Equipe do Torneio Arduíno Challenge durante competição em São Lourenço em 2015Tem início no dia 09 de abril, a 3ª edição do projeto "Torneio Arduino Challenge". Realizado pelo Inatel, a iniciativa visa desafiar alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e 1° ano de Ensino Médio e despertar o interesse pela Engenharia, através de uma competição entre estudantes do sul de Minas Gerais.
A expectativa esse ano é que participem cerca de 320 alunos de 20 escolas das cidades de Alfenas, Campanha, Varginha, Três Corações, Itajubá, Ouro Fino e Pouso Alegre. As escolas Escola São João COOPERCAMP e Externato Nossa Senhora de Lourdes - CEDEC, da cidade de Campanha, serão as primeiras a receber o torneio.
O Arduino Challenge é divido em quatro etapas: treinamento online, fase classificatória, semifinal e final. No treinamento online os alunos recebem videoaulas separadas em dois módulos: hardware e software, onde é apresentada a plataforma Arduíno. Já a fase classificatória acontece no próprio colégio dos alunos, dividida em dois momentos: Treinamento presencial, onde há um review de todo o conhecimento abordado nas videoaulas e a competição onde os alunos são desafiados em 06 missões distintas. A equipe que terminar todas as missões em menor tempo ou fizer o maior número de missões, sairá vencedora e representará o colégio na semifinal. A semifinal e final acontecem no Inatel durante a Feira Tecnológica do Inatel, 35ª Fetin no mês de outubro.
Para o instrutor do torneio, Engenheiro Diego Henrique da Costa, participar do projeto é a oportunidade dos alunos do ensino fundamental e médio conhecerem o mundo da engenharia. "Essa é a oportunidade desses alunos experimentarem o fantástico mundo da engenharia, vivenciando a conexão do abstrato (mundo das ideias) com o concreto (realidade). Através da competição e muita diversão, eles aprendem, compreendem e exercitam conhecimentos voltados para a área de programação, eletrônica e robótica. É a união do entretenimento com a educação, resultando em um processo de aprendizagem extremamente eficiente", ressaltou Diego.
A competição segue de abril a outubro e conta com a participação de seis bolsistas do Inatel auxiliando a equipe. "Muitas crianças ficam inseguras quanto a que carreira seguir e acredito que essa aproximação delas com a engenharia possa ajudar na hora da escolha do curso de graduação. Como bolsista deste projeto, espero me doar ao máximo para contribuir com o torneio, pois sei que o fruto deste vai ser muito gratificante e toda a experiência que vou adquirir ao longo da jornada será muito importante.", finalizou Luís Gabriel Carvalho Silva, bolsista do projeto e aluno do 1º período do curso de Engenharia de Telecomunicações.