É incrível, mas ainda existem aqueles que duvidam que garotos vidrados em videogames podem começar uma carreira e tanto só por gostarem de jogar. E foi exatamente assim que surgiu o interesse pela engenharia para Dâmi Henrique Pelegrino, ex-aluno do Inatel. Ainda menino, em Santa Rita do Sapucaí, cidade onde nasceu, o gamer começou a se perguntar como eram feitos os jogos dos quais tanto gostava e essa curiosidade aliada à proximidade com o Instituto, muito frequentado por alunos de outras regiões do país, acabou trazendo Dâmi de vez para o mundo da Engenharia da Computação.
As muitas viagens para as Maratonas, que tanto marcaram o personagem
As muitas viagens para as Maratonas, que tanto marcaram o personagem

O pro-player de Valorant e CSGO se formou em 2016 e hoje, no auge dos seus 30 anos, aconselha os alunos do Inatel a aproveitarem ao máximo seu tempo na faculdade, como ele fez. Ao olhar para trás, Dâmi se espanta em como deu conta, mas segundo o entusiasta das famosas horas de IC - Iniciação Científica, cada uma das atividades valeu muito a pena. “Fui monitor voluntário na Casa Viva, monitor de algoritmos, bolsista de Iniciação Científica, competidor e treinador da Maratona de Programação, organizador de competições internas, avaliador de Sefitel (Seminário de Física do Inatel), estagiário do CRR (Centro de Referência em Radiocomunicações) e muito mais (risos!)”. 

Os jogos ainda são passatempos de Dâmi, mas agora ele divide suas horas vagas com a musculação, a namorada e a pet que adotaram juntos, a Madá. Já profissionalmente, o engenheiro optou por um segmento que nunca precisou tanto da tecnologia como agora: a saúde! Na Startup

Cuidas, focada em Health Tech, o inatelino atua conectando médicos e enfermeiros de família com pacientes em empresas, para promover a prevenção, a qualidade de vida e redução de custos com saúde. Um trabalho que faz a diferença nesses tempos de pandemia.
Dâmi Henrique, ao centro, Vice-Campeonato na Maratona Mineira de Programação
Dâmi Henrique, ao centro, Vice-Campeonato na Maratona Mineira de Programação
O maratonista de programação ainda teve passagem pela gigante Amazon, onde trabalhou como Engenheiro de Software em projetos globais, uma experiência iniciada dentro do Inatel, com equipes ao redor do mundo, como estagiário e depois como colaborador no projeto em parceria com a Ericsson.
Como legado dos tempos de treinador do time de programação, Dâmi recentemente resolveu voltar a compartilhar seus conhecimentos, só que agora em um Canal no YouTube que ajuda candidatos em processos seletivos de grandes empresas de tecnologia como Google, Amazon e Microsoft, então #ficaadica: youtube.com/c/Pontoevírgula1

E entre tantas histórias vividas, pessoas que marcaram sua trajetória, Dâmi fez questão de recordar sua eterna coach Crishna, citada como referência para Dâmi em diversos momentos da sua vida acadêmica e grandes amigos como Marcus, João, Roberto, Gabi e Jéssica. 

Dâmi Henrique Pelegrino
Dâmi Henrique PelegrinoEngenheiro de Computação pelo Inatel
Turma de 2016