Todas as pessoas, em algum momento ao longo da sua existência, vivenciam o stress. O ser humano possui características que permitem que todos nós sejamos diferentes e, sendo assim, alguns sentem stress pelo excesso de atividades e outros pela falta desta. O certo é que precisamos de um pouco de stress para que a vida não fique tão monótona. Porém o demasiado stress pode trazer prejuízos na sua saúde. Portanto, ao primeiro sinal de tensão é aconselhável tomar algumas atitudes significativas para melhorar a qualidade de vida. O importante é você reconhecer o seu stress e saber lidar com ele. A seguir estão algumas sugestões para você aliviar seu stress:

Reconheça seus Limites: Quando você estiver com algum problema que não pode ser resolvido naquele momento, não lute contra ele. Aceite-o até chegar o momento certo de resolvê-lo.
Compartilhe seu Stress: Conversar com um amigo sobre seus problemas e preocupações podem ajudar você a aliviar suas tensões e a chegar a um insight que lhe auxiliará a encontrar uma solução. A ajuda de um profissional (psicólogo, psiquiatra ou assistente social) pode ajudá-lo a evitar problemas mais graves no futuro.
Cuide-se: Procure descansar o suficiente e alimentar-se bem. Se você não estiver descansado e alimentado adequadamente, terá menor capacidade de lidar com o stress.
Pratique Atividade Física: Quando você fizer qualquer atividade física (correr, caminhar, jogar tênis ou cuidar do jardim) estará aliviando a sensação de "opressão", relaxando os músculos.
Lazer: Na sua agenda deve sempre ter um espaço para o trabalho e para o lazer, pois ambos são importantes para o bem estar. Diversificar a rotina diária ajuda a relaxar e evitar o stress.
Seja Participante: Ficar isolado pode trazer frustração. Tente manter um bom convívio social, seja prestativo a um vizinho, participe como voluntário das organizações assistenciais. Este é um bom motivo para fazer novas amizades e tornar a vida mais interessante.
Relaxe: Esqueça por alguns momentos da sua agenda, dos compromissos e das preocupações. Permita-se o prazer de apenas ser.
Evite a Automedicação: O medicamento poderá aliviar sua tensão temporariamente, mas não removerá a sua causa. Alguns medicamentos podem criar hábito e produzir mais do que aliviar o stress. Portanto use-os apenas com orientação médica.
9. Organize-se: Faça uma listagem das suas tarefas e execute-as pela ordem de importância.
Aceite Errar: Tente ser cooperativo e não confrontar a todo instante. Assim você e as pessoas de suas relações se sentirão mais agradáveis. Não tente estar certo sempre.
Chore: Chorar alivia a ansiedade e pode evitar uma enxaqueca.
Inspire: Inspirar profundamente alivia a tensão.
Crie um Ambiente Calmo: Nem sempre podemos evitar as dificuldades que encontramos. Porém, podemos sonhar e criar um cenário de muita tranquilidade para escapar uma situação conflitiva. Por exemplo: leia um bom livro, escute uma música agradável, crie uma sensação de paz e tranquilidade.


Porém, podemos sonhar e criar um cenário de muita tranquilidade para escapar uma situação conflitiva. Por exemplo: leia um bom livro, escute uma música agradável, crie uma sensação de paz e tranquilidade.

Por Márcia L. Z. Bidel
Fonte de Pesquisa: "National Institute of Mental Health"