PROGRAMAÇÃO
14 de Fevereiro
Início do Check-in
Início da inspeção de segurança*
Início das competições (exceto Combate)
Término das atividades do dia
15 de Fevereiro
Início das competições
Intervalo
Reinício das competições
Término das competições do dia
16 de Fevereiro
Início das competições
Intervalo
Reinício das competições
Término das competições
Premiação
Encerramento
INSPEÇÃO DE SEGURANÇA
*Para evitar atrasos durante o evento, a inspeção de segurança da categoria de combate e da categoria de Sumô serão feitas EXCLUSIVAMENTE no dia 14/02 até às 19h.
- A inspeção é obrigatória apenas para Combate e Sumô, para as demais categorias não é necessário.
- Robôs que não forem aprovados na inspeção de segurança não poderão competir.
CATEGORIAS DE ROBÔS
COMBATE
Saiba mais
SUMÔ
Saiba mais
HOCKEY
Saiba mais
SEGUIDOR DE LINHA
Saiba mais
ROBÔ TREKKING
Saiba mais
FUTEBOL
Saiba mais
SUMÔ
Simulando o esporte nacional japonês de luta, o Sumô, essa categoria de competição de robótica desafia os participantes à expulsarem o robô adversário para fora da arena circular, dohyo.
Em uma melhor de 3, ganha quem colocar o adversário para fora mais vezes! Essa categoria compreende dois tipos de robôs: Rádio Controlado (RC) e Autônomo (Auto).
O primeiro tipo é controlado por um operador através de um sistema de controle por radiofrequência e o segundo é funciona de forma autônoma por um programa carregado em seu sistema.
CATEGORIAS PRESENTES NA IRONCUP
- Sumô Mini - 500g (Auto)
- Sumô Mini - 500g (R/C)
- Sumô Mini - 500g Remoto (R/C)
- Sumô LEGO - 1kg (Auto)
- Sumô - 3kg (Auto)
- Sumô - 3kg (R/C)
COMBATE
Esta com certeza é uma das categorias mais empolgantes.
Nessa modalidade dois robôs rádio controlados e equipados com armas lutam em uma arena fechada, tendo como objetivo golpear o oponente mais vezes.
Para definir o vencedor, cada golpe e até a iniciativa do combate valem pontos, mas se algum robô não conseguir se movimentar ou não puder ser mais controlado, é aberta uma contagem de 10 segundos e, ao final, este será declarado perdedor por nocaute.
CATEGORIAS PRESENTES NA IRONCUP
- Fairyweight (150g)
- Cupim (454g/1Lb)
- Antweight (454g - 1Lb)
- Beetleweight (1,36kg - 3Lb)
HOCKEY
O Hockey de Robôs é semelhante ao hockey humano sobre o gelo, em uma versão simplificada onde os robôs disputam um disco. O objetivo do jogo é fazer com que o disco seja colocado o maior número de vezes no gol adversário. Nessa categoria, cada time conta com 3 robôs rádio controlados de até 454g cada para disputar uma partida de 5 minutos.
CATEGORIAS PRESENTES NA IRONCUP
- Micro (454g)
- Micro Remoto (454g)
SEGUIDOR DE LINHA
Em uma disputa de velocidade, vários robôs autônomos correm em um percurso definido através de uma linha contínua.
Nessa categoria o robô vencedor é aquele que consegue realizar uma volta completa, sem erros de percurso, mais rápida dentre todos os outros.
CATEGORIAS PRESENTES NA IRONCUP
- Pro
- Perseguidor
ROBÔ TREKKING
Enfrentando diversos obstáculos em seu percurso, essa categoria desafia os robôs a se movimentarem entre 4 marcos posicionados pelo espaço.
É importante lembrar que essa categoria exige que os robôs sejam autônomos e terrestres. Nada de robôs voadores! Vence quem fizer tudo certinho no menor tempo.
CATEGORIAS PRESENTES NA IRONCUP
- Pro
FUTEBOL
Num embate entre dois times de robôs autônomos, os participantes devem criar o melhor código para garantir a vitória.
As regras funcionam de forma semelhante ao futebol humano, porém de maneira simplificada. Vale lembrar que são consideradas, faltas, cartões, cansaço do jogador e outras variáveis.
Ganha quem realizar mais gols até o final da partida! E quando termina empatado, não pode faltar a disputa de pênaltis.
CATEGORIAS PRESENTES NA IRONCUP
- Futebol - Mini
- Futebol - Simulation 2D
- Futebol - Simulation Mini
- Futebol - Mini Remoto