54 horas dedicadas a transformar uma ideia em startup. Assim, 120 empreendedores destinaram o fim de semana, dos dias 29 de abril a 1ª de maio, para o Startup Weekend Inatel que tinha como tema "O que desafia, inspira, transpira e transforma!". Estiveram presentes startupers de Pouso Alegre, Lavras, Varginha, Itajubá, Alfenas, Poços de Caldas, Itabira, entre outras cidades e também alunos, professores e colaboradores do Inatel. Em sua 3ª edição, o evento foi a oportunidade de diferentes perfis debaterem ideias, criar novas amizades e trabalhar para produzir um MVP (Mínimo Produto Viável) e comprovar a demanda mercadológica dos produtos criados pelos grupos.
As atividades tiverem início na sexta-feira, 29, com a palestra do Guto Ferreira. Muito empolgado, Guto animou os participantes falando sobre propósito e legado, o valor de acreditar nos sonhos e desenvolvê-los e ressaltou também a importância em participar de eventos como o SWInatel. "Essa é a oportunidade que todos vocês terão de pensar diferente, fora da caixa e dar início a construção de um sonho e tentar torná-lo realidade", disse.
Finalizada a palestra, os participantes tiveram o palco aberto para compartilhar suas ideias e inspirar outros a se juntarem a seus times, através da apresentação de pitches. As 16 ideias mais votadas foram escolhidas e desenvolvidas como startups.
Após essa divisão, foram horas dedicadas à produção de um modelo de negócios de sucesso utilizando a metodologia canvas, discussões, aprimoramento do projeto, intervenções dos tutores, reavaliação do projeto até a apresentação que foi realizada na noite do domingo, 1ª de maio.
A Startup WaterSaving, que desenvolveu um dispositivo eletrônico para economizar água em sistema de aquecimento solar foi a grande vencedora do SW Inatel. O segundo lugar ficou com o produto Easy Fix, um aplicativo que gere e simplifica manutenção preventiva de equipamentos hospitalares e o terceiro colocado foi o aplicativo Unlock BR/USA que conecta pessoas com mesmos interesses para praticar outro idioma.
As startups selecionadas foram a Easy Pic, que desenvolveu um aplicativo editor de fotos para pequenos negócios, a Sunflower que propôs um dispositivo que aumenta a eficiência energética de painéis solares e a startup Fixcity com o aplicativo que permite aos cidadãos postarem demandas para órgãos públicos como prefeituras. "O que foi muito interessante e inovador nesse Startup Inatel é que tivemos muitos projetos bons e inovadores e também tivemos muitos produtos que desenvolveram o hardware e não priorizaram somente o software. Isso nos mostra que é possível empreender em pouco tempo e com qualidade.", ressaltou o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel, Rogério Abranches.




