O que fazer quando a tradição de tão forte passa a ser um sentimento e até uma competência pessoal? Taciana Leite de Souza resolveu manter viva a tradição da cidade onde foi criada, da faculdade que fazia parte de sua vida familiar e do legado que carregava com seu diploma: as telecomunicações. Hoje, Diretora de Operações da Ericsson, a ex-aluna formada em agosto de 2005, conviveu desde sempre com o peso histórico do Inatel.
Filha de José Geraldo de Souza, ex-professor que dedicou a carreira ao Instituto, presenciava encontros em sua casa com professores e outros colegas do Inatel, no que mais parecia ser uma grande família, reunida para formar uma Instituição bem-sucedida. A obstinação daqueles antigos professores que acompanharam o início do Inatel e o ajudaram a crescer também é uma das marcas dessa profissional, que muito vem conquistando na multinacional sueca. A Ericsson, a propósito, carrega uma tradicional parceria de mais de 50 anos com o Instituto.
Como santarritense, fazer a ETE (Escola Técnica de Eletrônica) era quase uma tradição e foi lá que meu interesse por telecomunicações apareceu e se consolidou no estágio que fiz na Vesper, uma empresa de Telefonia Móvel no Rio de Janeiro, após meus seis meses de estágio retornei a Santa Rita para fazer o Inatel. E foi no estágio que eu realmente percebi como o Instituto era importante no universo de Telecom.
A engenheira de telecomunicações entrou para o time Ericsson ainda na faculdade, para o estágio no nono período. E pela quinta vez a palavra tradição aparece nesse texto, quando ela bateu à porta, mas também a abriu.
Carregar o selo Inatel no currículo sem dúvida me trouxe oportunidades, mas ao mesmo tempo é uma grande responsabilidade representar essa escola, e isso que me fez crescer, aprender, me preparar. Eu tenho um enorme orgulho de fazer parte da família Inatel.
Mas não são apenas as conquistas profissionais que enchem os olhos de “Taci” que é mãe do Gabriel, de quatro anos, e também guarda outro filhão no coração, seu sobrinho Pedro, de 19. Aos 39 anos de passos firmes nesse competitivo mercado de Telecom, ela inspira os jovens, confirma o quanto diversidade é fundamental com sua competência e deixa seu próprio legado nessa história de tradição, que esperamos não ter fim.

Taciana Leite de Souza
Engenheira de Telecomunicações