Inatel, um verdadeiro ecossistema
Fundado em 1965, o Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel é um centro de excelência em ensino e pesquisa na área de Engenharia, e tem se consolidado cada vez mais, no Brasil e no exterior, como um celeiro de grandes talentos. Foi a primeira instituição de ensino do país a oferecer um curso superior de Engenharia tendo as telecomunicações como foco. É uma instituição de ensino privada sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações (Finatel).
Além de uma faculdade, o Inatel também atua como desenvolvendo tecnologias nas áreas de PD&I para grandes empresas e transfere todo o conhecimento da academia. São mais de 400 especialistas nas áreas de Hardware, Software, Capacitação Corporativa, Ensaios, Calibração e Consultoria que atendem às necessidades do mercado tecnológico. Possui mais de 100 parceiros, entre empresas de grande porte, nacionais e multinacionais.
Mantém um programa para startups começarem seus negócios, coworking e programa de aceleração com a Ericsson e a Telefônica. Já graduamos mais de 65 empresas ao longo de mais de 30 anos de história. Nossa Incubadora de Empresas já foi premiada nacionalmente diversas vezes pela FINEP, Guia do Estudante, Anprotec e outros.
Além disso, a Finatel, Fundação do Inatel, tem vários projetos sociais de alfabetização tecnológica para alunos de baixa renda da rede pública de ensino de Santa Rita do Sapucaí, um Teatro que promove a cultura e está totalmente inserido na comunidade local.
Grandes parcerias
Depois da sua criação em 1965, foi criado em 1967 o Ministério das Telecomunicações. Esse foi um marco no Brasil, e logo na sua primeira formatura, esteve presente no Inatel o Presidente da República. Todos os laços se estreitavam com a chegada das telecomunicações no Brasil, grandes multinacionais aterrissavam por aqui, e em 1969 o Inatel fecha seu primeiro convênio com a empresa Ericsson Brasil para premiar o melhor aluno com uma bolsa na sede da empresa na Suécia, parceria que completou 50 anos em 2019.
Sinal de TV:
Na década de 70 o governo de Minas incumbiu o Inatel de levar o sinal de TV da capital mineira para o sul do Estado. Foi daí que surgiu a primeira empresa de retransmissores de TV nacionais, até então importados, todos eles, ex-alunos do Inatel.
O Vale da Eletrônica
Já nos 80, começamos a desenvolver novas empresas, incentivando o empreendedorismo, que deu vida ao nosso Vale da Eletrônica, um dos mais importantes centros de inovação do Brasil. Foi assim que criamos nosso programa de startups, premiado no Brasil e ajudamos a conectar muitas pessoas, o que hoje somam mais de 170 empresas de tecnologia.
TV Digital:
Nos anos 2000, o Inatel participou das pesquisas sobre a implantação da TV Digital no Brasil, um marco no desenvolvimento tecnológico. Foi aqui no campus a primeira transmissão aberta de TV Digital do país, em 2005. Os transmissores desenvolvidos pelos pesquisadores do Inatel e da Linear, empresa que têm ex-alunos como fundadores, ganharam o mercado nacional e internacional. Além disso, foi o Instituto que treinou e ofereceu cursos de pós-graduação para engenheiros e técnicos de emissoras de TV e empresas do setor de broadcast do Brasil e outros países.
5G:
Se para a TV Digital, os pesquisadores do Inatel analisaram padrões já definidos no mundo, quando o assunto são as comunicações móveis, estamos na vanguarda! O Inatel está à frente das pesquisas do 5G e até 6G, junto com instituições do mundo todo. Em 2015, o Instituto tornou-se um Centro de Referência em Radiocomunicações e dois anos depois fez a primeira transmissão 5G do Brasil com tecnologia nacional. Agora os pesquisadores do Instituto já estudam a futura rede de comunicação móvel, o 6G, que só deve ser chegar a partir de 2030! E nossos alunos acompanham e participam desse desenvolvimento realizado nos laboratórios do campus.