Startup incubada no Inatel inova com venda de café especial por meio de plataforma digital

Startup Inatel Agrorigem

O Inatel recebeu em sua incubadora de empresas mais uma startup, a Agrorigem. A empresa é especializada em venda direta de café especial cru e proporciona benefícios tanto para os produtores de café, quanto para os seus clientes. A Agrorigem consegue oferecer por meio de uma plataforma digital o contato direto entre vendedores e compradores de cafés, possibilitando a comercialização do produto por um preço atrativo para ambas as partes.

A nova plataforma, que está em desenvolvimento, poderá oferecer melhores condições econômicas e comerciais ao produtor, valorizando e enaltecendo o seu esforço através da melhor remuneração pelo seu produto. Do outro lado da cadeia, as cafeterias e torradores terão maior facilidade e agilidade para encontrar os cafés que desejam trabalhar, maior variedade de produtos, a confiança de que o produto comprado realmente apresenta as características da amostra recebida e os atributos anunciados, bem como um preço competitivo frente ao encontrado atualmente no mercado.

A história, fotos e informações referentes aos lotes a serem comercializados também estarão nesta plataforma, assim como a classificação do café, o que torna mais fácil a compra desses produtos de alta qualidade. A solução fará uma ponte direta entre produtores de todo o Brasil para compradores mundiais, dando um grande salto na cadeia de intermediários que acabavam por comprar cafés nobres por preço de grãos comuns.

Como a plataforma é multilateral, o comprador terá acesso a uma diversidade de cafés especiais, com as informações disponíveis de todo o processo de plantio, cultivo, torrefação e avaliação final da bebida. Com o diferencial de que à frente do serviço digital está uma Q-Grader certificada internacionalmente, a sócia Daniele Alkmin, que é da quinta geração de uma família tradicional na produção de café de Santa Rita do Sapucaí.

Para Daniele, que vivencia o cotidiano cafeeiro de perto, a plataforma oferece uma esperança aos produtores. “Estamos em contato com muitos produtores e o que temos ouvido é que a Agrorigem será um incentivo para continuarem. Essa tecnologia vai agilizar e facilitar a operação de cafés especiais, por um preço justo para quem vende e com garantia de qualidade para quem está comprando”, disse. A Startup possui ainda como sócios Carlos Henrique Moreira Carvalho e o ex-aluno do Inatel, Guilherme Augusto Cassemiro.

Guilherme, que já acumula experiências em outras empresas de inovação na Incubadora do Inatel, agora embarca neste novo desafio. Desde antes da graduação Guilherme já ambicionava ter seu próprio negócio e o Inatel foi o ambiente favorável para o aprendizado, incentivo ao empreendedorismo e contatos que impulsionaram a abertura da empresa. “Estamos finalizando tudo para mostrar a plataforma em pleno funcionamento ao mercado e estamos ansiosos”, comentou Guilherme.

 

@ Entre em contato

Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações

Av. João de Camargo, 510, Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

+55 (35) 3471.9200 | inatel@inatel.br

Escritório Inatel SP

WTC Tower, 18º Andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12551 - Brooklin Novo - São Paulo - SP

+55 (11) 3043.6015 | inatel.sp@inatel.br