2ª Semana da Engenharia Biomédica discute o mercado de trabalho para a profissão

A 2ª Semana da Engenharia Biomédica movimentou o campus do Inatel neste início do semestre letivo. Além de promover o contato dos alunos com pesquisadores e profissionais de destaque no cenário nacional, o evento promoveu discussões sobre temas de grande importância para o setor de Tecnologia em Saúde.

Comissão organizadora da 2ª Semana da Engenharia Biomédica e participantes do eventoNa palestra de abertura, o presidente do Conselho da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica- SBEB, professor Dr. Renato Zângaro, abordou o desenvolvimento da profissão de Engenharia Biomédica no Brasil e o mercado de trabalho atual. "Participei da criação dessa profissão no país, portanto foi um prazer enorme poder falar sobre o tema aos alunos do Inatel", disse. Segundo ele, eventos técnico-científicos como este são a forma mais contundente de mostrar a competência da instituição e dos profissionais que estão sendo formados por ela.

O debate sobre a regulamentação da profissão de Engenharia Clínica foi, sem dúvidas, a atividade que mais agradou aos estudantes. Com a participação de representantes da SBEB e da Associação Brasileira de Engenharia Clínica – ABEClin, a discussão deixou claro a necessidade da exigência de atribuições específicas para aqueles que fazem a gestão das tecnologias em ambientes médico-hospitalares.

"O que mais me chamou atenção foi o debate porque tivemos a oportunidade de ouvir os dois lados, o dos profissionais que atuam na área de Engenharia Clínica e daqueles que atuam em Engenharia Biomédica. Outra atividade que gostei bastante foi a palestra da Samsung, que mostrou ser uma empresa que investe bastante na área da Saúde", avaliou o aluno do 7º período do curso de Engenharia Biomédica, Júlio Mateus Pereira.

Já para a aluna do 8º período do curso de Engenharia Biomédica, Júlia Volpato da Silva, o mais interessante foi conhecer as empresas, ver como eles trabalham e o que desenvolvem. "Com as palestras, pude ter uma noção melhor das áreas em que podemos atuar e isso, com certeza, irá me ajudar quando for ingressar no mercado de trabalho", destacou.

Boa notícia

O último dia do evento foi marcado por uma notícia muito boa para a instituição. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais – CREA/MG aprovou o registro do curso de Engenharia Biomédica do Inatel, dando aos egressos o direito de obterem o registro profissional. O comunicado agradou principalmente aos alunos do 10º período do curso, que irão se formar em março do ano que vem.

[widgetkit id=40]