Com Giovanni Pimenta Ribeiro Araújo

Na vida corporativa atual, é praticamente impossível passar em branco da necessidade de se expressar publicamente, seja em reuniões ou em palestras, o mercado de trabalho exige esse preparo. Para o Giovanni Pimenta, Desenvolvedor de Software da empresa Venturus, as apresentações em públicos são verdadeiras aventuras, mas cada uma deixa seu aprendizado e isso acontece desde a faculdade. Formado em Engenharia da Computação, o ex-aluno relembra as inúmeras apresentações realizadas no Inatel.

Para o engenheiro, os trabalhos em grupo foram definitivamente seus aliados na preparação para esses perrengues do mercado. Afinal, aprende-se ao fazer a pesquisa e apresentar o trabalho e novas competências vão se desenvolvendo, como o relacionamento interpessoal e a capacidade de falar para novas audiências e, porque não, até em outros idiomas. “Eu tive que apresentar uma entrega de projeto em inglês para o time da França, foi uma experiência difícil, mas eu fui bem preparado e essa é uma das coisas que eu agradeço ao Inatel, pois por mais que a gente fique nervoso, sabemos que vai dar tudo certo, mas sempre dá um friozinho na barriga, parece que estou apresentando TCC de novo.”

Participação na Secomp
No canto inferior esquerdo, uma das tantas Maratonas de Programação

O profissional hoje se diz um iniciante no mercado de softwares, mas na época de Inatel era um veterano das Maratonas de Programação. Como todo jovem sonhador passou por diferentes fases até se decidir pela Engenharia. Quis ser astronauta, professor de Geografia, arquiteto, sempre teve afinidade com as artes, mas um detalhe fez a diferença: desenhar não era assim seu forte... E mesmo em dúvida entra tantas áreas nada a ver, quando Giovanni se decidiu pela Engenharia da Computação, fechou com o curso e não se arrepende do feito!

“A sensação de entrar na faculdade é parecida com a do primeiro emprego, foi um alívio do tipo: minha vida está encaminhada. Mas a faculdade não foi nada do que eu pensei, rs. Imaginei tudo completamente diferente no ensino médio”. Mesmo entre noites sem dormir e matérias difíceis de engolir, o Gigiow (como é chamado pelo Prof. Renzo Mesquita), aproveitou cada oportunidade, fez intercâmbio de um semestre no Waterford Institute of Technology, na Irlanda, em 2018. Estágio na 4Intelligence Data Science, que funciona na Incubadora de Empresas, e estágios dentro do próprio Inatel, ou seja, sem essa de iniciante, já estava bem tarimbado quando o diploma chegou em Dezembro de 2019.
Intercâmbio na Irlanda
A chegada do Giovanni ao mercado coincidiu com a do Covid-19 no mundo. Para quem acabara de se formar, parecia um péssimo momento, eram crises anunciadas pra todo lado. Porém o advento do home office veio com tudo e, literalmente, um mundo de portas se abriram para os entrantes. E o ex-aluno entrou para o time Venturus e está de boa por lá, sem preguiça de se desenvolver cada dia mais e ele aconselha: “Uma pessoa que entrou na faculdade ou no mercado agora não pode deixar de tentar por medo de errar e mesmo que erre, não pode deixar de tentar de novo. Isso vale para qualquer coisa, estudar é sempre uma tentativa e erro, quanto mais a gente aprende isso, mais fácil é o processo de aprendizado. Às vezes descartar um projeto e começar do zero não é o fim do mundo que a gente pensa que é” recorda o engenheiro.
 Giovanni Pimenta Ribeiro Araújo
Giovanni Pimenta Ribeiro AraújoEngenheiro de Computação do Inatel
Turma de 2019