas em AC: OBRIGATÓRIAS e ELETIVAS:
- Participação no Júri de triagem: 03 AC
- Iniciou o processo formalmente: 05 AC
- Finalizou o processo com participação em todas as atividades planejadas: 20 AC + 05 eletivas
- Conclusão do Programa com 100% dos entregáveis concluídos com êxito: + 10 eletivas
- TOTAL POSSÍVEL: 28 Obrigatórias e 15 Eletivas
Regra Básica: O Lab. de Ideação manterá os registros necessários para o controle deste processo. A conclusão sobre a efetividade das entregas planejadas são de responsabilidade da coordenação do programa.
Semana do Empreendedor (seminário de empreendedorismo e inovação)*
Quando ocorre: uma vez por ano no segundo semestre. Atenção: Horários das atividades batem com horários de aulas.
Esforço, trajetória e competência trabalhada: Seminário sobre empreendedorismo e inovação onde são realizados workshops, cursos, palestras e oficinas, contando sempre com empreendedores destacados de todo o país.
Horas em AC: OBRIGATÓRIAS e ELETIVAS:
- Palestra Magna de Abertura do Seminário: 07 AC + 01 eletivas
- Palestra do Seminário: 04 AC + 01 eletivas
- Minicurso ou outra capacitação de até 02 horas: 04 AC + 01 eletiva
- Workshop ou outra capcitação de 03 horas ou mais: 06 AC + 02 eletivas
- TOTAL POSSÍVEL: Dependerá da quantidade de atividades ofertadas no seminário
Regra Básica: O aluno deverá participar do início ao fim da atividade para validação das horas.
Observatório de empreendedores
Quando ocorre: basicamente 01 vez por mês, horário das atividades fora do horário de aulas
Esforço, trajetória e competência trabalhada: Em cada observatório o aluno irá interagir com um empreendedor empresário que, por um período aproximado de 01 hora, relatará fatos reais de sua experiência como empresário com o intuito de transferir ensinamentos e conhecimentos aos participantes que desejam ter um negócio próprio.
Horas em AC: OBRIGATÓRIAS e ELETIVAS:
- Participação em cada edição: 03 AC
- TOTAL POSSÍVEL: 36 Obrigatórias e 25 Eletivas
Regra Básica: A quantidade de AC´s obrigatórias serão limitadas ao montante de 36 AC´s (45% do total de AC´s obrigatórias). Após este montante de 36 AC´s obrigatórias, as demais participações serão contabilizadas como AC´s eletivas e valerão 01 AC por edição até o limite de 25 AC´s eletivas.
Empretec do Sebrae
Quando ocorre: Sem data definida sem previsão de ocorrência. Atenção: Horários das atividades batem com horários de aulas.
Esforço, trajetória e competência trabalhada: O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas - ONU voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios, promovido em cerca de 34 países. No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae e já capacitou cerca de 230 mil pessoas, em 9,8 mil turmas distribuídas pelos 27 Estados da Federação. Todo ano, o Empretec capacita em torno de 10 mil participantes. Segundo pesquisa do Sebrae realizada com 3.482 clientes atendidos em 2015, a satisfação geral com o Empretec é muito positiva, com nota média de 9,1 pontos, sendo que 74% estão muito satisfeitos (atribuíram notas 9 ou 10).
Horas em AC: OBRIGATÓRIAS e ELETIVAS:
- Participantes: 40 AC + 10 eletivas
- Vencedor (1º lugar): 25 AC + 05 eletivas
- TOTAL POSSÍVEL: 65 obrigatórias e 15 Eletivas
Regra Básica: Se o evento não for realizado pelo Inatel ou no Inatel (com apoio da Instituição), neste caso é necessário a apresentação de um documento oficial que comprove a participação do aluno, com assinatura do representante do Sebrae local que apoiou/realizou o seminário.
Empreendedorismo para Criatividade e Inovação:
Este eixo trabalha principalmente o exercício da criatividade e a realização de ações dentro do processo de geração de inovações, que vai desde a concepção de ideias que podem ser oportunidades até a criação de startups na prática. Aqui o aluno está sempre em contato com métodos e processos inerentes ao Design Thinking.
Banco de Ideias
Quando ocorre: atemporal, fora do horário de aula.
Esforço, trajetória e competência trabalhada: Aqui os alunos podem postar ideias criativas na plataforma do Banco de Ideias, que deverão ser validadas, com potencial para serem embriões de soluções inovadoras. Este processo é totalmente alinhado com os horizontes da Inovação Aberta.
Horas em AC: OBRIGATÓRIAS e ELETIVAS:
- Ideia postada/validada: 01 AC
- Ideia Vencedora de um Concurso de Ideias do Banco de Ideias: (1º lugar): 35 AC + 10 eletivas
- Ideia Vencedora de um Concurso de Ideias do Banco de Ideias: (2º e 3º lugar): 20 AC + 05 eletivas
- Ideia Vencedora de um Concurso de Ideias do Banco de Ideias: (4º e 5º lugar): 15 AC + 05 eletivas
- TOTAL POSSÍVEL: 16 Obrigatórias + uma quantidade especial (de obrigatórias e eletivas) se for ganhador de algum concurso.
Regra Básica: A quantidade de AC´s obrigatórias serão limitadas ao montante de 16 AC´s (20% do total de AC´s obrigatórias necessárias). Cada ideia precisará ser validada e postada no banco para contabilizar 01 AC. Ganhadores de Concursos de Ideias, cujas ideias forem selecionadas entre as 05 primeiras, receberão uma quantidade específica de AC´s obrigatórias conforme descrito neste plano.
Semana do Empreendedor (Seminário de empreendedorismo e inovação)*
Quando ocorre: uma vez por ano no segundo semestre. Horários das atividades batem com horários de aulas
Esforço, trajetória e competência trabalhada: Seminário sobre empreendedorismo e inovação onde são realizados workshops, cursos, palestras e oficinas, contando sempre com empreendedores destacados de todo o país.
Horas em AC: OBRIGATÓRIAS e ELETIVAS:
- Palestra Magna de Abertura do Seminário: 07 AC + 01 eletivas
- Palestra do Seminário: 04 AC + 01 eletivas
- Minicurso ou outra capacitação de até 02 horas: 04 AC + 01 eletiva
- Workshop ou outra capcitação de 03 horas ou mais: 06 AC + 02 eletivas
- TOTAL POSSÍVEL: Dependerá da quantidade de atividades ofertadas no seminário.
Regra Básica: O aluno deverá participar do início ao fim da atividade para validação das horas
Olimpíada do Empreendedor*
Quando ocorre: uma vez por ano. Horários das atividades batem com horários de aulas.
Esforço, trajetória e competência trabalhada: Tem o objetivo de trabalhar a força criativa dos alunos através de desafios propostos, sempre com estratégicas e ferramentas modernas ligadas ao processo de inovação.
Horas em AC: OBRIGATÓRIAS e ELETIVAS:
- Integrantes da organização: 04 AC
- Participantes: 08 AC + 04 eletivas
- Vencedores (1º lugar): 15 AC + 04 eletivas
- Vencedores (2º e 3º lugares): 10 AC + 04 eletivas
- TOTAL POSSÍVEL: 23 obrigatórias + 08 eletivas
Regra Básica: Todos os participantes que participarem de toda a programação ganharão AC´s obrigatórias e os ganhadores ganharão uma quantidade adicional conforme descrita neste DOC. Os integrantes da organização não poderão ser partcipantes e também ganharão uma quantidade específica de AC´s.
Curadoria EduTec&Cria*
Quando ocorre: basicamente duas vezes por semestre, fora do horário de aula.
Esforço, trajetória e competência trabalhada: São eventos ligados a educação, tecnologia e criatividade, em que cada edição trabalhará um tema específico abordando algumas destas áreas ou todas elas conjuntamente. Toda edição contará com um "Curador" que será o especialista responsável pelo conteúdo e formato da programação, que geralmente ocorrerá num espaço de tempo de 15 dias. Cursos, workshops, debates, estudos dirigidos, exposições... etc poderão ser utlizados, sempre visando a melhor experiência possível aos participantes.
Horas em AC: OBRIGATÓRIAS e ELETIVAS:
- Participação em toda a programação de uma edição da Curadoria: 10 AC + 05 eletivas
- Participação (parcial) em um ou mais eventos de uma edição da Curadoria: 02 AC
- TOTAL POSSÍVEL: 10 obrigatórias e 05 Eletivas
Regra Básica: Participação total ,
significa
participar de 100% da programação daquela edição proposta da curadoria e, participação parcial,
significa participar de no mínimo um evento completo da edição ou de mais de um evento, contudo sem
participar de 100% da programação proposta daquela edição.
A quantidade de AC´s obrigatórias será limitada ao montante de 50 AC´s (aproximadamente 70% do total
de AC´s obrigatórias necessárias). Após este montante de 50 AC´s obrigatórias, as demais
participações contabilizarão as AC´s eletivas (05 eletivas conforme previsto) e valerão somente para
a participação em 100% da programação da edição de cada Curadoria.
Startup Weekend
Quando ocorre: uma vez por ano, no Inatel. Horários das atividades podem bater parcialmente com horários de aula (sexta pela noite e sábado dia todo)
Esforço, trajetória e competência trabalhada: Em aproximadamente 150 países, há um evento periódico que reúne as mais diferentes pessoas vindas das mais diversas áreas e que têm um só propósito: criar um projeto inovador. O Startup Weekend reúne desenvolvedores, designers e empreendedores em geral, misturando universitários e profissionais, novatos e também quem já tem algumas histórias de sucesso (ou fracasso) no currículo.
Horas em AC: OBRIGATÓRIAS e ELETIVAS:
- Participantes: 20 AC + 10 eletivas
- Vencedores (1º lugar): 30 AC + 05 eletivas
- Vencedores (2º a 5º lugar): 20 AC + 05 eletivas
ou para eventos externos:
- Participantes: 10 AC eletivas
- Vencedores (1º lugar): 05 AC eletivas
- Vencedores (2º a 5º lugar): 05 AC eletivas
- TOTAL POSSÍVEL: 50 obrigatórias e 15 Eletivas para evento interno e 15 eletivas para eventos externos
Regra Básica: Se o evento for organizado e realizado pelo Inatel as AC´s contabilizadas serão as obrigatórias, conforme a 1ª descrição. Se o evento for organizado externamente e contar com a participação do aluno, as ACs contabilizadas serão as eletivas, conforme a 2ª descrição. Neste segundo caso é necessário a apresentação de um documento oficial, com assinatura do responsável maior pelo evento, comprovando a participação do aluno.
Processo de ideação*
Quando ocorre: atemporal, com horário de atividades definido com os participantes. (capacidade máxima de 04 ciclos por ano)
Esforço, trajetória e competência trabalhada: Este processo ocorre no ambiente do Lab. de Ideação, coordenado pelo especialista deste Laboratório e possui duração de 2,5 meses. Os participantes são alunos, entre outros, que passaram pelo Processo de Triagem do NEmp e pelo Júri deste processo foram para lá enviados. O Processo de ideação tem o objetivo de trabalhar a viabilidade marcadológica, financeira e técnológica da ideia, além de trabalhar a modelagem do negócio. Espera-se que parte dos empreendedores após passarem por este estágio, procurem a Pré-Incubadora ou a Incubadora para inicarem seus negócios.
Horas em AC: OBRIGATÓRIAS e ELETIVAS:
- Participação no Júri de triagem: 03 AC
- Iniciou o processo formalmente: 05 AC
- Finalizou o processo com participação em todas as atividades planejadas: 20 AC + 05 eletivas
- Conclusão do Programa com 100% dos entregáveis concluídos com êxito: + 10 eletivas
- TOTAL POSSÍVEL: 28 Obrigatórias e 15 Eletivas
Regra Básica: O Lab. de Ideação manterá os registros necessários para o controle deste processo. A conclusão sobre a efetividade das entregas planejadas são de responsabilidade da coordenação do programa.
Participantes Fetin
Quando ocorre: Uma vez por ano, no Inatel.
Esforço, trajetória e competência trabalhada: Em concomitância com o objetivo principal da feira e para o incentivo dos alunos na criação de projetos inovadores que possam resultar na criação de startups e outros empreendimentos.
Horas em AC: OBRIGATÓRIAS:
- Participação na feira a partir da segunda vez: 03 AC
- Melhores trabalhos escolhidos pela equipe do NEmp: 02 AC
- Equipe dos melhores trabalhos escolhidos pelo NEmp participar de uma visita ou outra atividade promovida pelo Inatel Startups: 02 AC
- TOTAL POSSÍVEL: 07 Obrigatórias
Regra Básica: As AC serão concedidas a partir da segunda participação do aluno na feira.
Empreendedorismo Maker
Este eixo trabalha principalmente as competências do produzir e empreender através do “faça você mesmo”. A maior parte das ações deste eixo são oferecidas e realizadas através do Fab Lab e Laboratório de Ideação da Instituição, que estão entre os mais atualizados do país. Aqui o aluno desenvolve habilidades e competências diretamente conectadas às demandas reais não só do mercado, mas da sociedade. Para o que aqui é trabalhado dentro da educação maker, as atividades são desenvolvidas para que o processo de fazer tenha a mesma importância do resultado final. Várias capacitações, sempre no formato “mão na massa”, são oferecidas aos alunos pelo programa Inatel Maker.
Olimpíada do empreendedor*
Quando ocorre: uma vez por ano. Atenção: Horários das atividades batem com horários de aulas.
Esforço, trajetória e competência trabalhada: Tem o objetivo de trabalhar a força criativa dos alunos através de desafios propostos, sempre com estratégicas e ferramentas modernas ligadas ao processo de inovação.
Horas em AC: OBRIGATÓRIAS e ELETIVAS:
- Integrantes da organização: 04 AC
- Participantes: 08 AC
- Vencedores (1º lugar): 15 AC
- Vencedores (2º e 3º lugares): 10 AC
- TOTAL POSSÍVEL: 23 obrigatórias
Regra Básica: Todos os participantes que participarem de toda a programação ganharão AC´s obrigatórias e os ganhadores ganharão uma quantidade adicional conforme descrita neste DOC. Os integrantes da organização não poderão ser partcipantes e também ganharão uma quantidade específica de AC´s.
Curadoria EduTec&Cria*
Quando ocorre: basicamente duas vezes por semestre, fora do horário de aula.
Esforço, trajetória e competência trabalhada: São eventos ligados a educação, tecnologia e criatividade, em que cada edição trabalhará um tema específico abordando algumas destas áreas ou todas elas conjuntamente. Toda edição contará com um "Curador" que será o especialista responsável pelo conteúdo e formato da programação, que geralmente ocorrerá num espaço de tempo de 15 dias. Cursos, workshops, debates, estudos dirigidos, exposições....etc poderão ser utlizados, sempre visando a melhor experiência possível aos participantes.
Horas em AC: OBRIGATÓRIAS e ELETIVAS:
- Participação em toda a programação de uma edição da Curadoria: 10 AC + 05 eletivas
- Participação (parcial) em um ou mais eventos de uma edição da Curadoria: 02 AC
- TOTAL POSSÍVEL: 10 obrigatórias e 05 Eletivas
Regra Básica: Participação total, significa participar de 100% da programação daquela edição proposta da curadoria e, participação parcial, significa participar de no mínimo um evento completo da edição ou de mais de um evento, contudo sem participar de 100% da programação proposta daquela edição.
A quantidade de AC´s obrigatórias será limitada ao montante de 50 AC´s (aproximadamente 70% do total de AC´s obrigatórias necessárias). Após este montante de 50 AC´s obrigatórias, as demais participações contabilizarão as AC´s eletivas (05 eletivas conforme previsto) e valerão somente para a participação em 100% da programação da edição de cada Curadoria.
Hackathon
Quando ocorre: mínimo de dois por ano. Obs. Horários das atividades podem bater parcialmente com horários de aula (pelo sábado dia todo)
Esforço, trajetória e competência trabalhada: No formato de uma maratona de programação em que vários hackers se reúnem para passar horas a fio desvendando dados, sistemas lógicos e desenvolvendo algo com isso. Esse algo geralmente são projetos de software, como também de hardware. A duração pode variar de algumas horas a dias, a depender dos coordenadores.
Horas em AC: OBRIGATÓRIAS e ELETIVAS:
- Participantes: 20 AC + 10 eletivas
- Ou para eventos externos: 15 AC eletivas
Regra Básica: Se o evento for organizado e realizado pelo Inatel as AC´s contabilizadas serão as obrigatórias como também as eletivas, conforme a 1ª descrição. Se o evento for organizado externamente e contar com a participação do aluno, as ACs contabilizadas serão as eletivas, conforme a 2ª descrição. Neste segundo caso é necessário a apresentação de um documento oficial, com assinatura do responsável maior pelo evento, comprovando a participação do aluno.
Programação Fixa de atividades oferecida pelo Laboratório de Ideação e FabLab pela programação do Inatel Maker
Quando ocorre: dois ou três sábados por mês (sábados ímpares)
Esforço, trajetória e competência trabalhada: Capacitações oferecidas pelo Laboratório de Ideação e FabLab, através da Programação do "Inatel Maker". São cursos e workshops totalmente práticos, que permite ao participante se tonar capaz de utilizar de forma autônoma os diversos processos, ferramentas e maquinários destes laboratórios. As competências trabalhadas nestas capacitações sempre abordarão o contexto de uma visão mais global de um negócio.
Horas em AC: OBRIGATÓRIAS e ELETIVAS:
- Cursos de até 02 horas: 03 AC + 02 eletivas
- Cursos de 04 horas: 06 AC + 04 eletivas
- Cursos de 08 horas: 12 AC + 08 eletivas
- Cursos de maior duração: as AC´s serão contabilizadas proporcionalmente tendo como referência as distribuições aqui descritas.
Regra Básica: Estes cursos serão oferecidos pela Programação Oficial do Inatel Maker.
Processo de ideação*
Quando ocorre: atemporal, com horário de atividades definido com os participantes. (capacidade máxima de 04 ciclos por ano)
Esforço, trajetória e competência trabalhada: Este processo ocorre no ambiente do Lab. de Ideação, coordenado pelo especialista deste Laboratório e possui duração de 2,5 meses. Os participantes são alunos, entre outros, que passaram pelo Processo de Triagem do NEmp e pelo Júri deste processo foram para lá enviados. O Processo de ideação tem o objetivo de trabalhar a viabilidade marcadológica, financeira e técnológica da ideia, além de trabalhar a modelagem do negócio. Espara-se que parte dos empreendedores após passarem por este estágio, procurem a Pré-Incubadora ou a Incubadora para inicarem seus negócios.
Horas em AC: OBRIGATÓRIAS e ELETIVAS:
- Participação no Júri de triagem: 03 AC
- Iniciou o processo formalmente: 05 AC
- Finalizou o processo com participação em todas as atividades planejadas: 20 AC + 05 eletivas
- Conclusão do Programa com 100% dos entregáveis concluídos com êxito: + 10 eletivas
- TOTAL POSSÍVEL: 28 Obrigatórias e 15 Eletivas
Regra Básica: O Lab. de Ideação manterá os registros necessários para o controle deste processo. A conclusão sobre a efetividade das entregas planejadas são de responsabilidade da coordenação do programa.
(*) Programas e atividades que se repetem em mais de um eixo.
Regras gerais:
- Após alcançar a quantidade limite de AC´s Obrigatórias (80 AC´s), os alunos poderão contabilizar como AC´s eletivas todas as atividades registradas que ofertam AC´s eletivas, seguindo a regra de cada atividade para concessão destas AC´s.
- Outros Programas e Atividades ligados ao empreendedorismo e inovação poderão, a qualquer tempo, serem inseridos neste plano pelo NEmp, que sempre valerá uma quantidade pré-estabelecida de AC´s obrigatórias ou eletivas;
- Eventos pontuais que poderão ser realizados/ofertados aos alunos pelo Inatel, por iniciativa de qualquer membro ou departamento da Instituição, que não constam neste plano, desde que diretamente liagados aos temas Empreendedorismo e Inovação e previamente validados pelo NEmp (que definará a quantidade de AC´s a serem disponibilizadas a cada atividade), poderão ser contabilizados pelos alunos como AC´s obrigatórias ou eletivas;
- Com exceção das atividades que podem ser validadas externamente contidas neste plano (SW, Empretec Hackaton), a participação de alunos em outras atividades externas ao Inatel, desde que ligadas diretamente ao Empreendedorismo e Inovação, poderão ser validadas como AC´s eletivas, sendo que cada atividade (independente de seu formato e duração) valerá no máximo 15 AC´s (aproximadamente 60% da quantidade de AC´s eletivas exigidas para ese eixo). E o limite para a somatória destas será de 25 AC`s eletivas, que é exatamente a quantidade exigida para este eixo.
Certificação Especial:
- O aluno que contabilizar 85% (68 AC´s) do total exigido de AC's obrigatórias dentro de um mesmo eixo (1-Empre. executivo; 2-Empre. de Inovação e Criatividade; 3-Empre. Maker), dentre os três que integram este plano, receberá um certificado da Instituição refereciando especificamente ao eixo que este se aprofundou em conhecimento, experiências e práticas. Importante: o aluno somente terá direito a esta certificação após concluir toda a quantidade necessária de AC's estipulada para esse eixo, a saber: 80 AC's obrigatórias e 25 AC's eletivas.