Pensando na demanda e no crescimento das oportunidades de emprego para profissionais tecnólogos, o Inatel atualmente conta com três Cursos Superiores de Tecnologia: Automação Industrial, Redes de Computadores e a novidade de 2012, Gestão de Telecomunicações.
Com duração de três anos, os Cursos Superiores de Tecnologia são voltados para pessoas que pretendem atuar em áreas específicas e com grande demanda. O crescimento deste tipo de formação comprova o aquecimento do mercado. Os últimos dados divulgados pelo Ministério da Educação apontam aumento de 26% de oferta de cursos de tecnologia entre 2008 e 2009. Em 2009, o país contava com 680,6 mil estudantes em cursos tecnológicos. Há dez anos, o número era de 69,7 mil.
A necessidade por profissionais é tanta que muitos atuam no mercado desde o início da graduação. O estudante Leandro Lomônaco, do 2° período de Tecnologia em Automação Industrial, começou os estudos ao mesmo tempo em que foi contratado. "A condição para eu conseguir o emprego era ter ensino superior. E o curso do Inatel supera minhas expectativas a cada dia. Quando está no currículo que faço Inatel já conta pontos", conta Leandro.
O aluno do 4º período de Automação Industrial, Ralf Scodeler, já estava empregado quando iniciou o curso e percebeu a diferença. "Já ganhei novas funções desde que comecei a faculdade".
FOTO: Alunos dos cursos de tecnologia do Inatel: empregados durante a graduação
Francisco Martins Portelinha Junior, diretor de tecnologia da empresa DSP Telecom de Santa Rita do Sapucaí, conta que este ano sua empresa deve dobrar o número de contratações de estagiários. Atualmente, dois alunos do Curso Superior de Automação Industrial do Inatel realizam estágio na DSP Telecom. "Estamos passando por um processo de especialização das profissões e existe uma ausência muito grande de mão de obra especializada. Isso tem permitido que cursos de tecnologia encontrem seu espaço no mercado", diz.
Área acadêmica também tem espaço
No final de 2011, o Inatel recebeu a visita do professor-adjunto da Universidade do Pará, Eduardo Coelho Cerqueira, que participou de uma banca de Mestrado. Cerqueira graduou-se em Tecnologia em Processamento de Dados na Universidade da Amazônia no ano 2000, mas em vez de seguir para o mercado, preferiu dedicar-se à área de pesquisa. Por isso, fez Mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina, Doutorado na Universidade de Coimbra, em Portugal, e Pós-Doutorado em Portugal e na Inglaterra. "O profissional tem que buscar um diferencial em um mercado tão competitivo. Os melhores vão se destacar sempre."
Cursos Superiores de Tecnologia oferecidos pelo Inatel
(período noturno, com duração de três anos)
Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial
Direcionado aos recém-formados no Ensino Médio e aos profissionais que já atuam no mercado, o curso oferece muita prática e capacita o aluno a desenvolver novas tecnologias para o processo de controle industrial, estimula o empreendedorismo e a atuação crítica e criativa na resolução de problemas do dia a dia da indústria.
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Telecomunicações
O curso reúne disciplinas estratégicas para o domínio das ciências e dos negócios. O estudante que fizer a opção por este curso poderá atuar tanto na gestão como na área de desenvolvimento tecnológico, mantendo uma visão de todos os departamentos da empresa.
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores
O curso capacita os alunos, vindos do Ensino Médio ou que já inseridos no mercado, a atuar como responsável por redes locais de computadores, operadoras de serviços de voz (longa distância), supervisor técnico de implantação de redes e administrador de equipes de implantação.