Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel proporciona intercâmbios e novas experiências internacionais

IMG 6801Além de contar com uma infraestrutura propícia para os estudos de novas tecnologias e de formar o profissional que o mercado de trabalho tanto procura o Inatel proporciona aos seus alunos a oportunidade dos estudos fora do país. Importantes parcerias com universidades estrangeiras são firmadas e o aluno do Inatel pode desfrutar de inúmeras opções na hora de escolher uma experiência internacional.

Entre esses programas está o Summer Course de Engenharia Biomédica, programa de intercâmbio na qual o Inatel é parceiro da Jade University. As aulas deste ano foram aplicadas em dois módulos de cursos com foco em "Fundamentos da engenharia biomédica" e "Aquisição, processamento e análise biomédicos de sinais e imagens". As atividades são aplicadas no campus da universidade alemã na cidade de Wilhelmshaven. A edição de 2019 foi realizada entre os dias 27 de agosto e 16 de setembro.

“Durante o meu intercâmbio realizei o curso de aquisição, processamento e análise biomédicos de sinais e imagens, onde aprendi um pouco mais sobre biossensores, instrumentação, aquisição e processamento de sinais, além de processamento de imagens médicas usando Matlab. No curso, ministrado em três semanas, pudemos realizar atividades dinâmicas com parte teórica e prática. Os professores nos dividiam em grupos para que pudéssemos trabalhar em equipe e conhecer melhor nossos colegas de classe. No final de cada semana, realizávamos apresentações e testes sobre o conteúdo abordado”, comentou a aluna do 8º período de Engenharia Biomédica, Giovana Renata Giaretta.

“Foi uma experiência incrível a qual estudei assuntos relacionados ao meu curso, conheci um novo país, repleto de lugares maravilhosos, pessoas com diferentes culturas e ainda consegui praticar e aprimorar meu inglês com alunos e professores de diversas nacionalidades. Acredito que foi uma experiência única, que contribuiu fortemente com o meu crescimento pessoal e profissional”, completou Giovana.

Já a aluna Lívia Cipriano Magalhães também esteve na Alemanha e descreveu como era a rotina das aulas. “Na primeira semana, aprendemos sobre biossensores amperométricos e tivemos a oportunidade de construir e testar um sensor amperométrico com peróxido de hidrogênio e enzima livre, nos laboratórios de eletrônica e química. Na segunda semana, foi a parte de instrumentação, aquisição e processamento de sinais para biosinais, fizemos uma placa de circuito impresso e um microfone para colocar em prática o projeto de fonocardiograma, depois realizamos o processamento e análise de sinais no Matlab. Já na terceira semana, trabalhamos com processamento de imagem médica usando o Matlab. Nesta ocasião, fizemos uma segmentação de vasos sanguíneos da retina. O curso terminou com uma manhã de apresentações dos resultados do projeto de todos os cursos e entrega de certificados”, relatou a aluna.

“Nas três semanas pude conhecer pessoas incríveis de dezenove países e lugares maravilhosos, como a acolhedora Wilhelmshaven, a histórica Bremen e a enorme e animada Hamburgo. Além disso, conhecemos as empresas Meyer Werft Shipyard, Löwenstein Medical e Airbus, que nos mostraram aplicações de engenharia em várias áreas. Por fim, tive a chance de melhorar meu inglês”, finalizou Lívia.

IMG 6630

As alunas do Inatel, Ingrid Alves de Paiva Barbosa e Vitoria Lobo Silva Vieira também participaram do Summer Couse deste ano, assim como a Professora da instituição Rosanna Silveira que assistiu e participou das aulas.
“Esse foi o 14º ano seguido que enviamos alunos para o Summer Course, e para o Inatel é muito importante essa parceria com a Jade, principalmente neste momento em que queremos ampliar o número de alunos que buscam pela dupla diplomação. O Summer Course dá a bagagem técnica e de vivência de mundo, um aluno que passa três semanas em um intercâmbio como esse se destaca na hora de conseguir uma posição no mercado de trabalho e as chances aumentam ainda mais quando ele busca a dupla diplomação, além do Summer Course”, disse o Coordenador do curso de Engenharia Biomédica do Inatel, Fabiano Valias de Carvalho.

Docência
A parceria com as universidades também se estende com o corpo docente nas disciplinas aplicadas durante as aulas. Durante o Summer Course da Engenharia Biomédica, por exemplo, o professor do Inatel Yvo Marcelo Chiaradia Masselli, aplica aulas sobre Inteligência Artificial na Engenharia Biomédica. O curso realizado pelo professor tem como objetivo apresentar as técnicas mais usadas de Inteligência Artificial, bem como suas aplicações no setor, como processamento de sinais bioelétricos, reconhecimento de padrões e desenvolvimento automático de diagnósticos. Redes Neurais e Lógica Difusa serão tratadas como os principais tópicos ao longo do curso. Ao final das aulas, o aluno poderá projetar e implementar, em softwares específicos, soluções de problemas.

Em números
De acordo com o Núcleo de Estágios e Serviços Profissionais-NESP do Inatel, desde 2010, 193 alunos já realizaram intercâmbio em diferentes universidades localizadas no Equador, Colômbia, Alemanha, Estados Unidos, Rússia, Polônia, França, Portugal, Bolívia, Chile, Uruguai, Argentina, Espanha, China e demais países. Confira a lista dos alunos que estão em intercâmbio neste momento: www.inatel.br/intercambios/editais/quem-esta-la-hoje. Todos os convênios realizados pelo Inatel estão disponíveis no site www.inatel.br/intercambios

IMG 6800

Vestibular
As inscrições para o Vestibular do Inatel estão abertas até 3 de dezembro para os sete cursos de Engenharia oferecidos no campus de Santa Rita do Sapucaí. Os interessados devem se inscrever pelo site inatel.br/vestibular e podem optar por fazer a prova em uma das oito cidades onde será aplicada: Santa Rita do Sapucaí, Belo Horizonte, Poços de Caldas, Bragança Paulista, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São Paulo e Volta Redonda. A prova será no dia 7 de dezembro, das 13h30 às 17h30. A taxa de inscrição é R$ 40,00.

IMG 6577

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800