Projetos

Laboratório de História Oral

O Laboratório de História Oral, tem como principal objetivo desenvolver e preservar pesquisas e estudos a partir de documentos essencialmente orais. É o espaço responsável por coletar entrevistas e depoimentos através da metodologia da história oral.

As entrevistas coletadas são transcritas, impressas e encaminhadas aos depoentes para análises e possíveis correções, após este processo é assinada a carta de autorização para uso de pesquisa. O Centro de Memória se responsabiliza pelo armazenamento no Acervo de História Oral de todos os depoimentos na forma oral, escrita e em vídeo. Dentre as atividades desenvolvidas pelo Laboratório, destacam-se: transcrição de entrevistas, intervenções de preservação e conservação de áudios magnéticos e digitais, além de atender e subsidiar pesquisadores que queiram trabalhar com a metodologia da história oral ou método biográfico, fornecendo fonte de pesquisa.

Curadoria de Exposição

A realização de uma exposição envolve um trabalho sintonizado e em equipe de diversos profissionais. O Centro de Memória é responsável pela grande parte deles, como, curadoria, pesquisa, produção, administração, montagem do espaço expositivo e montagem das obras, conhecida como montagem “fina”.

Responsável pelo conceito da exposição com temas referentes a história do Inatel, da cidade de Santa Rita e da cultura Sul - Mineira, abordando aspectos como a memória, patrimônio, história, educação e tecnologia, e pela coordenação de todo o processo, textos críticos, textos didáticos, coordenação editorial e contado com artistas e colecionadores, as principais atividades de curadoria desenvolvidas pelo Centro são; pesquisas e levantamento das obras, tipos de fontes e materiais (fotos, jornais, documentos, etc.) que farão parte do projeto, contatos com artistas, colecionadores, instituições culturais e galerias, elaboração de um primeiro texto conceitual sobre a exposição, com objetivos, justificativa e público-alvo, fornecimento ao produtor executivo de todos os dados, com tema e recorte temporal definidos, trabalho constante em colaboração com o designer gráfico responsável pelo projeto gráfico para definição da comunicação visual do espaço (textos de parede, adesivos, móbiles, etc.), design gráfico, catálogo e demais materiais gráficos da exposição (cartazes, folders, banners,convites, etc.), contato com a equipe de marketing e acompanhamento do projeto de publicidade, se houver, coordenação e acompanhamento do processo de montagem da exposição, divulgação, manutenção e desmontagem, visitas guiadas e eventuais entrevistas para a imprensa local e regional. As exposições são realizadas bimestralmente no Espaço Cultural, localizado no Campus do Instituto Nacional de Telecomunicações.

Doações

A avaliação das doações é realizada através da análise técnica da equipe do Centro de Memória. Após a avaliação, é realizada a triagem, atividade fundamental para a conservação dos documentos, obras, fotografias, etc. Sob esse enfoque, através de uma visão estratégica, sempre preocupado em preservar a informação e a memória, o Centro de Memória direciona a doação ao processo de conservação preventiva, buscando medidas que previnam danos ou reduzam a ação de potenciais riscos na coleção doada e também nos acervos do Centro. Posterior a estes processos, com aprovação da coordenação, a doação passa a compor o Arquivo Histórico do Centro de Memória.

Conte-nos sua história - Ex-alunos
Preencher Formulário