Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

ISA

Associação Internacional de Automação

ISA é a sigla para International Society of Automation (Associação Internacional de Automação), uma entidade internacional, sem fins lucrativos, que congrega cerca de 30.000 profissionais envolvidos diretamente ou indiretamente com automação, instrumentação e sistemas de controle. O objetivo é desenvolver e estimular as iniciativas relacionadas com a teoria, o projeto e a produção, com a utilização de instrumentação, computadores e sistemas de medição, aplicados no controle e automação industrial nos vários ramos científicos e tecnológicos, além de maximizar o valor do trabalho dos profissionais em suas áreas de abrangência.

A ISA Inatel Section é uma seção estudantil, formada por 26 integrantes, entre eles 2 professores.

Visão

Contribuir para formação profissional de nossos alunos e professores por meio de palestras, visitas técnicas, cursos, minicursos e outros eventos que permitam o contato direto com todas as áreas de automação, instrumentação e controle.

Missão da ISA

Como a sociedade global de instrumentação, sistemas e automação, a ISA tem como missão:

  • Maximizar a efetividade de seus membros e outros praticantes e organizações mundiais a avançar e aplicar a ciência, tecnologia e artes relacionadas à instrumentação, sistemas e automatização em todas as indústrias e aplicações.
  • Identificar e promover tecnologias e aplicações emergentes.
  • Desenvolver e disponibilizar ampla variedade de serviços e produtos de informação com alto valor agregado à comunidade global.

Como surgiu a ISA no Brasil

João Batista Gonçalves foi o primeiro presidente da ISA Brasil. Este fato aconteceu em 14 de fevereiro de 1989, ano em que ele recebeu o chater da então Seção Brasil. Ou seja, nesta época ainda não existia nem a Seção São Paulo e muito menos o Distrito 4. Nascia ali a ISA Brasil.

Esta não foi uma tarefa fácil. Foi um longo trabalho de convencimento para que o país recebesse oficialmente uma Seção da Entidade. E todo este esforço concedeu a ele o cargo de primeiro presidente da ISA Brasil.

O trabalho de convencimento foi árduo, uma vez que os americanos não acreditavam muito na América Latina, que até então era tida como terceiro mundo, especialmente o Brasil que havia saído aos poucos de uma ditadura.

Porém o ideal de aproximar uma Entidade rica em literatura para a área de automação moveu o impulso deste desbravador. Com interesse totalmente educacional, pois até então no Brasil não existia formação básica e nem escolas especializadas neste setor, foi que através de um encontro que reuniu mais de 400 profissionais (e que contou com o apoio da Abiquim) e que teve a presença de um dos presidentes da ISA Internacional que tudo foi possível.

Fonte: InTech.

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200