Smart Places (SPes)
Refere-se a convergência de tecnologias para criar ambientes espertos, inteligentes. O nome deriva da generalização obtida a partir de smart cities, smart house, smart grid, smart campus, smart *. O alvo são as arquiteturas emergentes para energia, saúde e cidades. O foco é na análise de desempenho e multidisciplinares. Inclui os trabalhos em redes de rádio cognitivos.
OBJETIVO MACRO
- Análise de desempenho de um smart grid, incluindo rede operativa de dados.
- Projeto e análise de desempenho de uma rede de sensores com otimização de níveis de atividade usando modelo proposto pelos profs. Dayan e Rausley, parceiros do lab e integrantes do Laboratório Lambda do Inatel.
- Projeto e análise de desempenho de um cenário smart campus.
- Projeto e análise de desempenho de frameworks de serviços para SPes e projetos diversos do Inatel que venham a interfacear com seus objetivos operacionais.
- Projeto e análise de desempenho de uma rede de rádios cognitivos parceria com Laboratório Woca.
- Projeto e análise de desempenho de um cenário smart hospital.
OBJETIVO MICRO
- Dominar as tecnologias atuais e emergentes para SPes.
- Dominar o hardware, middleware e software para SPes.
- Dominar as ferramentas para análise de desempenho, implantação e operação de SPes.
- Dominar a análise de desempenho em escala (>100 nós físicos) para SPes, incluindo desenho de experimentos visando a obtenção de dados com a devida representatividade para elaboração de artigos de alto nível.
- Combinar técnicas de análise de desempenho, de forma a se obter a excelência necessária para a realização de emulação, simulação, experimentação, modelagem matemática, para elaboração de artigos de alto nível.