IRONCup 2021: competição será virtual e pretende reunir equipes de robótica do mundo todo

Inatel ironcup 2021A tradicional e acirrada disputa de robôs, IronCup, promovida todos os anos pelo Inatel em parceria com a RoboCore, acontecerá este ano de forma virtual. A mudança no formato, necessária em virtude da pandemia de COVID-19, exigiu diversas alterações no modo como a competição será conduzida e irá facilitar a participação de equipes de todo o país e também de equipes estrangeiras.

Segundo o coordenador do evento, o professor Walderson Saldanha, as mudanças elevam o evento para um patamar mundial. “A possibilidade de criar um evento internacional, com um alcance muito maior, vai trazer bons frutos no futuro. Eu digo que a IronCup não será mais como era. Estamos criando um novo modelo.”, acrescentou.

Para Paulo Lenz, CEO da RoboCore, essa será a primeira competição 100% remota envolvendo diversas categorias ao mesmo evento. “Apesar de não ser um evento presencial, acredito que as pessoas terão uma ótima experiência, possibilitando interação e troca de experiências durante os três dias de competição, assim como ocorre nos eventos presenciais que realizamos no Inatel”, completou.

Para viabilizar todas as mudanças, a organização da IronCup firmou parcerias estratégicas com equipes de robótica de outras instituições de ensino do país, que irão auxiliar no evento e até mesmo conduzir as disputas em algumas categorias. A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Centro Universitário FACENS de Sorocaba, o Instituto Mauá de Tecnologia e a RSM Robótica darão apoio técnico à competição, enquanto a JSumo (Turquia) e a Fujisoft (All Japan Robot Sumo Tournament - Japão) darão apoio na divulgação. “O apoio de várias instituições de ensino e equipes de robótica vai garantir que todos possam participar da competição com segurança. Essa união para promover um evento virtual de grande porte é algo que está nascendo dentro do Inatel e que tenho certeza que será replicado”, destaca Saldanha.

Para Rafael Matos, da RSM Robótica, será muito bom ajudar o Inatel a levar essa alegria aos competidores. “O campeonato é virtual, mas as emoções são reais. A gente não vê cada um gritar, mas o que vale é o sentimento de disputa, que permanece presente. Estamos muito ansiosos para este grande evento”, diz.

As competições serão divididas em seis categorias: Futebol VSS, Futebol 2D, Sumô Mini Autônomo, Sumô LEGO, Sumô Mini RC e Hockey, sendo as três primeiras conduzidas no Inatel e as demais nas instituições parceiras. As inscrições podem ser feitas de 3 a 14 de fevereiro no site da IronCup. A competição acontece nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro.